O blog Espelho da Interioridade pretende refletir sobre a atualidade no interior, destacando sempre que possível boas práticas para ultrapassar as barreiras dessa interioridade.
segunda-feira, 4 de julho de 2016
Criativo da Guarda transforma peças mecânicas e de sucata em obras de arte
Um empregado fabril da Guarda passa algum do tempo livre a reutilizar peças de ferro mecânicas e de sucata diversa, que transforma em obras de arte com vários motivos e tamanhos.
Nuno Maroco, de 41 anos, residente no bairro das Lameirinhas, na cidade da Guarda, iniciou o processo criativo há cerca de um ano, quando esteve desempregado.
"Já tinha visto isto feito por algumas pessoas, assim umas peças pequenitas, com aproveitamento de sucata, e também decidi experimentar. Comecei por fazer umas 'motitas', de certa maneira diferentes, porque têm peças amovíveis, e incorporei sempre um bonequinho", contou hoje à agência Lusa.
No início, o criativo fez umas "cinco ou seis" motas em miniatura "e as pessoas começaram a apreciar e a pedir outro tipo de objetos". Depois disso, nunca mais parou e já executou cerca de 100 peças, a mais pequena com cerca de 15 centímetros e a maior com 60 centímetros de altura.
Elaborou réplicas de cavalos, motas, águias, dragões, leões, escorpiões, borboletas, bonecos, robôs, entre outras, explicando que também tenta fazer aquilo que as pessoas lhe pedem.
As esculturas são feitas a partir de vários materiais, oferecidos por amigos, como peças de automóveis, de motos, ferros da construção civil, porcas, parafusos, anilhas, correntes, rolamentos, colheres, componentes de computadores e mesmo berbequins e rebarbadoras sem utilidade.
"O que aparece, aproveita-se", garante o artesão, que executa os trabalhos na garagem da sua habitação.
Nuno Maroco lembra o ditado: "o desperdício de um homem é o ouro de outro", para dizer que o material que recicla "em vez de ir para o lixo" é reaproveitado e pode ser apreciado durante "anos e anos" pelas pessoas.
O artesão tem participado em feiras de artesanato e algumas das suas peças - inicialmente vendidas a 25 euros e atualmente a 50/60 euros - "já andam a correr mundo".
O criativo contou ainda à Lusa que os primeiros trabalhos saíram da sua imaginação e, depois disso, começou a fazer artefactos por encomenda, ao gosto do cliente.
Na feitura de cada peça assegura que gasta entre "quatro a cinco dias", por serem amovíveis e por necessitarem de muitos detalhes.
Ler mais: http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo-pt_2016_07_04_200915035_criativo-da-guarda-transforma-pecas-mecanicas-e-de-sucata-em-obras-de-arte
"Já tinha visto isto feito por algumas pessoas, assim umas peças pequenitas, com aproveitamento de sucata, e também decidi experimentar. Comecei por fazer umas 'motitas', de certa maneira diferentes, porque têm peças amovíveis, e incorporei sempre um bonequinho", contou hoje à agência Lusa.
No início, o criativo fez umas "cinco ou seis" motas em miniatura "e as pessoas começaram a apreciar e a pedir outro tipo de objetos". Depois disso, nunca mais parou e já executou cerca de 100 peças, a mais pequena com cerca de 15 centímetros e a maior com 60 centímetros de altura.
Elaborou réplicas de cavalos, motas, águias, dragões, leões, escorpiões, borboletas, bonecos, robôs, entre outras, explicando que também tenta fazer aquilo que as pessoas lhe pedem.
As esculturas são feitas a partir de vários materiais, oferecidos por amigos, como peças de automóveis, de motos, ferros da construção civil, porcas, parafusos, anilhas, correntes, rolamentos, colheres, componentes de computadores e mesmo berbequins e rebarbadoras sem utilidade.
"O que aparece, aproveita-se", garante o artesão, que executa os trabalhos na garagem da sua habitação.
Nuno Maroco lembra o ditado: "o desperdício de um homem é o ouro de outro", para dizer que o material que recicla "em vez de ir para o lixo" é reaproveitado e pode ser apreciado durante "anos e anos" pelas pessoas.
O artesão tem participado em feiras de artesanato e algumas das suas peças - inicialmente vendidas a 25 euros e atualmente a 50/60 euros - "já andam a correr mundo".
