sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Apresentação do livro de Bento XVI - 4 de Dezembro na BMEL

Quem se reformar em 2013 leva corte de 4,78%

Os trabalhadores que se reformem em 2013 terão um corte de 4,78% na pensão ou terão de trabalhar mais tempo, devido ao aumento do aumento da esperança média de vida, avança o INE, que esta sexta-feira avançou com a sua estimativa provisória.

Isto porque, este ano, a esperança de vida estimada aos 65 anos foi de 18,84 anos.

O INE reviu também os dados para o período 2000-2002 a 2009-2011, onde se incluem os dados de 2006 que servem de base aos cálculos.

Esta atualização do valor das novas pensões surge por via da introdução do fator de sustentabilidade na legislação em vigor.

Este fator expressa a relação entre a esperança média de vida aos 65 anos em 2006, (17,94 anos no valor agora revisto, na versão anterior era de 17,89 anos) com a que foi obtida no ano imediatamente anterior ao do início da pensão, explica a legislação.

Para compensar este corte, os beneficiários da Segurança Social podem optar por ficar mais tempo ao serviço, fazer mais descontos ou reforçar os descontos para regimes complementares.

Assim, de acordo com a atual fórmula de cálculo, um trabalhador que se pretenda reformar em 2013 e tenha uma carreira contributiva entre 15 e 25 anos de serviço poderá optar por trabalhar mais 14 meses e meio de forma a evitar o corte de 4,78% no valor da sua pensão.

No caso de carreiras contributivas mais longas, os meses necessários para compensar o corte são inferiores: 10 meses no caso de carreiras entre os 25 e os 34 anos, sete meses, entre 35 e 39 anos, e 5 meses para carreiras com mais de 40 anos.

Ler mais em: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/reformas-pensoes-trabalhadores-ine-reformados-agencia-financeira/1397598-1730.html

Delegação da Guarda apela à doação de mantas e cobertores

A «Operação Manto Branco» é uma campanha de angariação de mantas e cobertores para distribuição pelas IPSS e pessoas carenciadas do distrito da Guarda.

A Campanha está aberta até dia 21 de Dezembro. Os pontos de recolha são: Paróquias, lojas aderentes ao «Comércio Solidário» da Associação Comercial da Guarda e Fundação de São João de Deus (Nerga). Outro dos locais onde poderão ser entregues é, nos dias 8 e 9 de Dezembro, no Paço da Cultura. A Fundação estará presentes nesse local em conjunto com os Escuteiros do Agrupamento 134 da Guarda.
A entrega às Instituições realizar-se-á no dia de Reis num evento organizado pela Câmara Municipal da Guarda.
Participem e divulguem! Vamos aquecer pessoas!

Para mais informações, contacte-nos: guarda@fundacao-sjd.pt

Desemprego sobe para 11,7% na Zona Euro, Portugal dos piores

A taxa de desemprego na Zona Euro aumentou uma décima em outubro, em relação a setembro, para 11,7%. Em termos homólogos, Portugal foi dos Estados-membros que registou a maior subida, de 13,7% para 16,3%. Em comparação com o mês anterior, por cá a taxa também aumentou uma décima, segundo a estimativa rápida que o Eurostat divulgou esta sexta-feira.

Ao lado de Portugal, em termos homólogos, estão a Grécia, onde a taxa subiu de 18,4% em outubro de 2011 para 25,4% no mesmo mês deste ano, Chipre (de 9,2% para 12,9%) e Espanha (22,7% para 26,2%). Espanha que tem, de resto, a taxa mais alta de desemprego entre os Estados-membros.

Já as maiores descidas foram observadas na Estónia (de 11,5% para 9,6%), Lituânia (14,2% para 12,4%) e Letónia (15,7% para 14,2%).

Mas os países que melhor figuram nas estatísticas são mesmo a Áustria, que apresenta uma taxa de desemprego bem distante da portuguesa, nos 4,3%, o Luxemburgo (5,1%), A Alemanha (5,4%) e a Holanda (5,5%).

