sábado, 14 de julho de 2012

Construção: Canadá quer recrutar 400 portugueses por 5500 euros/mês

O Canadá vai recrutar um mínimo de 400 trabalhadores portugueses da construção, oferecendo salários dez vezes superiores aos praticados no mercado de trabalho interno e condições que, em princípio, agradam ao Sindicato da Construção, disse hoje fonte sindical.
Em conferência de imprensa realizada no Porto, o presidente do sindicato, Albano Ribeiro, adiantou que o sindicato vai colaborar na promoção de sessões de esclarecimento sobre estas ofertas de emprego, que serão realizadas entre 30 de Agosto e 14 de Setembro em seis regiões portuguesas.
«Mas depois sairemos do processo e só reentraremos nele se houver algumas arbitrariedades ou ilegalidades», explicou o dirigente sindical.
Um trabalhador da construção aufere em Portugal uma média de 3,14 euros à hora, o correspondente a 545 euros mensais, e os empregos no Canadá, área de Toronto, serão remunerados a 32 euros a hora, o equivalente a um salário mensal de 5500 euros, segundo as indicações recebidas pelo sindicato e agora reveladas.
As informações dadas ao sindicato pela consultora de imigração no Canadá Yolanda Simão referem que os trabalhadores serão contratados por dois anos e que, após os três primeiros meses de atividade, poderão levar as suas famílias, com garantia de alojamento.
O recrutamento «começa por centenas e vai chegar aos milhares, começa por Toronto e vai chegar a todo o Canadá», disse o presidente do sindicato.
Albano Ribeiro garantiu que o gabinete jurídico do sindicato analisará os contratos de trabalho a propor aos interessados e, se detetar irregularidades, «não vai pactuar com isso».
O sindicato pretende evitar, deste modo, o «sofrimento e o abuso» por que passaram milhares de trabalhadores portugueses no estrangeiro e que estiveram na origem de uma campanha no sentido de os candidatos à emigração se informarem prévia e devidamente acerca das ofertas de emprego a que aderem.
A este respeito, Albano Ribeiro reclamou para o seu sindicato o mérito de «ter evitado que as coisas fossem bem piores».
Recusando que a postura do sindicato face às propostas de emprego no Canadá seja a de estimular a emigração - como a feita por «aquele senhor que nem quero falar nele» -, Albano Ribeiro admitiu que o quadro de emprego na construção agravou-se a ponto de muitos profissionais do sector estarem já no desemprego sem o respectivo subsídio e a contar com a ajuda do Banco Alimentar.
Segundo o Sindicato da Construção, estão desempregados em Portugal 22 por cento dos 700 mil trabalhadores do sector.

Lusa/SOL

Praias Fluviais

Este ano, o verão vai chegando muito timidamente. Uma forma de fazer face à crise que todos sentimos, nada melhor que gozar umas férias, um fim-de-semana ou quem sabe um dia com a família e amigos em lugares sossegados com paisagens magnificas e muita diversão para pequenos e graúdos à beira rio e a custo zero. Para isso, aproveite para conhecer e divertir-se numa das muitas praias fluviais que existem de norte a sul do país em: http://mapas.blogs.sapo.pt/35443.html

Boas férias!

"Reformas estruturais em Portugal têm de ser aprofundadas"

Portugal tem feito progressos, está a implementar as medidas correctas e há sinais de esperança, disse hoje Joaquín Almunia.
Para o comissário europeu para a Concorrência, a "mudança de sinal da balança externa" - as últimas previsões apontam para o primeiro saldo positivo da balança comercial desde 1943 -, mostra que a economia portuguesa vai pelo bom caminho, já que esta é uma "condição necessária" para que se retome o caminho do crescimento.

Numa conferência na Universidade Católica, em Lisboa, o comissário sublinhou que "estão a ser tomadas medidas importantes que não são uma imposição de Bruxelas" em áreas como a energia e as telecomunicações, insistindo que "a liberalização e a reestruturação [da economia] têm de prosseguir" e que "as reformas estruturais têm de ser aprofundadas, incluindo no sector empresarial e sector financeiro".
Ler mais em: http://economico.sapo.pt/noticias/reformas-estruturais-em-portugal-tem-de-ser-aprofundadas_148298.html

IPG promove Cursos de Verão

 
 
Na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda (ESECD/IPG) vão decorrer, a partir da próxima semana, vários Cursos de Verão.

Fonte: Instituto Politécnico da Guarda Um dos cursos de verão, começa já na próxima segunda-feira, dia 16 de julho. O curso de Complementos de Formação para Educadores e Professores do 1.º CEB será orientado para a preparação do exame de admissão à carreira docente (de tipologia teórico prática), e visa complementar os conhecimentos dos alunos do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB, nas diversas áreas de formação. O referido curso decorrerá de 16 a 20 de julho, das 14 às 19 horas. No âmbito desta iniciativa da ESECD, será também realizado um curso sobre géneros cinematográficos, que será orientado pelo professor Luís Nogueira, docente da licenciatura em cinema da UBI; e que se repartirá por quatro dias (dias 23 de manhã, 24 e 25 de tarde e 26 de manhã, num total de 16 horas), com o visionamento e análise/discussão de quatro filmes, pertencentes a quatro géneros cinematográficos diferentes. A ESECD/IPG integra ainda, nesta oferta, para o mês de julho, cursos sobre zumba, atividade rítmica que combina ritmos latinos com passos fáceis de acompanhar, BTT e canoagem. Os interessados podem obter mais informações nos serviços administrativos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

BALANÇO APÓS UM MÊS DE EXISTÊNCIA DO BLOG

É com muito orgulho e satisfação que após um mês de existência  vos apresento o número de visitantes ao blog: 2 775 visitantes e 5 272 visualizações de páginas.

Agradeço a todos aqueles que nos visitam diariamente, em especial aos que nos seguem a partir do estrangeiro, que já ultrapassam os 1 000 visitantes só no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Se tiverem algum assunto relevante que queiram ver abordado ou publicado entrem em contacto comigo ou com os restantes contribuidores do blog.

 Bem haja!

Manifesto pela família

Recebido pela APFN


APRESENTAÇÃO DO MANIFESTO

Somos um dos países mais envelhecidos do Mundo

Portugal está a envelhecer a um ritmo preocupante. Desde há 30 anos que não conseguimos assegurar a renovação das gerações. Estamos em vias de nos tornarmos o 2º país mais envelhecido do mundo.

Os estudos sobre pobreza em Portugal mostram que as famílias com filhos são as que têm maiores índices de pobreza. Sabe-se também que: as crianças são o grupo etário que sofre de maior privação.

O Estado considera as crianças como cidadãos mas, muitas vezes, ignora a sua existência ou trata-as como uma percentagem variável.

Vejamos o que se passa em vários domínios:
- Taxa do IRS – cada filho vale zero;
- Deduções personalizantes do IRS – cada filho vale cerca de 75%;
- Deduções de educação, saúde,…(entre os 3º e 6º escalão do IRS) – cada filho vale 10%;
- Abono de família – cada filho vale meia pessoa – 50%;
- Taxas moderadoras – cada filho vale 0;
- Passe Social Mais ‐ cada filho vale 25%.

Estas situações revestem‐se de uma enorme injustiça e acarretam ao país graves consequências, pois comprometem o crescimento económico e a coesão social, nomeadamente, a sustentabilidade da segurança social e do sistema de saúde.

Quando se olha para o rendimento é justo não esquecer quantas pessoas esse rendimento alimenta e veste. Será que esse rendimento sustenta 2 pessoas? Ou sustentará 3 (pai + mãe + 1 filho), ou 4 (pai+ mãe + 2 filhos), ou 5 (pai + mãe + 3 filhos) ou muitas mais? Justo seria que o rendimento da família fosse avaliado em função do número de pessoas que sustenta. Ou seja, que fosse dividido pelo número de elementos da família! Isso sim, seria justo.

É por essa razão que um grupo de cidadãos e organizações se juntou para lançar o Manifesto “UM FILHO VALE UM”, no Dia Mundial da População.

