sexta-feira, 26 de julho de 2013

Praia Fluvial de Valhelhas com Bandeira “Praia + Acessível”

Fonte: Guarda Digital Na próxima segunda-feira, dia 29, pelas 11 horas, o presidente da Câmara Municipal da Guarda e o presidente da Junta de Freguesia de Valhelhas hasteiam a bandeira de “Praia + Acessível” na Praia Fluvial de Valhelhas
O prémio Praia + Acessível, coordenado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Turismo de Portugal, surge na sequência do programa "Praia Acessível, Praia para Todos" que em 2004 se inseriu no Ano Europeu das Pessoas com Deficiência. O Instituto Nacional para a Reabilitação distinguiu este ano, e pela primeira vez na história do prémio, a praia fluvial de Valhelhas com uma menção honrosa. Para esta menção foi fundamental a qualidade, a excelência, o esforço promocional e investimento feitos naquele espaço. A praia fluvial de Valhelhas destaca-se pelos acessos pedonais, estacionamento ordenado com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência, acesso à zona de banhos de nível, ponte acessível, sanitários acessíveis, posto de socorros acessível e existência de cadeira anfíbia. De acordo com o Instituto Nacional para a Reabilitação «o Prémio Praia + Acessível tem por objetivo distinguir as praias nacionais, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a bandeira Praia Acessível durante a época balnear, evidenciam as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada». Lançado em 2009, este prémio anual é atribuído por um júri nacional constituído por representantes do instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. (INR, I.P.), que preside, da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (Instituto da Água - INAG), do Turismo de Portugal, I.P. (TP. I.P.), do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) da Fundação Vodafone Portugal, sendo patrocinado por esta Fundação.

Guarda Digital  

26-07-2013 15:30   

quinta-feira, 25 de julho de 2013

ASTA promove Feira de Solidariedade


A ASTA - Associação Sócio-Terapêutica de Almeida, com sede na aldeia de Cabreira do Côa, organiza no fim de semana a nona edição da Feira de Solidariedade.
 
O evento começa no sábado, pelas 18 horas, com um momento ao som de cítara, que antecede o lançamento do livro “O mundo em transição”, de Luís Queirós. Para as 21 horas está agendado um concerto do Grupo Musical SamaSati. No domingo haverá exposição e venda de trabalhos artesanais, produtos agrícolas, animação musical e está também agendada a atuação da Banda Filarmónica de Pínzio (15h30) e dos grupos de Concertinas da Escola da Casa do Povo de Pinhel (18 horas) e Pé Coxinho (19 horas). A ASTA é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos, que foi fundada em 26 de outubro de 1998 com a finalidade de oferecer às pessoas necessitadas de cuidados especiais - essencialmente jovens a partir dos 15 anos com deficiência mental e multideficiência - uma alternativa de vida válida e plena de sentido.



quarta-feira, 24 de julho de 2013

Figueira Open 2013

Open Tennis 2013

  Figueira Open 2013
 
Os Campos de Ténis das Piscinas Municipais vão ser palco de mais uma competição desportiva, o Figueira Open 2013. O evento decorre de 1 a 9 de Agosto, onde se espera sempre grande ambiente de convívio.
As inscrições são gratuitas, devendo ser feitas em boletim próprio e entregues nas Piscinas Municipais ou através de email até ás 18h00 do dia 31 de Julho.
 
 
Data Início : 01-08-2013
Data de Fim : 09-08-2013 0:00
Local Evento : Campos de Ténis das Piscinas Municipais . Figueira de Castelo Rodrigo
 