Se olharmos para o conjunto da União Europeia, a taxa também aumentou uma décima face a setembro, situando-se nos 10,7%.

Em outubro, existiam 5.678 milhões de jovens com menos de 25 anos sem trabalho na UE e 3.609 milhões na Zona Euro.

Em relação a um ano antes, foram arrastados para as estatísticas negras mais 279.000 jovens na União Europeia a 27 e 350.000 na Zona do Euro, cada vez mais «pisada» pela crise.
in http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/desemprego-taxa-de-desemprego-eurostat-trabalho-emprego-ultimas-noticias/1397548-1730.html

Novos concursos no âmbito dos Sistemas de Incentivos às empresas

 


O Programa Operacional Fatores de Competitividade e os Programas Operacionais Regionais do Continente abrem concursos no âmbito dos Sistemas de Incentivos.

Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) - Projectos Individuais
Prazo para candidaturas: de 12 de outubro de 2012 a 20 de agosto de 2013
Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) - Projectos em Co-Promoção
Prazo para candidaturas: de 12 de outubro de 2012 a 30 de agosto de 2013
Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) - Reforço de Núcleos de I&DT
Prazo para candidaturas: de 12 de outubro de 2012 a 30 de agosto de 2013
Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME (SI Qualificação de PME) - Projectos Individuais
Prazo para candidaturas: de 24 de outubro de 2012 a 16 de setembro de 2013
Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME (SI Qualificação de PME) - Projectos Conjuntos (Outras Tipologias)
Prazo para candidaturas: de 24 de outubro de 2012 a 15 de julho de 2013
Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME (SI Qualificação de PME) - Vales
Prazo para candidaturas: de 24 de outubro de 2012 a 13 de novembro de 2013
Sistema de Incentivos à Inovação (SI Inovação) - Inovação Produtiva
Prazo para candidaturas: de 24 de outubro de 2012 a 05 de setembro de 2013
Sistema de Incentivos à Inovação (SI Inovação) - Empreendedorismo Qualificado
Prazo para candidaturas: de 24 de outubro de 2012 a 05 de setembro de 2013


Para mais informações, visite o site do COMPETE.

TI 7.6, 8.7.6 e 9.7.6 – Abertura de Candidaturas

 

A CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género informa que decorre entre os dias 28 de Novembro e 28 de Dezembro de 2012, para as regiões de convergência (Norte, Centro e Alentejo), Lisboa e Algarve, o período para apresentação de candidaturas no âmbito das tipologias de intervenção 7.6, 8.7.6 e 9.7.6 – Apoio ao Empreendedorismo, Associativismo e Criação de redes empresariais de atividades económicas geridas por mulheres, de acordo com o âmbito e condições definidas no respetivo aviso de abertura.
Consulte aqui o aviso de abertura;
Consulte aqui a documentação de suporte à candidatura:
- Guião da tipologia;
- Grelha de análise;
- Referencial de Formação em Igualda de Género – 18 horas;
- Referencial – Elementos do Plano de Negócio.

Ler mais em: http://www.poph.qren.pt/content.asp?startAt=2&categoryID=488&newsID=2354&cnt_offset=undefined

Nevão fecha estradas na Serra da Estrela - JN

Nevão fecha estradas na Serra da Estrela - JN

Seminário "Territórios, sociedades e culturas em tempos de mudança" na BMEL


    
O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove amanhã e no sábado na Guarda um seminário sobre "Territórios, sociedades e culturas em tempos de mudança".