Quem assina?
Mais de cem personalidades, famílias e organizações: a lista completa e atualizada pode ser obtida aqui: http://www.umfilhovaleum.org/umfilhovaleum.php?conteudo=apoios

Para mais informações consulte: www.umfilhovaleum.org

Engenharia Civil da UBI com Marca Europeia de Qualidade EUR-ACE

Imagem
A ENAEE - European Network for Accreditation of Engineering Education através da representante portuguesa, a Ordem dos Engenheiros (OE), acaba de atribuir ao Curso de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade da Beira a Marca Europeia de Qualidade EUR-ACE. Trata-se de uma importante Marca de Qualidade Europeia para o Mestrado em Engenharia Civil que proporciona aos diplomados deste curso o reconhecimento profissional legitimado com a garantia de qualidade na sua formação.
Esta Marca de Qualidade é atribuída segundo critérios definidos pela ENAEE e consagra um referencial Europeu para qualidade da formação em Engenharia, destinando-se também a promover a mobilidade no mercado de trabalho Europeu, ou seja, um curso ao qual tenha sido atribuído o Selo de Qualidade será automaticamente reconhecido em todos os países europeus.
A candidatura foi apresentada em julho de 2011, com apoio da Faculdade de Engenharia. O processo de avaliação implicou a análise detalhada do dossier apresentado por uma equipa de avaliação independente, composta por três especialistas designados pela OE e ainda uma visita de avaliação de dois dias às instalações e laboratórios, entrevistas e reuniões com docentes e atuais alunos, entidades empregadoras, instituições externas e antigos alunos, que ocorreram em dezembro de 2011.
 

Formação 19-07-2012 - CCP - Regime de Contratação Pública

Vítor Bento: pode haver despedimentos no público

Em entrevista no programa «Especial 24», economista diz que é pouco provável» que Portugal consiga atingir o défice este ano .

O economista Vítor Bento defende que o acórdão do Tribunal Constitucional sobre os subsídios abre a porta a despedimentos na Função Pública.

«Ao ter entrado pelo argumento da igualdade, acho que o Tribunal Constitucional abriu o caminho para que seja aceitável a uniformização das condições laborais entre o setor privado e o setor público. Ou seja, que ao setor público possam vir a ser aplicadas as regras vigentes no setor privado que inclui, nomeadamente, a possibilidade de despedimento».

No programa «Especial 24», o economista e conselheiro de Estado não acredita que o país cumpra o défice este ano. «É muito pouco provável que consigamos atingir objetivos sem medidas», disse, esta quinta-feira, na TVI24.

Para Vítor Bento, é expectável que o défice possa atingir os 5 ou 5,5% este ano se não forem tomadas medidas. Interrogado por Constança Cunha e Sá neste especial televisivo sobre se o país aguenta mais medidas de austeridade para fazer cumprir as metas do memorando da troika, o economista considera que «tudo depende da capacidade de gerar financiamento ou rendimento». E é por isso que considera ser «perigoso dizer às pessoas que há um ponto onde austeridade para».

in Agência Financeira

Governo não explica se funcionários admitidos após Julho de 2011 recebem subsídio

Funcionários que adquiriram o direito a férias até Dezembro de 2011 têm direito a subsídio. Falta saber o que acontece a quem começou a trabalhar depois de Julho. 
  
Os membros dos gabinetes do Executivo que iniciaram funções em 2011 e adquiriram o direito a férias até ao dia 31 de Dezembro vão ter direito a subsídio de férias, relativo ao tempo de trabalho prestado em 2011. Esta informação já foi confirmada pelo Ministério das Finanças, tal como noticiou hoje o Diário Económico. E fonte sindical garante que o entendimento se alarga a outros trabalhadores que iniciaram funções no Estado nas mesmas condições. Mas ainda falta conhecer a situação de quem começou a trabalhar depois de Julho.
A questão coloca-se porque o direito a férias adquire-se ao fim de seis meses de trabalho. Portanto, quem iniciou funções até Junho, adquiriu o direito a férias até Dezembro de 2011. E como o Orçamento do Estado - que prevê a suspensão dos subsídios - não tem efeitos retroactivos, não abrange os subsídios devidos em 2011.
No entanto, quem começou a trabalhar a partir de Julho já só adquire o direito a férias este ano (seis meses depois). O Diário Económico perguntou ao Ministério das Finanças se estas pessoas teriam direito a subsídio de férias (proporcional do tempo de trabalho prestado em 2011) mas não obteve resposta até agora. E a Frente Sindical da Administração Pública (FESAP) também coloca a mesma pergunta, afirmou ao Diário Económico José Abraão. Isto porque a lei do Orçamento do Estado (OE) garante que a redução ou suspensão dos subsídios é aplicável "a férias vencidas no início do ano de 2012" ou posteriormente.

Ler mais em: http://economico.sapo.pt/noticias/governo-nao-explica-se-funcionarios-admitidos-apos-julho-de-2011-recebem-subsidio_148236.html

Todos os dias 10 enfermeiros pedem para emigrar

Todos os dias, uma média de dez enfermeiros pede à Ordem a documentação necessária para trabalhar no estrangeiro. Este ano já foram 1 072, quase o dobro do total registado em 2009, segundo dados daquela entidade.

Os dados da Ordem dos Enfermeiros (OE) enviados à agência Lusa indicam que, em 2009, 609 destes profissionais solicitaram à OE a "Declaração das Diretivas Comunitárias" para trabalhar no estrangeiro, número que subiu para 1.030 em 2010 e para 1.724 em 2011.
"A OE compreende que muitos enfermeiros procurem no estrangeiro a possibilidade de exercer a profissão que escolheram e lamenta as políticas de emprego público, que não investe em recursos qualificados que o país possui", refere uma resposta escrita da OE enviada à Lusa.
Para a OE, Portugal está a "exportar" profissionais de que precisa, uma vez que se estima que as unidades de saúde portuguesas necessitem de 10 a 15 mil enfermeiros.
Alertou ainda que os enfermeiros devem ter "cuidados acrescidos" na assinatura de contratos para o estrangeiro, na sequência de ter tido conhecimento de eventuais práticas de recrutamento impróprias.
Segundo um estudo da OE, os países de eleição para a emigração dos jovens enfermeiros são Espanha (2,2%), Inglaterra (2,1%), Suíça (1,2%), França (1,9%) e Canadá (0,1%).

Ler mais em: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2664115

Caminhada pelas levadas de água da aldeia de Cabeça em Seia

     Fonte: Diário As Beiras No âmbito do plano de animação da Rede de Aldeias de Montanha, vai realizar-se no sábado, a partir das 9 horas , uma caminhada pelas levadas de água da aldeia de Cabeça, no concelho de Seia.
Segundo os organizadores, trata-se de uma iniciativa que apela «ao encontro com a natureza e com a identidade da comunidade local». Num percurso de 7,5 quilómetros, a percorrer em três horas, os caminhantes irão partir à descoberta das paisagens que circundam a aldeia de Cabeça, ladeando a ribeira de Loriga e depois ao longo daquela que é considerada a maior levada comunitária do concelho. Os interessados podem obter informações e inscrever-se junto do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha, pelo endereço de correio eletrónico centrodinamizador@aldeiasdemontanha.pt ou pelo telefone 238310246.
             

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Morcela da Guarda – Tradição, saber e sabor, apresentação de catálogo e inauguração de exposição, dia 12 de julho

No próximo dia 12 de julho, quinta-feira, pelas 18h00, na Galeria de Arte do Paço da Cultura decorrerá o lançamento do catálogo e inauguração da exposição Morcela da Guarda – Tradição, saber e sabor.
Trata-se de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal da Guarda e da Associação Pró-Raia, que entenderam desta forma homenagear um dos mais genuínos e característicos produtos gastronómicos do Concelho. O património gastronómico regional é cada vez mais reconhecido como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do Turismo Cultural, dando corpo a itinerários, páginas de memórias e álbuns de sensações. Através do registo fotográfico e videográfico pretende guardar-se para memória futura a tradição da matança do porco e do fabrico da morcela, que, apesar de não ter hoje a importância que assumia há algumas décadas, ainda se encontra em muitas aldeias do concelho da Guarda.

A exposição estará patente na Galeria de Arte do Paço da Cultura, de 12 de Julho a 15 de setembro de 2012, de 3ª a sábado, das 14h00 às 20h00.

In http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idseccao=625&id=2109&action=noticia

Fábricas: Portugal regista maior aumento na produção

A produção industrial aumentou 0,6 por cento em maio na zona euro e 0,5 na União Europeia (UE), em relação a abril, com Portugal a registar a maior subida na comparação mensal, indicou esta quinta-feira o Eurostat.

De acordo com os dados divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, a produção inverteu a tendência de queda registada nos dois meses anteriores, tanto na Zona Euro, quanto no conjunto dos 27.

Portugal foi o país onde a produção industrial mais subiu (4,1 por cento), seguido pela Suécia (2,0), Letónia (1,9) e Alemanha (1,5 por cento), escreve a Lusa.

Ler mais em: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia-nacional/industria-fabricas-producao-industrial-eurostat-agencia-financeira/1361041-5205.html

Funcionários da PSA de Mangualde não serão afetados pelo despedimento anunciado na Peugeot Citroen em França

O diretor financeiro da PSA - Peugeot Citroën de Mangualde garantiu esta quinta-feira que este centro de produção soube redimensionar-se e, mesmo com a quebra acentuada no mercado europeu, manterá os seus 900 postos de trabalho.