O criativo contou ainda à Lusa que os primeiros trabalhos saíram da sua imaginação e, depois disso, começou a fazer artefactos por encomenda, ao gosto do cliente.
Na feitura de cada peça assegura que gasta entre "quatro a cinco dias", por serem amovíveis e por necessitarem de muitos detalhes.
Ler mais: http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo-pt_2016_07_04_200915035_criativo-da-guarda-transforma-pecas-mecanicas-e-de-sucata-em-obras-de-arte
sexta-feira, 1 de julho de 2016
quinta-feira, 30 de junho de 2016
quinta-feira, 23 de junho de 2016
terça-feira, 21 de junho de 2016
Festa da História – Bodas Reais em Trancoso
Nos
próximos dias 25 e 26 de junho irá realizar-se, na “Aldeia Histórica” de
Trancoso, mais uma Festa da História – Recriação das Bodas Reais, que decorrerá
na zona nobre da cidade, com espaços dedicados às tendas de artesanato,
tabernas, tendas militares e de ofícios medievais, com animação de arruadas pelo
mercado, músicos e malabaristas, treino de armas, encantador de serpentes, dança
do ventre, manipuladores de fogo, bobos, saltimbancos e desfiles, rememoração
das Bodas Reais e Casamento Régio de El Rey D. Dinis e D. Isabel de Aragão
realizado em 1282. Trajados a rigor nobres, mendigos, guerreiros, mercadores,
príncipes e princesas não vão faltar à festa.
in http://www.cm-trancoso.pt/culturaelazer/agendacultural/Paginas/festa-da-histria-bodas-reais-1.aspx
in http://www.cm-trancoso.pt/culturaelazer/agendacultural/Paginas/festa-da-histria-bodas-reais-1.aspx
Portugal deve receber 423 milhões para 17 projetos no âmbito do Mecanismo Interligar Europa
Portugal deverá receber 423 milhões de euros de financiamento para 17 projetos no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa (MIE), de um total de 6,7 mil milhões para 195 projetos, anunciou recentemente a Comissão Europeia.
Dos 17 projetos selecionados em Portugal, dez são financiados no âmbito do Fundo de Coesão, com destaque para a ligação ferroviária Pampilhosa - Vilar Formoso, na fronteira com Espanha, que integra a linha Aveiro - Salamanca - Medina del Campo, do Corredor Atlântico e vai receber quase 378 milhões de euros de financiamento. Esta ligação é caraterizada pela Comissão Europeia, em comunicado, como "emblemática".
Para os projetos apresentados ao abrigo do Fundo de Coesão, as taxas máximas de cofinanciamento podem atingir 85% dos custos elegíveis. A decisão de financiamento proposta tem que ser formalmente aprovada pelo Comité de Coordenação do MIE, que se reunirá dia 8 de julho de 2016, e a adoção da decisão pela Comissão Europeia está prevista para o final do mesmo mês. Portugal apresentou um total de 32 projetos, para um financiamento total de mil milhões de euros, tendo, então, Bruxelas selecionado 17, para um financiamento de 423,1 milhões de euros.
Juntamente com o Plano de Investimento para a Europa, o Mecanismo Interligar a Europa desempenha um papel preponderante para colmatar o défice de investimento na Europa, o que constitui uma das principais prioridades da Comissão.
No passado dia 17 de junho, a Comissão Europeia concretizou de forma inequívoca a principal prioridade do Presidente Juncker de criar postos de trabalho e impulsionar o crescimento na União Europeia, revelando uma lista de 195 projetos no setor dos transportes que receberão 6,7 mil milhões de EUR de financiamento ao abrigo do Mecanismo Interligar a Europa (MIE).
Prevê-se que este investimento libertará um cofinanciamento suplementar, público e privado, num montante total combinado de 9,6 mil milhões de EUR. Os projetos selecionados contribuirão nomeadamente para a digitalização e a descarbonização dos transportes, em consonância com a agenda política mais alargada da Comissão. Os Estados-Membros elegíveis para o Fundo de Coesão receberam quase 85 % do financiamento, o que contribuirá para colmatar as disparidades na UE em termos de infraestruturas.