Brasil oferece 3.400 euros por mês a médicos portugueses

Só no estado da Bahia são mais de 1.000 ofertas de emprego. Inscrições até 25 e Julho no site www.saude.gov.br.
O Governo brasileiro está a oferecer oportunidades de trabalho aos médicos portugueses no sistema de saúde público. As inscrições são até 25 de Julho e deverão ser feitas pelo site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br. O contrato será de três anos e os profissionais farão ainda especialização em atenção básica durante a vigência do programa.
A oferta salarial é de 3.400 euros mensais mais ajudas de custo para alojamento e alimentação. As vagas são para todos os estados brasileiros. Só na Baía cerca de mil médicos serão seleccionados para este programa que recebeu o nome de "Mais médicos".
Poderão concorrer médicos de faculdades de Medicina com tempo de formação equivalente ao brasileiro, conhecimentos de língua portuguesa e autorização para livre exercício da medicina no seu país de origem.
Os profissionais vão actuar exclusivamente na atenção básica nos postos para os quais forem designados no âmbito do Programa "Mais médicos". Contarão com supervisão de médicos brasileiros e orientação de instituições públicas de ensino e terão de desempenhar jornada de trabalho de 40 horas semanais para manterem o visto de trabalho e o registo temporário.

in http://economico.sapo.pt/noticias/brasil-oferece-3400-euros-por-mes-a-medicos-portugueses_174050.html

Quem entra, quem sai e quem continua

Confira aqui tudo o que mudou no Governo chefiado por Passos Coelho e Paulo Portas.
Cavaco Silva oficializou hoje através de um comunicado no site da Presidência uma remodelação pedida há três semanas por Pedro Passos Coelho. Com o ‘aval' de Belém levantou-se o véu sobre as mudanças na equipa de ministros.

As novas entradas- Rui Machete é ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros
- Pires de Lima é ministro da Economia
- Jorge Moreira da Silva é ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e da Energia

As mudanças já anunciadas
- Paulo Portas é vice primeiro-ministro (deixa os Negócios Estrangeiros)
- Maria Luís Albuquerque é ministra de Estado e das Finanças (já tinha sido empossada)

As manutenções
- Aguiar Branco, ministro da Defesa
- Miguel Macedo, ministro da Administração Interna
- Paula Teixeira da Cruz, ministra da Justiça
- Nuno Crato, ministro da Educação
- Paulo Macedo, ministro da Saúde
- Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar (perde as pastas do Ambiente e Ordenamento do Território)
- Mota Soares, ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (acrescenta a pasta do emprego)
- Marques Guedes, ministro da Presidência
- Miguel Poiares Maduro, ministro Adjunto

As saídas
- Vítor Gaspar, Finanças (demitiu-se a 1 de Julho)
- Álvaro Santos Pereira, Economia

in http://economico.sapo.pt/noticias/quem-entra-quem-sai-e-quem-continua_174073.html

terça-feira, 23 de julho de 2013

NOV contrata 70 portugueses para escritório em Lisboa

Operação em Portugal poderá vir a crescer em 2014. Salários competitivos e pacote de incentivos são algumas das condições.
A qualidade dos engenheiros portugueses foi a razão principal que levou a multinacional National Oilwell Varco (NOV) a avançar com uma operação em Portugal. "Temos portugueses a viver na Noruega, desde 2006, que se adaptaram muito bem", explica Irene Gullvaag, responsável pelo processo de recrutamento em Portugal. "São pessoas flexíveis, com uma boa atitude de trabalho, com iniciativa, que gostam de assumir responsabilidades e de trabalhar em equipa", descreve a Senior Human Resources Adviser, Irene Gullvaag. O facto de existirem engenheiros qualificados disponíveis no mercado de trabalho português, um recurso raro na Noruega, foi apenas uma das razões da decisão de criar uma operação em Portugal. Outros dos factores decisivos foram a qualidade de vida e os custos mais baixos de produção em Portugal, sublinha esta responsável da NOV. Um país que tem ainda as vantagens de ser na Europa e ter uma proximidade cultural grande com a Noruega.

Com de mais de 60 mil trabalhadores em todo o mundo, a multinacional NOV instalou um escritório num andar inteiro de um edifício em pleno Parque das Nações em Lisboa. O edifício decorado com fotografias das gigantes plataformas petrolíferas para as quais a empresa constrói equipamentos deverá receber até ao final do ano 70 pessoas. O período de contratações está aberto. Para concorrer pode ir ao site da empresa em www.nov.com ou contactar a empresa Kelly Services que está a ajudar na selecção. Mas as contratações não deverão ficar por aqui. Se tudo correr bem, no próximo ano, poderão contratar mais 50 pessoas. Para já foram recrutados 15, mas as restantes vagas continuam por preencher.