Este esclarecimento surge depois de a Peugeot Citroen ter anunciado hoje que vai cortar 8.000 postos de trabalho em França, que poderão afetar 300 lusodescendentes. A decisão ocorre por causa de uma quebra acentuada no mercado europeu que originou perdas no primeiro semestre do ano, apesar de não ter especificado o seu valor.

«A empresa de Mangualde tem sido muito reativa e, logo no final do primeiro trimestre, redimensionou-se, passando de três para duas equipas, para não ser uma empresa problemática no seio do grupo», disse à Lusa Elísio Oliveira.

Em abril, a empresa deixou de ter o terceiro turno de produção, não renovando os contratos aos 350 trabalhadores que o integravam. Retomou então a produção em dois turnos, acabando com a equipa da noite, que tinha entrado em novembro de 2010.

Ler mais em: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia-nacional/peugeot-citroen-psa-mangualde-peugeot--citroen-despedimentos/1361049-5205.html

Minas de Moncorvo: projeto avança sem Rio Tinto

O Governo vai avançar na mesma com o projeto de extração de ferro nas minas de Moncorvo, apesar de os australianos da Rio Tinto terem desistido de as explorar.

«O projeto das minas de Moncorvo avança, mas muito provavelmente sem a Rio Tinto», disse esta quarta-feira à agência Reuters fonte próxima do processo.

«A Rio Tinto está a optar por desinvestir em alguns projetos de menor dimensão e o de Moncorvo deverá ser um deles, apesar das negociações não estarem ainda formalmente encerradas».

Interessados não faltam

Uma outra fonte garantiu ainda que «o potencial mineiro continua lá e há vários outros interessados». E concretizou um pouco: «Estamos a falar de grandes empresas mineiras do Brasil, China, Canadá e Coreia».

Ler mais em: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/minas-ferro-moncorvo-governo-rio-tinto-exploracao/1360927-1730.html

AEP apoia empresas na certificação ambiental

Projecto Certif-Ambiental é apresentado esta tarde. 
  
O ambiente como opção sustentável e vantagem competitiva é, em linhas gerais, a proposta de valor do Certif-Ambiental, o mais recente projecto da Associação Empresarial de Portugal (AEP). Os principais objectivos são levar as pequenas e médias empresas (PME) a assumir um compromisso com a protecção do ambiente e a incorporar essa atitude como factor de diferenciação e mais-valia enriquecedora da cadeia de valor.
O projecto, cujos pormenores serão conhecidos esta tarde, durante um seminário que decorrerá no edifício de serviços da AEP, em Leça da Palmeira, Matosinhos, passa por informar as empresas sobre as vantagens de utilizarem os recursos naturais de forma sustentável e certificada, promovendo a redução dos custos de produção e incrementando a competitividade.

Ler mais em: http://economico.sapo.pt/noticias/aep-apoia-empresas-na-certificacao-ambiental_148162.html

I Feira de Produtos Agroalimentares da Rede de Cidades CENCYL

 
O Município da Guarda vai participar na iniciativa, que decorre nos próximos dias 13, 14 e 15 de julho, em Ciudad Rodrigo, na “Plaza del Buen Alcalde”.
Fonte: Município da GuardaA I Feira de Produtos Agroalimentares da Rede de Cidades CENCYL é organizada pela cidade fronteiriça de Ciudad Rodrigo e conta com a participação dos Municípios de Aveiro, Ciudad Rodrigo, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Salamanca, Valladolid e Viseu. O objetivo desta iniciativa é o início de novas estratégias e posteriores vias de trabalho tendo em vista o desenvolvimento do setor bem como a competitividade dos produtores locais. No evento vão estar presentes 16 expositores, dois por cada municipio da Rede de Cidades CENCYL. Durante estes três dias os municípios envolventes irão promover o intercâmbio comercial, sendo constituídas mesas de trabalho para análise/discussão da produção agroalimentar dentro da Rede e a oportunidade de se aproveitarem sinergias. Pode consultar o programa na íntegra aqui.

Museu do Côa recebe Jornadas do Património Cultural do Douro

Os dez anos de Património Mundial do Douro Vinhateiro são o mote, esta tarde, para as Jornadas do Património Cultural do Douro no Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa.
A iniciativa da Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCRDN) junta especialistas e responsáveis para falar sobre a valorização da paisagem vinhateira. Os oradores são Rui Loza, Ana Catarina Sousa, José Luís Prada, Mónica Goulart e Filinto Girão.


In Jornal O Interior

Gabinete de acesso ao ensino superior no IPG


O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) dispõe de um gabinete de acesso ao ensino superior para apoio aos candidatos do distrito.

Fonte: Instituto Politécnico da GuardaEste serviço, instalado no edifício dos Serviços Centrais, tem por objetivo proporcionar apoio informativo aos estudantes que pretendem concorrer ao ensino superior. Além da ajuda presencial, os interessados também podem contactar o gabinete por email (ipg.informacao@ipg.pt) ou telefone (271 220 100 e 271 220 162). A primeira fase de candidaturas decorre entre 16 de julho e 10 de agosto, enquanto a segunda vai de 10 a 21 de setembro e a terceira fase de 27 de setembro a 5 de outubro. O gabinete funciona nos dias úteis das 9 às 12h30 e das 14 às 17 horas.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Feira do Vinho e da Alambica


A III edição da VINAL - Feira do Vinho e da Alambica realiza-se em Vila Nova de Tazem, de 27 a 29 de Julho.

O evento pretende reunir diversos produtores de vinho da região do Dão e alguns dos restaurantes de Vila Nova de Tazem que confeccionam a Alambicada, prato tradicional da vila. Promover o potencial vitivinícola da região do Dão e o prato típico da localidade, aliando ainda a promoção cultural e as tradições de afirmação territorial, são os objectivos da iniciativa. Nos três dias de duração do evento os visitantes poderão saborear a alambicada, provar alguns dos melhores vinhos da região e assistir a diversos espectáculos que prometem preencher o espaço com um ambiente de grande animação.
O evento gastronómico é organizado pela Câmara Municipal de Gouveia e pela Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem e conta com o apoio de várias colectividades.

In Jornal a Guarda

Consultas e cirurgias adiadas no distrito da Guarda

  
A manhã do primeiro dia de greve dos médicos no distrito da Guarda foi calma.

Fonte: Diário As Beiras As consultas e cirurgias foram adiadas, mas houve também menos utentes que o habitual nos centros de saúde e hospitais da região, correspondendo aos apelos dos sindicatos. Contudo, alguns deles apresentaram-se nas unidades na expetativa de terem consulta ou apenas para as remarcar. No Hospital da Guarda, apenas a Oftalmologia e o Bloco Operatório não tinham qualquer atividade, enquanto a paralisação registou uma adesão significativa nos restantes serviços. «Ainda não temos todos os dados dos centros de saúde», referiu Fátima Cabral, diretora clínica da ULS. Para estes dois dias de protesto estima-se que os serviços funcionem como se fosse fim de semana ou feriado. A greve é promovida pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), com o apoio da Ordem, e fica marcada esta tarde por uma manifestação de médicos vestidos com bata branca frente ao Ministério da Saúde. Na base da contestação estão 20 reivindicações dos clínicos, sendo a mais polémica o fim do concurso de aquisição de serviços médicos.

Oito mil professores em risco de passar à mobilidade em Setembro

No ano passado, em Agosto, eram 4.042 os professores com horário zero. Professores dizem que estão em risco docentes de todas as áreas.
Entre sete e oito mil professores dos quadros estão em risco de passar à mobilidade da Função Pública, por não terem horário atribuído. Em vésperas das escolas indicarem quais os horários disponíveis para o próximo ano lectivo - o prazo acaba na sexta-feira -, os professores dizem que se vive um ambiente de "pânico", num sector em que o desemprego disparou 120% no último ano, segundo o IEFP.
A Fenprof estima que, no próximo ano lectivo, "irão disparar os horários-zero, atingindo uma dimensão nunca antes vista". Cerca de oito mil professores - o dobro do ano passado - não vão ter horário e, por isso, devem apresentar-se ao concurso de colocação que arranca na próxima segunda-feira. Isto porque, segundo a estimativa da Fenprof, as escolas vão eliminar cerca de 25 mil horários no ano 2012/13, levando ao desemprego "entre 15 a 20 mil contratados" e "entre sete a oito mil professores professores ficarão com horário zero", alerta o secretário-geral Mário Nogueira.
Segundo o ministério da Educação, no ano passado, eram 4.042 os professores dos quadros que em Agosto tinham horário zero, sendo que 2.192 acabaram por conseguir colocação depois de terem ido a concurso.
Apesar do prazo das escolas só terminar esta sexta-feira, já é possível apurar que a tendência será de redução do números de professores contratados e de aumento de docentes dos quadros que não vão ter colocação. Em causa estão professores "com muito anos de serviço, chegando a atingir os 25 anos e que vão ficar desempregados" para além dos docentes do quadro, "com mais de 30 anos de serviço, que ficarão com horário zero em algumas disciplinas", assegura Mário Nogueira.

in Diário Económico

Podem desaparecer mais 4,5 milhões de postos de trabalho

Os países da Eurozona arriscam-se a perder mais 4,5 milhões de postos de trabalho nos próximos quatro anos, se forem mantidas as atuais políticas de austeridade, segundo a agência da Nações Unidas para o Trabalho (OIT). "Sem mudança de políticas - para lidar com a crise e recuperar a confiança e apoio dos trabalhadores e empresas - será difícil implementar as reformas necessárias para colocar a Zona Euro de novo num caminho de estabilidade e crescimento", refere a OTI no seu relatório.