Segundo o CEI, durante os trabalhos serão abordados, «de forma transversal e plural», os temas de investigação propostos nos apoios a trabalhos de investigação em 2011, que têm vindo a ser desenvolvidos no âmbito do projeto de investigação denominado "Territórios, sociedades e culturas em tempos de mudança". Durante os dois dias, os bolseiros do CEI e outros investigadores apresentarão mais de 30 comunicações divididas em quatro painéis, moderadas pelos coordenadores de investigação daquela instituição. Os trabalhos começam pelas 14h30 na sexta-feira e pelas 9h30 no sábado na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

***** Vitrinismo - enquadramento e evolução *****



Data: 3 a 6 Dez. e de 10 a 13 Dezembro 2012

Local: NERGA

Destinatários:

- Adultos com idade igual ou superior a 18 anos;
- Activos (empregados e desempregados);
- Formandos com menos de 18 anos, desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho.

Duração: 25 Horas em horário pós-laboral

Custos de Inscrição: Frequência gratuita

Ler mais:
http://www.nerga.pt/Forma%C3%A7%C3%A3o/Vitrinismo/tabid/232/Default.aspx

Dormir+ para ler melhor dia 30 de Novembro na BMEL

dormir
Dia 30 | Sala Tempo e Poesia | 20H30
O projeto "DORMIR+ para LER MELHOR" resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura e o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica e visa a promoção da leitura, partindo dos benefícios que a qualidade de sono das crianças e dos jovens trazem para que leiam melhor, compreendam melhor e aumentem o seu sucesso escolar. O Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda está a desenvolver este projeto no qual a BMEL é parceira.

Destinatários: pais, professores, educadores e técnicos de biblioteca



 
 
Contacto - Info: Tel: 271 210 767
 

«New York Times» apresenta fotos a Portugal


Portugal Passes Another Austere Budget (Portugal passa outro orçamento austero)

O New York Times apresentou uma galeria de fotos do nosso país. Fotos tristes, de um país à beira de um colapso económico-social. Será esta a imagem que queremos ter lá fora?

Ver Fotos


Como não é esta a mensagem que queremos mostrar de Portugal e do nosso povo, deixamos um video que ilustra o nosso país.

 

Adega de Pinhel inicia vendas regulares de vinho para o Brasil


A Adega Cooperativa de Pinhel anunciou que vendeu dois contentores de vinho para o Brasil, com um total de 32 mil garrafas, iniciando o processo de venda “regular” para aquele país.

Segundo Agostinho Monteiro, presidente da Adega Cooperativa de Pinhel, no distrito da Guarda, a instituição vendeu dois contentores, com 16 mil garrafas cada um, para duas lojas do Grupo Pingo Doce, uma de São Paulo e outra do Rio de Janeiro.

“O primeiro contentor saiu na segunda-feira e o segundo vai sair na sexta-feira”, indicou, sublinhando tratar-se de uma encomenda que foi concretizada “após um processo longo” de negociações.

A direção da adega prevê que após esta primeira encomenda sejam enviados para o cliente brasileiro “três a quatro contentores por ano” para cada uma das lojas.

Ler mais em: http://www.asbeiras.pt/2012/11/adega-de-pinhel-inicia-vendas-regulares-de-vinho-para-o-brasil/

60 empresas da Guarda assumem compromisso de qualidade




A Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda (ACG) atribuiu a insígnia “Guarda Prestige” a cerca de 60 empresas do distrito, com o objetivo de “valorizar a qualidade” do serviço prestado aos clientes.
“A carta de qualidade ‘Guarda Prestige’ define um conjunto de requisitos, cujo cumprimento confere às empresas a atribuição de um estatuto de prestígio, assumindo assim um compromisso com a qualidade”, referiu à agência Lusa Victor Nunes, diretor executivo da ACG.
O responsável indicou que à primeira fase do projeto, agora concluído, aderiram cerca de 60 empresas de todo o distrito, “dos mais diversos setores de atividade”.
Segundo Victor Nunes, o plano que está a ser desenvolvido desde meados deste ano, consiste na avaliação do serviço prestado pelas empresas e na atribuição de uma insígnia “que vão poder utilizar na sua comunicação”.
A ação visa “valorizar a qualidade no serviço prestado ao cliente” apostando os empresários abrangidos numa “boa imagem no atendimento”, referiu o responsável.
Explicou que no âmbito da mesma iniciativa, na campanha de Natal deste ano a ACG distribuirá aos empresários e comerciantes distinguidos, diverso material específico, como sacos para compras e embrulhos, com alusão à insígnia hoje entregue.

