segunda-feira, 4 de junho de 2018

Festa da Cereja em Alcongosta

Festa da Cereja 

in: http://www.festadacereja.cm-fundao.pt/

O ‘petróleo português’ é lilás e vamos poder fazer turismo nas explorações

Expresso: O ‘petróleo português’ é lilás e vamos poder fazer turismo nas exploraçõesProvavelmente já ouviu falar das baterias de iões de lítio, que servem de base à indústria crescente dos carros elétricos – mas também dos iphones e dos tablets -, que vão ganhando escala a nível global e, certamente, também já ouviu alguém dizer que Portugal é o quinto produtor mundial de lítio e tem reservas identificadas para várias dezenas de anos de exploração.

Pois bem, as principais explorações mineiras de lítio situam-se entre as localidades de Gonçalo e Seixo Amarelo, no concelho da Guarda, onde agora se trabalha na abertura das minas à população em geral. Ou seja, vai ser possível, caso queira, fazer passeios entre as explorações, que é como quem diz, começar a praticar turismo geológico naquela região. As minas são a céu aberto.

O projeto está a ser desenvolvido há mais de um ano pela professora e geóloga Ana Antão, do Instituto Politécnico da Guarda, em conjunto com a empresa Pegmatítica - Sociedade Mineira de Pegamatites e ainda em parceria com a Associação Portuguesa de Geólogos.

“Para já, estamos a fazer a topografia e cadastro do terreno, para depois passarmos à elaboração dos percursos e à sua divulgação”, explica Ana Antão.

Ler mais: http://www.msn.com/pt-pt/financas/economia/o-%E2%80%98petr%C3%B3leo-portugu%C3%AAs%E2%80%99-%C3%A9-lil%C3%A1s-e-vamos-poder-fazer-turismo-nas-explora%C3%A7%C3%B5es/ar-AAyaaCj?li=AAl4orZ&ocid=ientp

Colóquio de Homenagem a Jesué Pinharanda Gomes: «Celebrar o Saber Amigo»


8 de junho de 2018, UBI – Covilhã
9 de junho de 2018, C. M. Sabugal
 
 
Na sequência da concessão do Doutoramento Honoris Causa a Jesué Pinharanda Gomes, pela Universidade da Beira Interior, no passado dia 20 de março de 2018, e por ocasião do 6.º aniversário da criação do homónimo Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes[1], que se celebrará no dia 9 de junho do mesmo ano, a Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, por iniciativa das comissões científicas dos cursos de Licenciatura e de Mestrado em Ciências da Cultura, a Câmara Municipal do Sabugal, associando o mencionado Centro de Estudos, e a Universidade Aberta, através do seu Centro Local de Aprendizagem do Sabugal, decidiram organizar um Colóquio de estudo e de Homenagem a esta relevante figura da Cultura Portuguesa. Este Evento, subordinado ao tema «Celebrar o Saber Amigo», que terá lugar nos dias 8 e 9 de junho de 2018 (dia 8 na Covilhã, UBI, Anfiteatro da Parada, Polo I; dia 9 no Sabugal, Auditório Municipal), reunirá alguns especialistas que, sob diversas perspetivas e abordagens, se debruçarão sobre a obra do autor homenageado, não deixando, naturalmente, de destacar algumas passagens marcantes da sua vida.
Jesué Pinharanda Gomes nasceu no dia 7 de outubro de 1939, em Quadrazais, freguesia do Concelho do Sabugal. Mau grado as dificuldades materiais e os sacrifícios vários que, por força das circunstâncias, teve de vencer, num percurso que o leva do Sabugal à Guarda, daqui para o Fundão e depois para Lisboa, jamais desistiu. O genuíno amor ao saber, que desde cedo se manifestou, materializou-se na sua dedicação incondicional ao estudo e à escrita que não deixa de cultivar durante toda a sua vida, aliás, exemplarmente sintetizado na expressão: a sua biografia é a sua bibliografia. Jesué Pinharanda Gomes é, no sentido pleno da palavra, um autodidata.

Ler mais: https://www.cm-sabugal.pt/coloquio-de-homenagem-a-jesue-pinharanda-gomes-celebrar-o-saber-amigo/

Férias Ativas – Verão 2018