Intitulado "Crise de Empregos na Zona Euro: Tendências e Respostas Políticas", o documento calcula que o número total de desempregados nestes países, em que Portugal se inclui, pode subir de 17,4 milhões para 22 milhões.

O relatório da OIT sublinha que as medidas de austeridade orçamental, quer nos países em dificuldades financeiras quer nos mais ricos, estão a prejudicar a criação de emprego.

"Num contexto macroeconómico deprimido, estas reformas [de austeridade] provavelmente levarão a um aumento do número de despedimentos sem qualquer impulso à criação de emprego, pelo menos até que a retoma económica ganhe ímpeto", lê-se no trabalho da OIT.

Portugal é citado, a par da Itália, como um dos países nos quais o desemprego jovem é mais elevado, embora este atinja percentagens mais preocupantes em Espanha e Grécia, onde se situa acima dos 50%.

Para a OIT, há "um crescendo de provas" de que pode estar em curso uma recessão prolongada dos mercados de trabalho na Europa, os quais ainda não recuperaram da crise global surgida em 2008.

in Diário de Notícias

Robô Bombeiro em destaque na Guarda

 
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) promoveu, no passado dia 7 de julho, o X Concurso Nacional Robô Bombeiro.

Fonte: Instituto Politécnico da Guarda
Este ano estiveram inscritas no concurso 43 equipas; 18 na Classe Standard (escolas secundárias e profissionais), 19 na Classe Sénior (universidades e institutos) e 5 na Classe Robôs com Pernas. Segundo Carlos Carreto, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG e um dos responsáveis por esta iniciativa, «o Concurso Robô Bombeiro tem vindo a crescer ao longo dos seus 10 anos de existência e a décima edição contou com o maior número de equipas inscritas de sempre». Carlos Carreto adiantou que «este ano notou-se, no geral, um elevado nível técnico dos robôs em competição, pois apesar dos novos desafios técnicos que todos os anos são acrescentados às provas, houve um grande número de equipas a superá-los, o que fez desta edição uma das mais competitivas de sempre». Este ano as provas da classe Sénior foram dominadas por equipas do Instituto Politécnico da Guarda que se classificaram nos três primeiros lugares dessa classe.
 

Aluno do IPG Bombeiro cria dispositivo que protege veículos das chamas

   
Fonte: SOLO sistema ‘Fire Protection" foi criado pelo bombeiro gouveense Sérgio Cipriano, estudante no IPG e administrador do portal www.bombeiros.pt, em colaboração com a empresa ‘Mangualdense Bruno Pessoa'.

Um bombeiro de Gouveia está a desenvolver um dispositivo que monitoriza a temperatura exterior dos veículos de combate a incêndios florestais e aciona um mecanismo para evitar a sua destruição quando surpreendidos pelas chamas. O sistema "Fire Protection: autoproteção e monitorização de veículos de bombeiros para o combate a incêndios florestais" foi criado pelo bombeiro Sérgio Cipriano, estudante no Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e administrador do portal www.bombeiros.pt, em colaboração com a empresa ‘Mangualdense Bruno Pessoa'. Segundo o mentor do projeto, este surgiu após verificar que, nos últimos dez anos, morreram em Portugal «67 bombeiros em missões de socorro, 20 dos quais em combate a incêndios florestais». Sérgio Cipriano explicou que o Ministério da Administração Interna aprovou, em 2010, um despacho que prevê que os novos veículos de combate a incêndios florestais disponham de uma estrutura tubular externa com cortina de proteção acionada, em caso de emergência, do interior da viatura. No entanto, «se ninguém carregar no botão [para que a motobomba entre em funcionamento e lance uma cortina de água], a viatura acaba por arder», observou. O dispositivo "Fire Protection" vem, segundo este bombeiro, colmatar esta falha, permitindo proteger os homens e o veículo de forma mais eficaz. «Com a aplicação de sensores de temperatura em redor do carro, conseguimos captar a temperatura que está exteriormente e, assim, o dispositivo, que foi aprovado em portaria, aciona automaticamente sem estar dependente da mão humana», disse Sérgio Cipriano à agência Lusa.
 

terça-feira, 10 de julho de 2012

CMG promove atividades para acupação dos tempos livres

Open Serra da Estrela

Competição decorre até 12 de julho

Equipa da UBI alcança terceiro lugar na final mundial do Imagine Cup

Duas equipas da UBI representaram Portugal no concurso da Microsoft que decorreu em Sidney, na Austrália, entre 6 e 10 de julho.

Imagem A equipa constituída por Luís de Matos, Pedro Querido, Michael Adaixo e Ana Figueira, alunos de mestrado em Engenharia Informática da UBI, com o apoio do professor Simão Melo e Sousa, alcançou o terceiro lugar na final mundial do concurso da Microsoft.
O projeto português chama-se wi-GO, um carrinho de compras autónomo que segue o dono nos supermercados com o objetivo de apoiar pessoas com mobilidade reduzida. Na categoria em causa, Software Design, o concurso englobava 72 equipas que já haviam vencido anteriores qualificações nos respetivos países de origem e ultrapassado as fases de qualificação online.
 

Aluno da UBI ruma a Hollywood para receber prémio do Young Creative Chevrolet




Imagem
Paulo Lima, da Universidade da Beira Interior, obteve um brilhante terceiro lugar na categoria de Vídeo. Entrega de prémios terá lugar em Hollywood, em Outubro.
O estudante Paulo Lima, da Universidade da Beira Interior, obteve o terceiro lugar na disciplina de Vídeo na sexta edição do concurso Young Creative Chevrolet (YCC), em que participaram alunos de 24 países e mais de 280 escolas de toda a Europa. O aluno da UBI irá receber o prémio em Hollywood, EUA, no próximo dia 19 de Outubro, onde terá lugar a grande gala Young Creative Chevrolet 2012, estando ainda prevista uma experiência especial ao volante de um modelo Chevrolet em Portugal.
 

OCDE: Portugal vai começar a melhorar nos próximos meses

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) volta a perspetivar uma melhoria na tendência de crescimento da economia portuguesa nos próximos meses, de acordo com indicadores divulgados esta segunda-feira.

Os indicadores compósitos avançados (que apontam a tendência de crescimento ou queda a acontecer num período futuro entre 4 a 8 meses) relativos a Portugal dão conta de nova melhoria em maio e uma correção para um valor positivo na evolução mensal destes indicadores no mês de abril.

Portugal volta assim a ganhar terreno para alcançar a média de longo prazo (100 pontos) mas ainda está a mais de dois pontos de distância.

Espanha também vê os seus valores corrigidos para valores positivos e encontra-se acima da média.

A Grécia, após vários meses em queda, acumula desde março melhorias nestes indicadores, enquanto a Irlanda já os vê crescer desde outubro de 2011, apresentando-se mesmo com mais 1,59 pontos que a média de longo prazo, escreve a Lusa.

A Alemanha, maior economia e motor económico do euro, está em sentido inverso, segundo os cálculos dos técnicos da OCDE, e vê os indicadores compósitos a caírem pelo segundo mês consecutivo.

Em queda há dois meses também está a média do total dos países que compõem a organização, continuando a Zona Euro com tendência de queda há mais de um ano.

in Agência Financeira

Portal "Todos Contam"

Ontem foi lançado um novo portal  que tem como objetivo de combater a literacia financira.




O portal “Todos Contam” é um espaço de formação aberto à sociedade e foi lançado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.
Neste portal, entre muitas outras coisas, pode-se elaborar o orçamento familiar através de um simulador disponibilizado para o efeito.

Ler mais em: http://www.todoscontam.pt/pt-PT/Principal/Paginas/Homepage.aspx

99 % dos alemães satisfeitos com a cortiça

Um estudo feito Alemanha sobre o uso da cortiça na área dos materiais de construção e decoração conclui que a satisfação com o produto é elevada. 
  