Os projetos selecionados estão sobretudo localizados na Rede principal de Transportes Transeuropeia (RTE-T). Entre os beneficiários contam-se iniciativas emblemáticas como a ligação ferroviária Aveiro-Vilar Formoso em Portugal, a reabilitação do troço ferroviário Braşov-Sighişoara na Roménia, o desenvolvimento da linha ferroviária de bitola normalizada no corredor ferroviário do Báltico, a execução do Programa de implantação do SESAR e a modernização da linha ferroviária E30 (secção Zabrze – Katowice – Cracóvia) na Polónia.
Ler mais:https://www.portugal2020.pt/Portal2020/portugal-deve-receber-423-milhoes-para-17-projetos-no-ambito-do-mecanismo-interligar-europa
Dos 17 projetos selecionados em Portugal, dez são financiados no âmbito do Fundo de Coesão, com destaque para a ligação ferroviária Pampilhosa - Vilar Formoso, na fronteira com Espanha, que integra a linha Aveiro - Salamanca - Medina del Campo, do Corredor Atlântico e vai receber quase 378 milhões de euros de financiamento. Esta ligação é caraterizada pela Comissão Europeia, em comunicado, como "emblemática".
Para os projetos apresentados ao abrigo do Fundo de Coesão, as taxas máximas de cofinanciamento podem atingir 85% dos custos elegíveis. A decisão de financiamento proposta tem que ser formalmente aprovada pelo Comité de Coordenação do MIE, que se reunirá dia 8 de julho de 2016, e a adoção da decisão pela Comissão Europeia está prevista para o final do mesmo mês. Portugal apresentou um total de 32 projetos, para um financiamento total de mil milhões de euros, tendo, então, Bruxelas selecionado 17, para um financiamento de 423,1 milhões de euros.
Juntamente com o Plano de Investimento para a Europa, o Mecanismo Interligar a Europa desempenha um papel preponderante para colmatar o défice de investimento na Europa, o que constitui uma das principais prioridades da Comissão.
No passado dia 17 de junho, a Comissão Europeia concretizou de forma inequívoca a principal prioridade do Presidente Juncker de criar postos de trabalho e impulsionar o crescimento na União Europeia, revelando uma lista de 195 projetos no setor dos transportes que receberão 6,7 mil milhões de EUR de financiamento ao abrigo do Mecanismo Interligar a Europa (MIE).
Prevê-se que este investimento libertará um cofinanciamento suplementar, público e privado, num montante total combinado de 9,6 mil milhões de EUR. Os projetos selecionados contribuirão nomeadamente para a digitalização e a descarbonização dos transportes, em consonância com a agenda política mais alargada da Comissão. Os Estados-Membros elegíveis para o Fundo de Coesão receberam quase 85 % do financiamento, o que contribuirá para colmatar as disparidades na UE em termos de infraestruturas.
Os projetos selecionados estão sobretudo localizados na Rede principal de Transportes Transeuropeia (RTE-T). Entre os beneficiários contam-se iniciativas emblemáticas como a ligação ferroviária Aveiro-Vilar Formoso em Portugal, a reabilitação do troço ferroviário Braşov-Sighişoara na Roménia, o desenvolvimento da linha ferroviária de bitola normalizada no corredor ferroviário do Báltico, a execução do Programa de implantação do SESAR e a modernização da linha ferroviária E30 (secção Zabrze – Katowice – Cracóvia) na Polónia.
Ler mais:https://www.portugal2020.pt/Portal2020/portugal-deve-receber-423-milhoes-para-17-projetos-no-ambito-do-mecanismo-interligar-europa
sexta-feira, 17 de junho de 2016
Voluntariado e Novas Dinâmicas da Sociedade Civil - Caraterização dos voluntários que colaboram em Instituições com voluntariado no concelho da Guarda
No sentido de tentarmos caraterizar os voluntários existentes no concelho da Guarda, procuramos possível informação existente na internet, mas não conseguimos encontrar informação disponível, mesmo em termos nacionais não existem muitos dados disponíveis e aqueles que encontramos já estão desatualizados.
Assim, para tentarmos elaborar uma caraterização sociodemográfica dos voluntários do concelho da Guarda e compreender melhor a nossa realidade, decidimos realizar um estudo recorrendo a um instrumento de observação indireta, através da aplicação de um inquérito por questionário[19]. O questionário foi enviado via correio eletrónico a Instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, que nas suas atividades, descritas nas suas páginas eletrónicas, incluíam o voluntariado.