Ler mais em:http://www.asbeiras.pt/2012/11/60-empresas-da-guarda-assumem-compromisso-de-qualidade/

Jornada de Turismo 2012 no Sabugal


Fonte: Município do Sabugal     
Trata-se de um evento que tem como objetivo debater recursos, dinâmicas e oportunidades deste setor.

Nos dias 14 e 15 de dezembro, o Auditório Municipal do Sabugal acolhe a Jornada de Turismo 2012. Durante estes dias serão debatidos variados temas relacionados com o setor, nomeadamente os seus recursos, dinâmicas e oportunidades. A sessão de abertura deste evento, agendada para as 10 horas, do dia 14, estará a cargo de António Robalo, presidente da Câmara Municipal do Sabugal, que apresentará os recursos turísticos do concelho raiano. Pelas 11 horas, surge o primeiro painel de debate sobre o tema "Cultura, Património e Turismo - Uma relação sustentável?", que será moderado por Dalila Dias, coordenadora da Estrutura de Gestão do PROVERE "Aldeias Históricas de Portugal - Valorização do Património Judaico". Seguidamente serão apresentados casos de sucesso, relacionados com a temática discutida, como a "Rota do Românico" e "Óbidos Criativa". O segundo painel de debate entrará em cena pelas 14h30, onde serão apresentadas e debatidas estratégias para a afirmação de uma região, moderadas por Jorge Patrão, presidente do polo de desenvolvimento turístico da Serra da Estrela. Posteriormente, serão também apresentados casos de sucesso relativos a esta temática, como o "Arouca Park: Geoturismo e Marketing Territorial" e “Associação das Termas de Portugal”. Pelas 17 horas, serão apresentadas e discutidas as ofertas inovadoras de Turismo de Natureza num painel moderado Gonçalo Poeta Fernandes, vice-presidente do Instituto Politécnico da Guarda. Sendo que, serão também apresentados casos de sucessos relacionados com esta temática, como a World Adenture e a Reserva Faia Brava - Associação Transumância e Natureza. A sessão de encerramento deste dia estará a cargo do presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro - CCDRC, Pedro Saraiva. Para o dia 15, estará prevista uma visita ao Centro Histórico do Sabugal, Museu Municipal e Termas do Cró. Pela ocasião será também lançada a primeira pedra do novo hotel rural do Cró. Para finalizar estes dois dias dedicados ao turismo, irá decorrer uma visita à Aldeia Histórica de Sortelha.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012




As Aldeias do Xisto estão prestes a alcançar as 600 camas no interior centro de Porugal, onde quase não existia oferta há dez anos. A informação foi avançada à agência Lusa pelo coordenador, Rui Simão.

Essa meta deverá ser conseguida no final do próximo ano, quando aos quartos em espaço rural se juntarem dois novos hotéis de quatro estrelas e um aldeamento de cinco estrelas em Oliveira do Hospital e Miranda do Corvo.

No total, existem 27 aldeias e 21 municípios envolvidos neste projecto, além de diversas infra-estruturas, desde circuitos pedestres até praias fluviais.

Ler mais em: http://www.publituris.pt/2012/11/27/aldeias-do-xisto-perto-de-alcancar-as-600-camas/

terça-feira, 27 de novembro de 2012

País só deverá sair da recessão em 2014

OCDE: recessão mais profunda e desemprego ainda pior para 2013

 

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) traça um cenário negro para Portugal: mais recessão, mais défice e mais desemprego, no próximo ano.

De acordo com as previsões económicas da OCDE, divulgadas esta terça-feira, em 2013 a economia nacional vai contrair 1,8%, bem mais do que prevê o Governo e o Banco de Portugal (-1% e -1,6%, respetivamente).