Num estudo desenvolvido na Alemanha a utilizadores e potenciais utilizadores da cortiça para a área dos materiais de construção e decoração conclui-se que a satisfação com o produto é elevada. 52% afirma que está completamente satisfeito e 47% muito satisfeito.
Os utilizadores efectivos da cortiça já a empregam nas divisões da sua casa entre três a cinco anos (27%), sendo que mais de 16% já a utiliza há mais de 15 anos.
A intenção e decisão de comprar cortiça é feita a priori e não no ponto de venda, apenas 27% dos compradores de cortiça disse que ficou a conhecer o produto no ponto de venda. A maioria (71%) afirmou que já estava informada sobre a cortiça, especialmente nos retalhistas (57%) e através de amigos (26%).

Ler mais em: http://economico.sapo.pt/noticias/99-dos-alemaes-satisfeitos-com-a-cortica_147988.html

Candidaturas ao PRODER

Instalação de Jovens Agricultores

Prazo para apresentação de Candidaturas

A partir de 1 de Junho de 2011
(A submissão de pedidos de apoio é feita na modalidade em contínuo)

Informações

N.º Verde - 800 500 064
Direcções Regionais de Agricultura e Pescas
Actualizado em 2011.8.30
Formulários de CandidaturaDisponível para preenchimento o Formulário de Candidatura
Anúncio de Abertura de CandidaturasConsulte o Anúncio de Abertura
Controlo DocumentalTem 10 dias úteis após a submissão da candidatura para entregar os documentos de suporte à mesma através do Balcão do Beneficiário.
Consulte a lista de documentos obrigatórios de suporte à candidatura.
Note que a submissão destes documentos dentro do prazo previsto é obrigatória, sob pena da sua candidatura ser reprovada.
Orientações TécnicasPara elaborar a sua candidatura consulte a Orientação Técnica
Legislação EspecíficaConsulte a legislação aplicável a esta acção

SilverCar S2 da MTC-Team em exposição no Serra Shopping

 
Com o intuito de promover a 1ª Rampa Cidade da Covilhã, está em exposição no Serra Shopping da Covilhã o carro com que João Fonseca está a disputar o Campeonato de Portugal de Montanha 2012.

O piloto associou-se à promoção da 1ª Rampa Cidade da Covilhã, na qual irá também participar, por considerar que «é sempre positivo o aparecimento de novas iniciativas do género». «Quem sabe se atrás desta prova de automobilismo não virão outras?», questiona João Fonseca, para quem «é importante apoiar e incentivar aqueles que, nos dias que correm, ousam apostar em novos eventos». Para além de poder conhecer de perto o SilverCar S2, quem se deslocar ao Serra Shopping por estes dias poderá também apreciar um Polo G40, da F2 Automóveis, viatura que também irá participar na prova com Sérgio Figueiredo. Esta 1ª Rampa Cidade da Covilhã realiza-se num troço de estrada compreendido entre o Canhoso e Vila do Carvalho, a partir das 9 horas do próximo sábado, dia 14 de julho.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia e Gestão Industrial



Bolsas
   
Candidaturas de 23 de julho a 3 de agosto.
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Grupo de Tecnologia Humana na área da Engenharia e Gestão Industrial do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior, financiado por receitas próprias do projeto Ergonomia, nas seguintes condições:

Área científica genérica: Engenharia e Gestão Industrial

Área científica específica: Ergonomia e Segurança Ocupacional nas Organizações

Requisitos de admissão: Grau de Mestre ou equivalente legal na área de Engenharia e Gestão Industrial. Experiência de investigação na área de ergonomia e fatores humanos, na vertente de ergonomia e segurança ocupacional nas organizações. Experiência de utilização de software de análise estatística de dados. Fatores preferenciais: publicações científicas na área científica específica.

Ler mais em: https://www.ubi.pt/Noticia.aspx?id=2911

Primeiro festival de danças do Mondego espera milhares na praia fluvial de Aldeia Viçosa


A praia fluvial de Aldeia Viçosa, na Guarda, recebe, no início de agosto, a primeira edição do Festival de Danças no Mondego, para a qual são esperados milhares de participantes.
O festival Mun’Danças – Festival de Danças do Mondego, que decorrerá de 1 a 4 de agosto, é organizado pela Associação de Projeto e Desenvolvimento do Parque Patrimonial do Mondego – APD-PPM, com o apoio da Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa.
A iniciativa terá também uma edição em Coimbra, entre 26 e 29 de julho, na praia fluvial de Torres do Mondego.
Segundo a organização, o evento pretende reforçar a coesão territorial e ligar o rio Mondego ao mundo através da música, da dança, das tradições e da festa popular.
O festival integra ritmos musicais nacionais e estrangeiros e a sua programação inclui danças regionais e danças do mundo, grupos locais e bandas estrangeiras, promovendo a tradição cultural do baile.
Os quatro dias do festival integram bailes e concertos, oficinas de música, dança, meditação e relaxamento, contadores de histórias, entre outras atividades.
No plano musical, destaque para a presença das bandas Melech Mechaya e Xtramónio (1 de agosto), Martina Quiere Bailar e Beltaine (dia 2) e Monte Lunai e DocaKene (dia 3).
O 4 de agosto dará lugar a uma “Festa na Aldeia”, com jogos tradicionais, danças irlandesas, ranchos folclóricos e grupos de cantares, atividades no rio Mondego e um jantar regional, entre outras iniciativas.
A organização tem uma bilheteira online que está acessível em http://mundancasfestival.com.

in CNoticias.net

5.º Concurso de Vinhos da Beira Interior em Pinhel

O vinho “Quinta do Cardo Grande Escolha – Tinto DOC Beira Interior 2009”, produzido na Quinta do Cardo (Figueira de Castelo Rodrigo) pela Companhia das Quintas, foi o vencedor do 5.º Concurso de Vinhos da Beira Interior, realizado em Pinhel.
O concurso, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) e pelos núcleos empresariais da Guarda (NERGA) e de Castelo Branco (NERCAB), contou com o apoio da Câmara Municipal de Pinhel. Foram atribuídas 12 medalhas de ouro, 12 de prata e nove menções honrosas a vinhos produzidos na região.
A CVRBI adianta que participaram no concurso 28 produtores de vinho da região da Beira Interior, com 42 tintos, 24 brancos, três rosados e dois espumantes.


Janeiro de Cima do Fundão ganha turismo rural


A Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima vai contar a partir de sábado com um novo espaço de turismo rural, designado Casa Cova do Barro, construído com o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).
O investimento foi de 238 mil euros, tem sido cofinanciado metade do valor.
O espaço tem suíte e quatro quartos duplos e deverá criar dois postos de trabalho.


(Texto: Agência Lusa)

Opções de Vítor Gaspar

Impostos são a via provável para compensar a “perda” de dois mil milhões em 2013.   

Corte de um subsídio no privado e público
Um dos cenários para atingir o mesmo montante de corte de despesa com salários dos funcionários públicos (1.065 milhões) e pensionistas (951 milhões) exige, pelo menos, o corte de um subsídio no sector privado através da criação de uma nova sobretaxa de IRS. Isto porque, a redução de 50% do subsídio de Natal aos ordenados acima do salário mínimo assegurou um encaixe de 1.025 milhões de euros em 2011 - a sobretaxa aplicada ao sector privado e público foi de 3,5% e teria de duplicar em 2013. O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo, considera que esta medida significaria um "aumento exponencial da carga fiscal, fazendo-se ajustamento unicamente do lado da receita". Por não actuar na despesa pública, defende que não são medidas estruturais e que "o mix de ajustamento fica desequilibrado". O fiscalista Rogério Ferreira afirma, por seu turno, que esta medida é "mais justa" e "evitaria a desmoralização e saída em massa dos funcionários públicos, sobretudo os quadros mais qualificados". Mas não esconde também que seria mais um aumento do lado da receita, num momento que se pede contenção do lado da despesa. O fiscalista João Espanha alerta também que o corte de um subsídio no privado e Função Pública contribuirá para a "redução alargada no consumo". Já o fiscalista Samuel Almeida defende que a vantagem desta solução "assenta na maior equidade, mas apenas se a mesma introduzir factores de progressividade e abranger a quase totalidade dos rendimentos". O especialista conclui que com corte generalizado de um subsídio "fica salvaguardada a constitucionalidade da medida".
A favor
Mais abrangente, afectando todos os trabalhadores.
Contra
Ajustamento unicamente do lado da receita e torna transversal a redução do rendimento disponível, acentuando a redução do consumo.