Foram contactadas vinte e cinco (25) entidades por correio eletrónico[20] e obtivemos treze (13) respostas, com questionários devidamente preenchidos, o que corresponde a uma taxa de resposta de 52%.
No que concerne à caraterização dos voluntários inscritos em bolsa de voluntariado (174) e no exercício do voluntariado (380)[21], inseridos nas entidades
Deste inquérito realizado a 25 Instituições do concelho da Guarda, das quais obtivemos 13 respostas, podemos apontar como principais conclusões, relativo à totalidade de voluntários (Inscritos em bolsa de voluntariado e a exercer voluntariado):
· 554 Indivíduos disponíveis para realizar voluntariado (inscritos em bolsa ou a realizar voluntariado), num universo de 13 Instituições, parece-nos um número bastante bom;
· As diferenças de sexo não são significativas quanto à disponibilidade para exercer voluntariado, sendo o sexo masculino ligeiramente mais representativo (50,9%);
· A idade predominante (52%) na disponibilização para fazer voluntariado é dos 21 aos 40 anos;
· Existem bons indicadores na continuidade desta prática, visto que 9%, dos 554 voluntários tem idade ≤20;
· A área de atuação em voluntariado com mais interessados foi a “Outros” (31,8%), identificados pelas entidades como: “Sensibilização sobre surdez acompanhamento dos surdos”; “Roupeiro da Cáritas Diocesanas da Guarda”; “Proteção e socorro a pessoas e bens – Bombeiros – Proteção Civil”; “Recolha de bens alimentares e apoio à loja Social Mão Amiga” e com os voluntários com inscrição em mais que uma área de atuação. As outras duas áreas com maior representatividade são a área social (26%) e a área da saúde (22%);
· As áreas de atuação com menor números de voluntários são: o racismo com 0%, a violência doméstica com 0,2%, a desigualdade de género com 0,4%, educacional com 0,5% e intergeracional com 0,7%;
· O facto de 31,4% dos voluntários estarem inscritos em bolsa, subentende-se que existe maior oferta de voluntários que a procura;
· Um último fator a referir é que existe muitos dados sem informação, o que pode indicar que as Instituições não dispõem de uma base de dados atualizada sobre os voluntários que dispõem.
H2otel Congress & Medical SPA está nomeado para os “Natural.PT AWARDS 2016”
O H2otel Congress & Medical SPA está nomeado para os “Natural.PT AWARDS 2016 ” – Prémios do Público, na categoria de alojamento preferido em área protegida Natural.PT 2016. A votação decorre de 1 a 30 de junho e pode fazer aqui.
O Natural.PT Awards 2016 visa o reconhecimento de boas práticas em iniciativas que promovam um desenvolvimento sustentável na Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP).
Ler mais: http://beira.pt/portal/noticias/h2otel-congress-medical-spa-esta-nomeado-os-natural-pt-awards-2016/
O Natural.PT Awards 2016 visa o reconhecimento de boas práticas em iniciativas que promovam um desenvolvimento sustentável na Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP).
Ler mais: http://beira.pt/portal/noticias/h2otel-congress-medical-spa-esta-nomeado-os-natural-pt-awards-2016/
Fernão Joanes recebe Campeonato da Europa de MX
A Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes será a anfitriã de mais uma ronda do Campeonato Europeu de Motocross para as classes de 65cc e 85cc, onde os pilotos mais jovens por norma proporcionam um grande espetáculo a todos os presentes.
O crossódromo das Lajes com os seus 1595 metros de perímetro será o palco desta ronda do Europeu onde vão marcar presença 14 pilotos portugueses, sendo que quatro deles estarão entre os 27 inscritos nas sempre endiabradas 85cc e os restantes vão integrar o pelotão de 38 máquinas nas mais pequenas – mas nem por isso menos irrequietas – 65cc. Uma ‘seleção’ nacional onde estão os melhores pilotos do campeonato nacional 2016 e que assim vão medir forças com os mais rápidos pilotos europeus que à semelhança dos lusos estão igualmente nos primeiros anos de carreira no exigente e espetacular mundo do motocross.
Subscrever:
Mensagens (Atom)