Mas quem poderá concorrer a estas vagas? Fundamentalmente engenheiros mecânicos, mas aceitam-se diplomados com outras áreas da engenharia. A empresa, líder em design e produção de equipamentos para a indústria do petróleo e do gás, oferece um salário acima da média paga em Portugal. Quem demonstrar boa qualidade de trabalho ao fim do período de experiência, que dura de 9 a 12 meses, terá à sua espera um lugar fixo na empresa e um pacote de regalias. E quem já foi recrutado tem a plena consciência que está num oásis, em termos de condições de trabalho, principalmente porque se vêem rodeados de empresas que estão a despedir e a baixar salários. Para além das dezenas de jovens que só conseguem encontrar oportunidades de emprego fora do país. E depois há toda a cultura de trabalho que é completamente diferente da prática comum das empresas em Portugal.

Ler mais: http://economico.sapo.pt/noticias/nov-contrata-70-portugueses-para-escritorio-em-lisboa_173978.html

2ª Feira de Turismo de 26 a 28 de julho

 
2ª Feira de Turismo de 26 a 28 de julhoA promoção e divulgação da oferta turística da região volta a ter destaque na segunda edição da BTSeia – Bolsa de Turismo de Seia, vocacionada para as áreas do turismo e lazer.
A cidade de Seia vai receber, de 26 a 28 de julho, a 2ª edição da BTSeia – Bolsa de Turismo de Seia, um evento focalizado na promoção turística da região. O certame, à semelhança do ano passado, vai ter lugar no Parque Municipal de Seia, Gimnodesportivo Municipal 1 e espaço circundante, sendo organizado pela Câmara Municipal de Seia, Núcleo Empresarial da Região da Guarda (NERGA), Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE) e Associação de Artesãos da Serra da Estrela (AASE).
O evento tem por finalidade a promoção, divulgação e desenvolvimento do Turismo na Região da Serra da Estrela, particularmente das potencialidades locais associadas ao Turismo e Produtos Endógenos. Para além da promoção do turismo e lazer na sua vertente mais característica, pretende também comprovar tendências e boas práticas, aliando interesses públicos e privados. Trata-se de um evento único para intensificar o potencial do setor para o próprio desenvolvimento socioeconómico local e regional, desenvolvendo sinergias positivas com as atividades económicas tradicionais, de elevado valor acrescentado.
A organização está a receber inscrições para os diferentes espaços da Feira, que se encontram distribuídos pelas áreas do Turismo, Artesanato, Entidades e outros operadores turísticos, zona de animação, restauração e bares.
Os interessados em participar nesta edição deverão remeter as respetivas fichas de inscrição, consoante a área de atividade.
FICHAS DE INSCRIÇÃO
REGULAMENTOS
 

Teatro e Música no Convento – Urban Ensemble




No próximo dia 27 de Julho, pelas 21h30, o Grupo Urban Ensemble vai realizar um concerto no Convento de São Francisco em Trancoso.

O Urban Ensemble constitui-se como um veículo para (re) visitar algumas das mais relevantes “Paisagens Sonoras” do Folclore Urbano do Mundo, interpretando obras de compositores, como Astor Piazolla ou Fernando Lopes Graça, e alguns originais, escritos para esta formação, de compositores portugueses, como Paulo Ferreira ou Lino Guerreiro, pautados por uma estética moderna cheia de sentido.

Festival de Parapente

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Juros da dívida de Portugal a descer em todos os prazos

Os juros da dívida soberana de Portugal continuavam hoje a descer em todos os prazos em relação a sexta-feira e aos máximos de 12 de julho, depois de o Presidente da República anunciar a manutenção do atual governo.