Alargar o prazo do memorando
Pedir mais um ou dois anos à ‘troika' para cumprir o programa de ajustamento é um cenário frequentemente apontado, mas que "não resolveria qualquer dos problemas do Estado português", defende o fiscalista Rogério Fernandes Ferreira. O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sustenta que a despesa em Portugal tem aumentado muito, sobretudo devido ao aumento das taxas de juro, e um pedido de adiamento, poderia resolver algumas metas políticas estabelecidas entre Portugal e a UE, mas apenas prolonga o problema, não constituindo solução". Opinião semelhante tem o fiscalista Samuel Almeida ao considerar que este cenário "colocaria em causa a credibilidade do país, colando-o cada vez mais à Grécia". Para este especialista o que deve ser efectuado com medidas estruturais é "operar efectivamente a reforma do Estado e das funções por si exercidas, acompanhado de uma revisão das prestações sociais que são pagas". O economista João Cerejeira sublinha se por um lado, ter mais tempo para cumprir vai "aumentar ainda mais a dívida pública", por outro, "suaviza os efeitos recessivos derivado dos cortes da despesa e do aumento da carga fiscal". Outro ex-governante do Executivo PS, Carlos Lobo, defende que "não há alternativa. Não é o cumprimento das medidas da ‘troika' que nos salvará do que quer que seja. Se a questão europeia não está resolvida... Então o problema português nunca estará resolvido". Por isso, Samuel Almeida considera que o Estado deve cumprir as metas de cortes de despesa no Estado conforme o memorando de entendimento, o que, diz, "não sucedeu com o OE/12, em que os cortes foram operados em despesa social (saúde e educação) e cortes nos salários dos pensionistas e funcionários públicos".
A favor
Permitiria metas mais flexíveis para o défice, diminuindo o esforço de ajustamento e dando um balão de oxigénio à economia.
Contra
Em termos estruturais, dar apenas mais tempo não resolveria os desequilíbrios nas contas públicas. Além disso, pode ser visto pelos mercados como um falhanço do programa português.

Corte generalizado do 13º e 14º mês
Cortar os subsídios de férias e Natal aos funcionários públicos e privados com vencimentos acima do ordenado mínimo daria um encaixe ao Estado de 4.100 milhões de euros. Este cenário pode ser considerado de emergência máxima para tapar eventuais "buracos" da execução orçamental - cujos sinais começaram a surgir nos primeiros meses deste ano do lado da receita. E tem por base a receita obtida em 2011 com o corte de 50% do 14º mês que garantiu 1.025 milhões de euros. Ora, com base nestas contas, dois subsídios duplicaria o corte de despesa que o Governo previa anualmente com os subsídios dos funcionários públicos e pensionistas (2.016 milhões). Para o fiscalista João Espanha trata-se de uma solução que serviria para "tapar o buraco, mas volta a colocar a tónica na receita em lugar do corte de despesa, reduz ainda mais o consumo interno e aumenta a recessão". Sobre este cenário, este especialista não tem dúvidas: "É difícil de justificar e alarga a toda a população o sentimento de frustração que pode começar a ser um problema social e político.... Afinal os sacrifícios são para quê?". O ex-governante Carlos Lobo considera que "seria a loucura total", justificando que "estamos (se não ultrapassámos já) no limiar da resistência fiscal em Portugal". Este fiscalista frisa ainda que o "efeito seria lafferiano, ou seja, descida exponencial da receita apesar de aumento da taxa de tributação (por incentivo à fraude e à inércia). Já o fiscalista Samuel Almeida alerta que este cenário levanta "inúmeros problemas legais, pois significa uma diminuição da retribuição que é proibida na legislação e coloca, igualmente problemas constitucionais". Pois, além do princípio da igualdade o TC colocou reservas sobre a proporcionalidade.
A favor
Tapar eventuais ‘buracos' da execução orçamental.
Contra
Descida da receita apesar de aumento da taxa de tributação por incentivo à fraude e violação da proporcionalidade.

Subida da taxa máxima de IVA
Se considerarmos que o Estado cobra anualmente cerca de 60 mil milhões de euros de impostos, para encontrar um sucedâneo de cerca de dois mil milhões que poupava com o não pagamento dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos, o Governo terá de ter um imposto adicional de cerca de 3% sobre o montante dos impostos cobrados. Esta foi praticamente a percentagem garantida com o aumento do IVA de 21% para 23%, com previsão de receita de 1.200 milhões de euros (representa 2% do total dos impostos). Ora, para garantir o montante equivalente ao corte dos subsídios dos funcionários públicos, pelos impostos indirectos, o Executivo teria de aumentar a taxa de IVA em quatro pontos percentuais para 27%. Mesmo um aumento inferior para 25% é considerado "um absurdo" pelo fiscalista João Espanha, pois, sustenta, "cava a recessão quando a receita do IVA está abaixo de todas as expectativas". Com esta medida o fiscalista Rogério Ferreira antecipa também "uma contracção ainda maior da economia e do consumo". E o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo, alerta para "problemas gravíssimos de competitividade com Espanha e aumento de fraude". Já o fiscalista Samuel Almeida diz "não ser uma solução viável, como aliás resulta da execução orçamental deste ano". Recorde-se que a execução orçamental está a derrapar, sobretudo pela via das receitas fiscais e do aumento do desemprego. E o Governo corre o risco de chegar ao fim do ano e ficar muito aquém dos 1.200 milhões previstos de receita com a subida do IVA de 21 para 23%.
Contra
- A execução deste ano sinaliza que o aumento de 21 para 23% já foi prejudicial e não levará à receita que estava prevista, de 1.200 milhões.
- Ao taxar ainda mais o consumo, a procura interna iria cair ainda mais, agravando a recessão.

Aumento das retenções de IRS e redução da TSU
Os fiscalistas consideram pouco provável uma medida alternativa que passe pelo aumento das retenções de IRS na fonte de tal forma que desse para, em simultâneo, reduzir as contribuições das empresas para a Segurança Social. "Não faz sentido", garante Carlos Lobo, considerando que "melhor efeito seria que o corte dos subsídios privados remetesse para uma reserva de investimento das empresas, em vez do Estado se apropriar dessa receita". Mas também aqui não resolveria o problema do encaixe necessário para o Estado cumprir as metas do défice em 2013. Já o fiscalista João Espanha recorda que aquelas taxas têm natureza de imposto por conta. O resultado, diz, seria "um marginal aumento da receita, no imediato" e acabaria por "castigar a poupança, reduzir a actividade económica, contribuir para o aumento da evasão fiscal". O fiscalista Samuel Almeida recorda que um aumento das retenções na fonte da magnitude sugerida, poderia ser fiscalmente "ineficiente, porquanto as retenções na fonte são um pagamento por conta do IRS devido no final, e como tal o aumento das retenções desacompanhado de um aumento do IRS teria apenas a virtualidade de permitir um adiantamento de fundos para o Estado, mas implicaria um volume mais significativo de reembolsos". Para o ex-secretário de Estado Rogério Ferreira a forma de aumentar a receita arrecadada pelo Estado teria de pensar pelo aumento das taxas efectivas. Mas alerta: "No caso das taxas liberatórias (mais valias, dividendos, etc.), o seu aumento desencadearia também maior tendência para a deslocalização de operações para países com taxas mais baixas, gerando a médio prazo nova perda de receita fiscal".
A favor
Efeito financeiro imediato com adiantamento de fundos para o Estado.
Contra
Fiscalmente ineficiente ao implicar um volume mais significativo de reembolsos.

Dispensar 50 a 100 mil funcionários
A alternativa ao corte dos subsídios de férias e de Natal seria a saída de 50 a 100 mil trabalhadores do Estado, uma hipótese "inexequível", garantiu Vítor Gaspar em Outubro. O ministro das Finanças referia-se a rescisões por acordo, recordando que "para haver rescisão amigável, é necessário pagar compensações", o que anularia o impacto imediato na despesa. Vítor Gaspar salientou, na altura, que o corte aplicável apenas a funcionários públicos era justificável também pela maior segurança no emprego que estes trabalhadores têm em comparação com os do sector privado. Para o fiscalista João Espanha, "a redução de efectivos no sector público parece inevitável no curto prazo", defendendo que a tónica do ajustamento deve ser colocada no lado da despesa e não da receita. João Espanha sugere que o Governo deveria "cumprir a sua promessa de resolver o problema pelo lado da despesa, repensando o papel do Estado e, sobretudo, eliminando as elusivas gorduras que tardam em aparecer. E se tais gorduras forem, afinal, excesso de funcionários públicos, haja coragem". Já o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rogério Fernandes Ferreira, mostra preocupação com o impacto de medidas no Estado como o corte de dois subsídios: "Levaria a uma saída generalizada dos quadros superiores da Função Pública, que baixaria a qualidade e qualificação dos seus funcionários".
A favor
É uma medida do lado da despesa, pelo que não comprometia a receita da ‘troika', de a consolidação ser feita em 2/3 pelo lado da despesa e 1/3 pela receita. Além disso, é uma medida de carácter estrutural.
Contra
As rescisões exigem o pagamento de compensações aos trabalhadores; se conduzirem ao desemprego, reduzem receita de impostos (nomeadamente o IRS) e contribuições.