Segundo as contas da organização, o país só deverá sair da recessão em 2014, altura em que deverá crescer 0,9%, apoiado nas exportações e no investimento, ainda que o consumo privado permaneça retraído. Mas se for cumprida a vontade do Governo e da troika, o país poderá começar a crescer já no segundo trimestre do próximo ano.

Quanto ao desemprego, também há novidades. Para a organização, a taxa deverá bater um novo recorde ao aumentar para 16,9% (contra a previsão de 16,4% do Executivo), sendo que deverá permanecer em níveis elevados por muito tempo.

Ainda assim, a OCDE considera que «é necessário apostar na consolidação orçamental» e avançar com mais reformas no mercado laboral, para suportar a recuperação económica».

Aos olhos da organização, o país falhará ainda a meta do défice, que deverá chegar aos 4,9% no próximo ano, acima dos 4,5% estimados pelo Governo.
 

ACG promove Festival Gastronómico


Fonte: Diário As Beiras    
No âmbito do projeto Guarda Prestige, a Associação Comercial da Guarda promove, entre os dias 7 e 17 de dezembro, o Festival Gastronómico "Sabores da Guarda".

De 7 a 17 de dezembro, a Associação Comercial da Guarda (ACG) promove o festival gastronómico “Sabores da Guarda”, com o objetivo de promover a gastronomia regional, com particular enfoque para a morcela e a castanha, como duas das iguarias que mais se destacam. Três dezenas de restaurantes do distrito aderiram a esta iniciativa, que pretende valorizar sinergias entre os agentes cooperantes, sendo a gastronomia regional um dois principais meios de promoção dos recursos endógenos e produtos tradicionais da região.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pontes de Esparguete em concurso na UBI


A XXI edição do Concurso "Humberto Santos" de Pontes de Esparguete terá lugar no dia 29 de novembro, na Universidade da Beira Interior (UBI).

Na próxima quinta-feira, dia 29, a Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior irá acolher mais uma edição do Concurso "Humberto Santos" de Pontes de Esparguete, com início marcado para as 15 horas. O concurso tem como objetivo principal incentivar as capacidades criativas dos alunos, aplicando os conhecimentos adquiridos na sua formação, no projeto de uma ponte em treliça construída com um material tão comum e acessível como o esparguete. O evento é constituído por duas categorias a concurso, a resistência e a estética. Na primeira é fundamental ter uma construção que suporte a maior carga possível, sendo que a carga máxima suportada vem continuamente a ser ultrapassada, encontrando-se o recorde (nacional) no valor de 108,60 kg. Relativamente à segunda categoria, a construção deve ser a mais agradável sob o ponto de vista arquitetónico. A organização pretende que este concurso envolva um grande número de alunos do ensino secundário e superior. Mais informações sobre o concurso, regulamento de cada uma das categorias, inscrições, prémios, tutorial de construção de pontes de esparguete, arquivo de edições anteriores, e contactos podem ser encontrados aqui.
Data Início :
29-11-2012 15:00
Local Evento :
Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior
 

