sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Aulas suspensas devido à greve do Pessoal Não Docente .

 
 
Devido à greve dos funcionários auxiliares, as aulas já foram suspensas em todas as escolas do segundo e terceiro ciclos da Guarda: Sé, Afonso de Albuquerque, Santa Clara, São Miguel e Carolina Beatriz Ângelo. Nos estabelecimentos sedes de agrupamentos (Sé e Afonso de Albuquerque) o primeiro tempo ainda funcionou mas as actividades lectivas foram suspensas a partir das 9h30.

In: http://www.altitude.fm/index.php/actualidade/1723-aulas-suspensas-nas-escolas-da-guarda-devido-a-greve-de-auxiliares

 
A greve dos funcionários das escolas está hoje a afectar dezenas de escolas no país e a Federação nacional da Educação (FNE) diz que dezenas estão encerradas em todo o país e que a adesão ronda os 90%.
Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, que estava junto à Escola Secundária do Restelo, em Lisboa, que está fechada, afirmou que as primeiras informações indicam que há escolas encerradas de norte a sul do país, apontando os concelhos de M...afra, Torres Vedras, Bragança, Lisboa, Porto e Gaia. Na Guarda, também foram afectadas as escolas da cidade. No Agrupamento da Sé, não há aulas nas escolas Carolina Beatriz Ângelo e na Secundária. No Agrupamento Afonso de Albuquerque, encerraram as EB das Bermudes, Espírito Santo, Augusto Gil e Lameirinhas, assim como a a Escola de Santa Clara.
Os funcionários das escolas fazem hoje greve para exigir, entre outros aspetos, a negociação da criação de uma carreira especial, mas também mais recursos humanos nas escolas, com os sindicatos a estimarem uma carência de, no mínimo, 2.000 auxiliares.
“Para já estamos com índices de adesão que rondam 90% e estão a inviabilizar a abertura de muitas escolas”, acrescentou Dias da Silva, remetendo números concretos sobre as escolas encerradas para a conferência de imprensa agendada para as 12:00 na sede da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP).
A Federação Nacional de Educação (FNE), que para além de docentes também representa funcionários escolares, entregou o pré-aviso de greve a 19 de janeiro, um protesto também apoiado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) e pela Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP).
Um dos problemas ao qual os sindicatos querem que a tutela dê resposta é a substituição de funcionários com contratos emprego-inserção (CEI) e ‘tarefeiros’ pagos à hora (com valores que rondam os 3,5 euros/hora), por funcionários com formação adequada à função que desempenham na escola e com um vínculo permanente.
Querem também negociar carreiras especiais, descongelar progressões na função pública, rever os rácios para atribuição de recursos humanos às escolas e ver a descentralização de competências para as autarquias esclarecida.
 
 
 
 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

'Bolsas para Empreendedores no Espaço' com candidaturas até 30 de agosto



O IPN - Instituto Pedro Nunes de Coimbra, no âmbito do Programa ESA BIC Portugal - Centro de Incubação de Empresas da Agência Espacial Europeia em Portugal, tem a decorrer um programa de ‘Bolsas para Empreendedores no Espaço’, cujas candidaturas terminam a 30 de agosto de 2017.
O Programa ESA BIC Portugal é um projeto estratégico e diferenciador para o desenvolvimento da região, sendo o “SIAC ESA BIC” cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional CENTRO 2020.
O Projeto “SIAC ESA BIC”, é um projeto inovador e com grande potencial de criação de empregos e riqueza, estando totalmente alinhado com a Estratégia de Especialização Inteligente do Centro de Portugal.
As ‘Bolsas para Empreendedores no Espaço’ visam estimular o empreendedorismo e espírito empresarial de jovens a desenvolverem as suas ideias de negócio, desde que relacionadas com o setor espacial.
Os projetos devem evidenciar a sua ligação ao espaço, ainda que as aplicações terrestres possam ser enquadradas em áreas tão diversas quanto a engenharia, biomedicina, transportes, logística, monitorização e geolocalização, observação da terra, desporto, entre outros.
Algumas das condições de elegibilidade  para concorrer a esta bolsas consiste nos projeto serem apresentado por jovens, entre 23 e 40 anos, com o grau mínimo de licenciatura.
Consulte aqui o REGULAMENTO das Bolsas para Empreendedores no Espaço e aceda ao FORMULÁRIO de candidatura.
Os bolseiros terão apoio financeiro para suportar o seu esforço no desenvolvimento das suas ideias de negócio inovadoras, bem como acompanhamento e ajuda no desenrolar dos projetos, num período de seis a 12 meses.
Para mais informações, consultar a página web do ESA BIC Portugal, ou contactar diretamente a equipa ESA BIC PT através do Email: space@ipn.PT

in https://www.portugal2020.pt/Portal2020/bolsas-para-empreendedores-no-espaco-com-candidaturas-ate-30-de-agosto