Ler mais em: http://economico.sapo.pt/noticias/saiba-quais-as-opcoes-de-vitor-gaspar_147906.html

Exames nacionais - Chumbos no secundário baixaram a Matemática e a Português

A média dos exames nacionais do secundário baixou 2,4 valores a Física e Química, a maior descida de todas as disciplinas.A média dos exames nacionais do secundário baixou 2,4 valores a Física e Química, a maior descida de todas as disciplinas.Imagem: Lusa
De acordo com os dados da primeira fase - que este ano foi obrigatória - a taxa de reprovação a Português, a prova feita pelo maior número de alunos (mais de 72 mil), desceu de 10% em 2011 para 8% este ano. A média da prova, considerando só os resultados dos alunos internos - que frequentam as aulas da disciplina o ano todo - subiu de 9,6 para 10,4.
Se se considerarem os alunos na globalidade, a média subiu de 8,9 para 9,5. A taxa de reprovação na Matemática A, uma prova feita por mais de 49 mil alunos baixou de 20 para 15%. A média, considerando os resultados dos alunos internos, desceu de 10,6 para 10,4 este ano. A média global desceu de 9,2 para 8,7.
Na prova de Matemática para as Ciências Sociais, prestada por mais de nove mil alunos, verificou-se uma descida de 11,3 para 10,6 na média dos alunos internos e uma subida de 9 para 10% da taxa de reprovações.
Quanto ao exame de Matemática B, feito por 5.600 alunos, foi o descalabro: a taxa de reprovações subiu de 11 para 21% e a média desceu de 11,9 para 8,8.
Na Geometria Descritiva, a que responderam cerca de 10 mil alunos, o resultado foi mais animador, uma vez que a média subiu de 10 para 10,7 e a taxa de reprovações desceu de 16 para 15%. Quanto à prova de Literatura Portuguesa, feita por mais de 2000 alunos, a taxa de reprovações caiu de 14 para 8% e a média dos alunos internos subiu de 9,3 para 10,9 pontos.
O Ministério destaca a "relativa estabilidade" dos resultados das provas no secundário. De 362 414 alunos inscritos, 324 048 fizeram as provas na primeira chamada, que este ano era obrigatória, para 25 disciplinas. A corrigi-las estiveram 6806 professores.
Física e Química volta ao negativo com maior descida dos exames do secundário
A média dos exames nacionais baixou 2,4 a Física e Química, a maior descida de todas disciplinas, situando-se nos 8,1 em 20 com uma taxa de reprovações que subiu de 16 para 24 por cento. A prova, realizada na primeira fase por mais de 50 mil alunos, teve uma média de resultados de 10,5% em 2011, considerando-se os resultados dos alunos internos, que frequentam as aulas todo ano, a primeira vez em seis anos em que se registou uma subida.
Os dados do Ministério da Educação hoje divulgados permitem ver que se se considerarem os resultados dos outros alunos, a média teve uma descida análoga, de 9,9 em 2011 para 7,5 este ano. Nas provas de Biologia e Geologia, a média também voltou ao negativo este ano, descendo para 9,8 quando em 2011 tinha sido de 11, considerando-se os resultados dos alunos internos.
Se se juntarem os resultados dos outros alunos, vê-se que a média desceu de 10,7 em 2011 para 9,3 este ano. Entre os mais de 51 mil alunos que fizeram a prova na primeira fase, que este ano era obrigatória, a taxa de reprovação a Biologia e Geologia aumentou de 7 para 10%.
Em Geografia A, outra das provas realizadas por mais alunos (mais de 19 mil), a taxa de reprovações subiu de 5 para 7% e a média desceu de 11,3 para 10,7 no universo dos alunos internos e de 11 para 10,3 no global. Na prova de História A, feita por mais de 15 mil alunos, boas notícias: a média dos alunos internos subiu de 10,5 em 2011 para 11,8 este ano e a taxa de reprovações desceu de 11 para 7%.
Quanto à prova de Economia A, realizada por mais de 11 mil alunos, a média entre os alunos internos desceu de 12 em 2011 para 11,7 este ano mas a taxa de reprovações desceu de 3 para 2%. Na disciplina de Filosofia, cujo exame já não se realizava desde 2007, a média nacional foi de 8,9 valores, com uma taxa de reprovações de 12%.

domingo, 8 de julho de 2012

Padre James


·         No dia 20 de Julho a Cidade Da Guarda, irá receber o Senhor Padre James, que estará connosco 3 dias , 20; 21 e 22, Num Retiro no Outeiro de S. Miguel.




<><><><><><><><><><><><> <><><><><><><><><><><><> <><><><><><><><><><><><> <><><><><><><><><><><><>
July 20 - 22 20 - 12:00H Acolhimento e distribuição de crachás.
Retiro das 14:30H às 20:00H
21 - Retiro das 09:00H às 20:00H
22 - Retiro das 09:00H às 19:00H

Outeiro de São Miguel
6300-035 GUARDA
(EN16 - Frente ao Hotel Pombeira)
Coordenadas GPS:N40-33’58” , W7-13’30”
As Inscrções é com as seguintes Pessoas :

Tiago Régio- 962345344;
Ana Amorim- 968702712;
Júlia Silva: 962148348

Passos recusa "proletarização baseada nos recibos verdes"

Primeiro-ministro reconhece ser "perverso" o recurso a empresas de trabalho temporário para resolver necessidades permanentes do Serviço Nacional de Saúde. 
  
O primeiro-ministro garante que o Governo tem aumentado a contratação de "recursos permanentes" na saúde, reconhecendo ser "perverso" o recurso a empresas de trabalho temporário para responder a necessidades permanentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Passos Coelho falava na festa do 38.º aniversário da Juventude Social-Democrata (JSD), que decorreu no Estoril (Cascais), e respondia ao presidente desta estrutura, Duarte Marques, que o confrontou com o caso dos enfermeiros contratados para trabalhar em serviços públicos a troco de menos de quatro euros por hora.
O primeiro-ministro reconheceu que antes das eleições de há um ano o PSD deu razão à JSD e considerou que o país não pode aceitar uma "proletarização da juventude portuguesa baseada em recibos verdes, em que as pessoas são obrigadas a pagar com os recibos verdes aquilo que as entidades que as contratam não estão disponíveis para pagar".
"Tens toda a razão, temos de rever essa situação", disse Passos Coelho, dirigindo-se a Duarte Marques, a quem prometeu "estudar" e "avaliar" estes casos. E acrescentou de seguida: "O Estado tem vindo, com este Governo, a resolver vários problemas estruturais do próprio Estado. Um deles tem que ver com esse, o recurso via trabalho temporário para resolver necessidades que são permanentes".
Para o primeiro-ministro, as necessidades "ocasionais não podem deixar de ser servidas por soluções de conjuntura, com recurso à contratação de empresas que assegurem, por curtos períodos de tempo, as necessidades que o Estado tem".
"Mas onde as necessidades são permanentes, é perverso recorrer a estas soluções", afirmou, acrescentando: "Por essa razão, nomeadamente no sistema de saúde, temos vindo a aumentar a disponibilidade para contratar, em termos permanentes, novos recursos.
Isso tem sido patente até nas conversações que se vêm mantendo com a Ordem dos Médicos e os sindicatos a propósito deste pré-aviso de greve", afirmou, referindo-se à greve convocada pelos representantes dos médicos para 11 e 12 de julho.

in Diário Económico

Facebook e Twitter aumentam ansiedade dos utilizadores

Facebook e Twitter aumentam ansiedade dos utilizadores - Ciência - DN

As redes sociais na Internet como o Facebook ou o Twitter aumentam a ansiedade dos utilizadores, segundo um estudo da Salforfor Business School, hoje divulgado pelo 'Telegraph'.

Passa a vida nas redes sociais enquanto trabalha? Leia isto

Navega nas redes sociais enquanto está a trabalhar? Com ou sem autorização do patrão? Cada vez mais pessoas estão ligadas durante a jornada laboral, cerca de um terço com o aval das chefias.

Mas a verdade é que cerca de metade dos trabalhadores (46%) admite que as redes sociais têm um impacto negativo na produtividade. É pelo menos esta a conclusão do estudo anual realizado pela Kelly Services.

E há outras: 43% reconhecem que a combinação de ligações pessoais e profissionais através das redes sociais pode causar problemas no local de trabalho.