Jornadas de Atletismo

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA

Inscrições Abertas em : http://www.prorating.pt/index.html
 
Telf.: 271 227 303
Fax: 271 227 304

Novos escalões de IRS: consulte as simulações

Versão preliminar OE 2013
 
Veja a versão completa da tabela

Em parceria com a Deloitte, a Agência Financeira e tvi24.pt apresentam uma tabela de simulação com os novos escalões de IRS: saiba quanto vai pagar de imposto e em que novo escalão está inserido.
Actualização de 0%Rendimento
(Euros)
IRS 2013
(sem STE)
(Euros)
IRS 2013
(a STE)
(Euros)
IRS 2013(Total)
(Euros)
Redução
do Salário
Líquido
Casado /2 tit.10 000000,00%
Casado / 1 tit.10 0000000,00%
Solteiro10 000760760,76%
Casado / 2 tit.20 0000000,00%
Casado / 1 tit.20 000703687723,85%
Solteiro20 0002 7803643 1445,73%
Casado / 2 tit.40 0004 7547045 4584,93%
Casado / 1 tit.40 0005 8398576 6965,69%
Solteiro40 0009 7301 15210 8825,46%
Casado /2 tit.80 00018 8492 28121 1305,15%
Casado / 1 tit.80 00018 8492 28121 1305,15%
Solteiro80 00025 8612 57628 4386,52%
Casado / 2 tit.200 00072 4756 55379 0288,72%
Casado / 1 tit.200 00072 4756 55379 0288,72%
Solteiro200 00081 3966 84888 2456,66%
Casado / 2 tit.400 000162 36513 673176 0386,65%
Casado / 1 tit.400 000162 36513 673176 0386,65%
Solteiro400 000171 28613 968185 2555,78%
Fonte: Análise Deloitte
Nota: STE - corresponde à sobretaxa extraordinária

Fala português? O top language jobs tem 152 empregos à sua espera

As desvantagens de se ser emigrante terminam quando o trabalho a fazer implica falar a língua materna. Pela Europa existem actualmente 152 empregos onde o trabalho é falar português.

Em diversos países, várias escolas de línguas procuram nativos da língua portuguesa, mas também há empregos para as áreas de marketing, pesquisa e análise de dados, tecnologias ou até para call centers.
O site top language jobs fez a selecção das vagas de várias empresas, ao todo 152 a que pode aceder. Os países de destino são Reino Unido, Espanha, França, Roménia, Irlanda ou Polónia.
As vagas destinam-se a trabalhos em tempo parcial ou inteiro.

Veja mais aqui in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO071285.html

Licenciaturas para ajudar os estudantes a criar negócios? Aqui já existem

Desde o início deste ano letivo, todos os estudantes que ingressam em qualquer licenciatura da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) têm a certeza que serão obrigados a desenvolver um plano de negócio ao longo dos três anos do curso.
 
O projeto, inovador ao nível do grau académico de licenciatura, integra mais de quarenta docentes das diversas unidades curriculares, que vão estimular o espírito de iniciativa e apoiar os alunos e a criarem o seu projeto de forma progressiva e multidisciplinar. “A prática habitual no ensino superior, ao nível de licenciaturas, consiste em pedir aos estudantes para desenvolverem um plano de negócio numa unidade curricular de empreendedorismo que normalmente se concentra no último ano do curso ou até no último semestre apenas.
 
Queremos que os nossos alunos pensem numa ideia de negócio desde que entram na escola e o desenvolvam de forma integrada em cada unidade curricular”, afirma João Paulo Vieito, diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais.
 
Ler mais em:http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO071257.html

Privado sofre corte salarial em 2013, sector público em 2014

O sector privado vai pagar o ajustamento nominal na massa salarial previsto para o próximo ano. Portugal fica, assim, no grupo de apenas cinco países europeus que registarão tal fenómeno que reflete a destruição de empregos, mas também atualizações de ordenados anémicas ou inexistentes.

Mas, o Governo tem planos de austeridade adicionais para a função pública – que este ano foi aparentemente poupada, mas apenas por via da reposição de subsídios. As Finanças de Gaspar preparam já a segunda maior redução salarial nominal pública da União Europeia – acontecerá em 2014, no contexto do plano de refundação do Estado e de cortes a fundo na despesa, mostram cálculos baseados em informação da Comissão Europeia.

De acordo com Bruxelas, a massa salarial (compensação dos empregados) vai cair 0,3% em 2013, e pelo terceiro ano consecutivo, refletindo em exclusivo a destruição de emprego no sector privado (menos assalariados, mais desempregados) e, em parte, o ambiente de compressão/redução salarial.
Na economia como um todo, espera-se uma redução de 1,6% nos postos de trabalho existentes, existindo várias medidas nos memorandos (já em vigor ou em preparação) para amarrar os salários à produtividade.

Ler mais em: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO073399.html