sábado, 5 de abril de 2014

Câmara da Guarda promove concelho com marca que tem por base o cristal de gelo

O Município da Guarda apresentou a sua nova identidade corporativa. Esta nova imagem foi apresentada na sexta-feira à noite no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), tem associada a mensagem "GUARDA A Guarda por si".


quinta-feira, 3 de abril de 2014

Jornadas debatem Cérebro, Neurociência e Tecnologia no IPG



Programa
Inscrições

Ler mais: http://www.ipg.pt/tecnologia-saude2014/index.asp

Município da Guarda apresenta nova identidade corporativa


 
A apresentação pública está agendada para amanhã, pelas 21 horas, no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda.

Amanhã, dia 4 de abril, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, irá apresentar a nova identidade corporativa do Município. A apresentação pública terá lugar no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda, pelas 21 horas.
 

segunda-feira, 31 de março de 2014

Pensões acima de 1000 euros sofrem novos cortes a partir de Abril

Quem recebe mais de 1000 euros de pensões passa a ter de contar com um corte de 3,5%, por via da CES. São 165 mil pessoas afectadas e que até agora estavam fora desta redução.
São cerca de 165 mil os pensionistas que até agora estavam a salvo dos cortes nas pensões e que, a partir de Abril, vão receber menos 3,5%. Curiosamente, a última versão da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) começa a ter efeitos no mesmo mês em que o Governo terá que apresentar a medida que irá substituir esta redução.
A CES aplica-se agora a todos os reformados — da Caixa Geral de Aposentações (CGA) e da Segurança Social — que tenham rendimentos brutos de pensões acima de 1000 euros. No caso da CGA, o corte começa a 19 de Abril, data em que as pensões são pagas. A Segurança Social, que normalmente começa a pagar as reformas no dia 10 de cada mês, continua sem esclarecer se aplica já a CES ou se adia e faz o acerto mais tarde.
A nova CES é uma das várias alterações com que os reformados se confrontam desde o início do ano. Entre corte nas pensões de sobrevivência, a nova fórmula de cálculo das pensões da função pública, acertos e novos cortes, é difícil destrinçar o valor exacto da reforma que todos os meses entra na conta dos reformados da CGA e da Segurança Social (ver caixa).
E se no caso da CGA já é certo que as pensões voltam a baixar já em Abril, no regime geral a dúvida persiste. O Ministério da Finanças já esclareceu que o direito à pensão vence-se no primeiro dia de cada mês, por isso, o rectificativo, que entrou em vigor a 15 de Março, só produzirá efeitos em Abril. Esta interpretação é válida para a Segurança Social, mas resta a dúvida sobre se o sistema informático está preparado para aplicar a medida no imediato. Caso a aplique mais tarde, os reformados serão confrontados com os acertos depois.

Ler mais: http://www.publico.pt/economia/noticia/pensoes-acima-de-1000-euros-sofrem-novos-cortes-no-mes-de-abril-1630381

Veja como obter o maior reembolso possível no seu IRS

O prazo para a entrega do IRS referente a 2013 começa esta terça para os trabalhadores dependentes. Os independentes ou trabalhadores com outros rendimentos e que também optem pela entrega electrónica terão de esperar até Maio. Mais cortes nas deduções, menos escalões de IRS e uma taxa adicional de imposto de 3,5% são as surpresas deste ano e, por isso mesmo, não conte com o reembolso para pagar despesas extra. Mas nem tudo são más notícias: na declaração de IRS deste ano pode reaver 15% do IVA pago em despesas com reparação e manutenção de automóveis e motociclos, restauração, alojamento, cabeleireiros e institutos de beleza. Para obter a dedução máxima de 250 euros teve de gastar cerca de nove mil euros e controlar os gastos no portal das finanças, já que não basta declarar essas despesas no IRS, como faz, por exemplo, com as de saúde ou educação

SaúdeAbater 10% até 838,44 euros
Os gastos com a saúde estão todos os anos entre as principais facturas apresentadas pelos contribuintes. Até aqui era possível abater 30% destas despesas sem qualquer limite mas o governo alterou as regras. Por isso mesmo, em 2013 passa a ser possível deduzir apenas 10% dos gastos, com um limite máximo de 838,44 euros. Todavia, nos agregados com três ou mais dependentes o limite sobe, passando a corresponder a 30% do valor do indexante dos apoios sociais (125,77 euros) por cada dependente.

Pensão de alimentos Dedução mantém-se
A dedução continua a corresponder a 20% do valor pago mas passa a ter um limite de 419,22 euros por beneficiário e por mês. Até agora, o valor considerado eram 1048,05 euros. Esta despesa passa a concorrer para o tecto global das deduções à colecta. Para serem aceites, terão de ter sido estipuladas pelo tribunal. Por exemplo, se aumentar voluntariamente o valor da pensão de alimentos, o novo montante só é reconhecido depois de o tribunal, ou o conservador do registo civil, o homologar.

Casa Dedução reduz-se para 15%
Também aqui existem alterações em relação à declaração de rendimentos apresentada este ano relativa a 2011. Em 2013 assistimos a uma redução para 15% da dedução referente a encargos com imóveis (em vez dos antigos 30%), mantendo-se o limite de 591 euros.

Ler mais: http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro-financas-pessoais/veja-obter-maior-reembolso-possivel-no-seu-irs/pag/-1

Seminário “A Internacionalização e os Incentivos às Empresas”


 

No âmbito do projeto Douro e Estrela – in Tourism, o NERGA e a AETUR em colaboração com a YUNIT, promovem no próximo dia 3 de abril de 2014, nas instalações do NERGA, sitas no Parque Industrial da Guarda, o seminário “A Internacionalização e os Incentivos às Empresas”

Inscrições | Programa


in http://www.nerga.pt/