«Para muitos trabalhadores, as redes sociais tornaram-se quase um direito. Constituem um elemento essencial das suas ferramentas de comunicação e são utilizadas como um meio para tomar decisões ao nível da carreira e de procura de emprego», faz notar o director-geral da Kelly Services, Afonso Carvalho, em comunicado.

Ainda assim, «existe algum receio em relação aos problemas que poderão surgir no caso da interligação entre o mundo pessoal e o mundo profissional nas redes sociais».

E, «apesar de muitos dos colaboradores identificarem facilmente as vantagens [das redes sociais], os empregadores e os gestores estão ainda a debater-se com um conjunto de problemas complexos relacionados com a privacidade, a monitorização e o acesso a informação de negócio de natureza sensível».

Entre a população ativa que tem entre os 19 e os 30 anos, 33% considera «aceitável» a utilização pessoal das redes sociais no local de trabalho; percentagem diminui para 30% entre os 49 e os 66 anos e 28% entre os 31 e 48 anos.

Depois, cerca de um quarto (23%) entende que é também aceitável partilhar opiniões sobre o trabalho com amigos e colegas nas redes sociais.

Apenas a 7% foi interdito o uso das redes sociais no local de trabalho.

O mesmo estudo adianta que 17% dos inquiridos preferem procurar emprego através das redes sociais. Os métodos tradicionais - jornais, sites de emprego on-line e empresas de recrutamento ¿ ficam para segundo plano.

O Kelly Global Workforce Index contou com a participação perto de 170 mil pessoas oriundas de 30 países, incluindo mais de 8 mil em Portugal.

in Agência Financeira

Internet: vírus provoca apagão mundial na segunda-feira

Estima-se que 350 mil computadores em todo o mundo estão em risco de perder a ligação à Internet na próxima segunda-feira, dia 9 de julho. A culpa é do chamado DNSChanger, um vírus que tem a capacidade de redirecionar os utilizadores para sites ilícitos.

Os dados são do site DCWG, gerido por um grupo de especialistas que, juntamente com o FBI, conseguiu travar os efeitos deste vírus que existe há cinco anos.

O FBI obteve uma ordem judicial para utilizar a Internet Systems Consortium para «limpar» os servidores de DNS ilícitos e, contrariando os procedimentos habituais, recorreu a uma empresa privada para instalar dois servidores de «limpeza» para combater este vírus.

Desta forma, a agência de segurança norte-americana conseguiu impedir que milhares de pessoas em todo o mundo perdessem a ligação à Internet de um minuto para o outro. Mas este sistema é temporário e tem um prazo de validade: às 12h00 de 9 de julho de 2012.

Os efeitos do DNSChanger são simples: num computador infetado, o utilizador ao tentar aceder a um determinado site (por exemplo, no facebook.com) será reencaminhado para um site não solicitado e potencialmente ilegal.

O problema começou em 2007, quando um grupo de hackers conquistou o controlo de 570 mil computadores em todo mundo, escreve a Associated Press. E nem mesmo a prisão deste grupo de criminosos informáticos pelo FBI, no ano passado, «matou» o vírus, que resistiu ativo em milhares de computadores.

O FBI disponibiliza online o seu relatório sobre o DNSChanger.

Desde o início de junho que o FBI está a notificar as vítimas do vírus, para evitar o «apagão».

Como saber se o seu computador está infetado

Atualmente, Facebook e Google avisam os utilizadores com alertas semelhantes a este: «O seu computador ou rede pode estar infetado», o que permite o combate ao desenvolvimento do vírus.

Além disso, existem várias ferramentas disponíveis para verificar se o sistema está ou não infetado. Mas é preciso ter cuidado: alguns sites disponibilizam este tipo de instrumentos que acabam por se revelar maliciosos para o computador.

O próprio site DCWG dispõe de ferramentas para resolver o problema.

Ler mais em: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/media-e-tecnologia/internet-virus-dnschanger-fbi-computadores-agencia-financeira/1359709-2974.html

Aprovação do novo Estatuto do Aluno

A maioria PSD/CDS no Parlamento aprovou o novo Estatuto do Aluno e da Ética Escolar proposto pelo Governo, tendo todos os deputados da oposição votado contra.

O novo Estatuto do Aluno introduz sanções para os pais de estudantes faltosos e agrava castigos a alunos que infrinjam as regras.

No documento estabelece-se que os pais ou encarregados de educação assumem a responsabilidade se os seus filhos faltarem sem justificação às aulas, se não forem à escola quando são chamados ou se os filhos ou educandos faltem às atividades de recuperação - determinadas pela escola quando se ultrapassa o limite de faltas - ou atividades comunitárias ordenadas como medidas disciplinares.

Os valores das coimas são calculados em função do seu ano de escolaridade e podem ir dos 13 aos 79 euros. O projeto de estatuto prevê que os alunos com mais de 18 anos possam ser expulsos da escola e proíbe condutas como a gravação de sons ou imagens dentro da escola e a sua divulgação.

Um aluno que agrida física ou moralmente um colega ou um professor pode ser transferido para outra turma a pedido dos agredidos quando o regresso do aluno agressor à turma de origem possa provocar "grave constrangimento aos ofendidos e perturbação da convivência".

O plenário dos deputados rejeitou, por outro lado, cinco projetos da oposição também relacionadas com a educação.PSD e CDS chumbaram uma iniciativa do PS que pretendia estabelecer o número mínimo e máximo de alunos por turma e que, além dos socialistas, votaram favoravelmente PCP, BE e Verdes.

Outros dois projetos do PCP e do Bloco também relacionadas com o número de alunos por turma e por docente, nos ensinos pré-escolar, básico e secundário, foram chumbados com os votos do PSD, do CDS e do PS.

PSD, CDS e PS votaram também contra uma proposta comunista para a criação de Gabinetes Pedagógicos de Integração Escolar.

Os três partidos chumbaram ainda um projeto do Bloco que pretendia a criação de equipas escolares multidisciplinares.
In Diário Económico

FMI diz que vai discutir mais austeridade na próxima avaliação

Fundo adianta que vai discutir com o Governo as medidas alternativas ao corte dos subsídios na próxima avaliação a Portugal, em Agosto.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) diz que vai discutir com o Governo as medidas alternativas para conseguir cumprir a meta do défice no próximo ano, depois de o Tribunal Constitucional (TC) ter chumbado ontem a suspensão dos subsídios de férias e Natal na Função Pública.
Para o representante da missão do FMI em Portugal, Albert Jaeger, é "particularmente importante" que Portugal assegure o orçamento de 2013 "em linha com as metas do programa de assistência internacional".
"A decisão do Tribunal Constitucional não vai afectar a implementação do orçamento de 2012, e será particularmente importante assegurar que o orçamento de 2013 estará em linha com os objectivos do programa", lê-se no comunicado do Fundo. "O Orçamento de 2013 será discutido durante a quinta avaliação do programa apoiado pelo FMI, Comissão Europeia e BCE", adianta Jaeger.
O responsável do FMI salienta o "sólido histórico de implementação de reformas orçamentais e estruturais" de Portugal, assegurando que o Fundo " continua disponível para ajudar o país nesses esforços".
De acordo com as metas estabelecidas com a troika, Portugal tem de registar um défice abaixo dos 3% do PIB em 2013. Para este ano o objectivo é de 4,5%.
A reacção do FMI surge depois de a Comissão Europeia ter pedido hoje ao Executivo português outras medidas equivalentes ao corte dos subsídios de férias e Natal, assegurando assim o cumprimento do programa de resgate. Passos já garantiu que vai tomar as medidas necessárias para cumprir as exigências internacionais.

Alberto Teixeira   in Diário Económico

Formação na Gesto Apreciativo



Ergonomia no posto de trabalho (STAAE ZC/CEFOSAP)Curso Co-Financiado
 Com início a 12 de Julho, para mais Informações na Gesto Apreciativo
População Alvo
Nível 4 – Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional-mínimo de 6 meses
Duração: 50 horas


Conteúdo Programático

·         Ergonomia
                   Conceito
                  Objectivos
                  Metodologia de estudo
·         Fisiologia
·         Antropometria
·         Postos de trabalho - ergonomia
·         Equipamentos de trabalho - ergonomia
·         Interface homem-máquina
·         Factores ambientais incómodos
                   Ruído
                  Vibrações
                  Ambiente térmico
                  Qualidade do ar
·         Sistemas de iluminação
                  Tipos
                  Parâmetros e unidades de medição
                  Equipamentos de medição - tipos e funcionamento
                  Efeitos sobre a visão
·         Critério para avaliação do risco
·         Medidas de prevenção e de protecção
·         Parâmetros básicos de dimensionamento de sistemas de iluminação artificial Localização,