Às 08:30, os juros a dez anos estavam a ser negociados a 6,731%, depois de terem fechado a 6,799% na sexta-feira e a 7,508% a 12 de julho, um máximo desde novembro de 2012.
No prazo de cinco anos, os juros estavam nos 6,263%, abaixo dos 6,440% de sexta-feira e dos 7,324% de 12 de julho, um máximo desde novembro de 2012.
Os juros da dívida a dois anos também estavam descer, a transacionar-se abaixo dos 5%, nos 4,818%, depois de terem fechado a 5,102% na sessão anterior e a 5,775% a 12 de julho, um máximo desde novembro de 2012.
Depois dos máximos de 12 de julho, os juros da dívida soberana de Portugal em todos os prazos têm fechado em baixa, à espera de uma solução para a crise política.

Ler mais em: http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Artigo/CIECO207598.html

Cavaco impõe condições ao Governo e abre a porta à remodelação

À falta de acordo, o Presidente optou por manter Governo, impondo “sintonia”, prioridade ao crescimento e diálogo.
Doze dias depois de ter colocado o país e o Governo em suspenso, Cavaco Silva colocou ontem um ponto final na crise política e anunciou a continuação do Executivo PSD/CDS. Não sem antes apontar três condições para a governação de Passos e Portas, ao mesmo tempo que avisava que, apesar de manter o Governo "em plenitude de funções", "nunca" vai abdicar dos poderes que a Constituição lhe dá. Um claro aviso à maioria para que se mantenha coesa e um sinal claro de que não deixará passar nova crise e de que vai distanciar-se do Executivo. Optanto por manter este Governo em funções e não por marcar eleições, como queria o PS, Cavaco acaba por ter de abrir a porta à remodelação que Passos e Portas queriam.

"No actual contexto de emergência nacional, a convocação de eleições não é solução para os problemas de Portugal, a melhor solução alternativa é a continuação do actual Governo, com garantias reforçadas de solidez", disse o Presidente na declaração ao país. Lamentando o facto de os partidos não terem conseguido na último semana fechar o acordo de salvação nacional que sugeriu - "a melhor solução para o país" -, Cavaco fez questão de deixar um caderno de encargos aos dois líderes da maioria.

ler mais em: http://economico.sapo.pt/noticias/cavaco-impoe-condicoes-ao-governo-e-abre-a-porta-a-remodelacao_173929.html

Festival Económico Raiano em Vilar Formoso

O evento vai decorrer nos dias 26, 27 e 28 de Julho.


Após dois anos de interregno, o Festival Económico Raiano regressa a Vilar Formoso, no último fim de semana de Julho. Este ano, a Câmara Municipal de Almeida aposta na diversidade da oferta com um Outlet, Mercado de 2ª mão/ Mini mercado de trocas, Energias renováveis, Agricultura e Agricultura Biológica.
 
Programa Sexta-feira 26 de julho:
14h00 – Abertura “Feira de Oportunidades”
19h00 – Pausa para jantar
20h00 – Reabertura da feira
Um momento para rir e descontrair
21h00 –“ Portugal das Bifanas” com Telmo Ramalho
Musica pela noite dentro
22h00 –Join the Vulture
23h00 – Banda NPJ
23h00 - Encerramento da feira
00h00 – Encerramento do Pavilhão


Sábado 27 de julho:

14h00 – Abertura “Feira de Oportunidades”
14h30 – Toca a Zumbar
19h00 – Pausa para jantar
20h00 – Reabertura da feira
Musica pela noite dentro
21h30 – Espectáculo “Rock You Now”
23h30 – Contraband
00h30 – Encerramento da feira
00h30 – Encerramento do Pavilhão


Domingo 28 de julho:

10h00 – Abertura “Feira de Oportunidades”
10h00 – Chaços Urban Cup (provas e demonstrações)
18h00 – Entrega de premio “chaços Urban Cup
19h00 – Pausa para jantar
20h00 – Reabertura da feira
Um momento para rir e descontrair
21h00 – Teatro e comédia “ Agarra que é Milionário” de Tozé Martinho
22h00 – Encerramento da feira
00h00 – Encerramento do pavilhão
Data Início : 26-07-2013 0:00
Data de Fim : 28-07-2013 0:00
Local Evento :Vilar Formoso

in http://www.guarda.pt/artecultura/exposicoes/Paginas/festival-econmico-raiano-em-vilar-formoso.aspx