A partir de 18 de setembro, inicia-se a segunda edição de candidaturas ao Programa “Empreende Já” que apoia a empregabilidade de jovens NEET (Neither in Emplyment nor in Education or Training).
Promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.), o “Empreende Já”, tem como objetivos: apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social; bem como, a criação de postos de trabalho, por e para jovens.
O “Empreende Já” é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado, no valor de 4.600.000,00 euros, pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), no âmbito do eixo prioritário 2 – Iniciativa Emprego Jovem.
O “Empreende Já” vai desenvolver a segunda edição entre 2017 e 2018, através da implementação de duas ações distintas:
- Ação 1 que apoia o desenvolvimento de projetos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens (250h de formação e 30h de tutoria);
- Ação 2 que apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho, criados ao abrigo do Programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da ação 1.
Durante seis meses, os jovens empreendedores beneficiarão de:
- Uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1,65 do IAS (Indexante de Apoio Social);
- 250 h de formação e 30 h de tutoria;
- Seguro de acidentes pessoais.
- Recebem 10.000,00 euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada;
- Comprometem-se a manter a entidade em atividade durante 2 anos.
Para mais informações, consulte:
- Regulamento n.º 467-A/2017, de 25 de agosto, consubstancia-se no AVISO N.º POISE -20-2015-28 “Empreende Já — Rede de Perceção e Gestão de Negócios”, e define as regras e os procedimentos do Programa;
- Destinatários: Jovens que, à data de candidatura, reúnam as condições previstas no artigo 3.º da Portaria n.º 308/2015 de 25 de setembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário