
Vou de férias e sem computador, por isso espero que os colaboradores do blog não o deixem sem notícias e sem atividade. Conto convosco e BOAS FÉRIAS ...
O blog Espelho da Interioridade pretende refletir sobre a atualidade no interior, destacando sempre que possível boas práticas para ultrapassar as barreiras dessa interioridade.


A produtividade agrícola regista perdas significativas devido à seca, que este mês sofreu um novo agravamento. As quebras de produção de trigo atingem os 40% no Alentejo. Na região Centro, líder na produção de batata, a produtividade deste alimento regista igualmente uma redução de 40%. No Algarve, os citrinos registam uma diminuição de 30% e a alfarroba de 40%. Em Lisboa e Vale do Tejo há uma redução expressiva na produção de uva de 29%. Também no Norte, a falta de chuva provoca estragos, com uma diminuição de 25% nos produtos hortícolas. O 8º relatório de Acompanhamento e Avaliação dos Impactos da Seca revela que, no final de junho, 80% do território do continente estava em seca severa ou extrema. Numa projecção para este mês, observados valores de precipitação extremamente baixos, a seca sofreu novo agravamento, com 74% do território em seca extrema (nível mais grave) e 17% em seca severa. Ontem, o Instituto da Água revelava uma quantidade de precipitação de 2,5 litros/metro quadrado, muito abaixo do habitual para Julho (10,3 l/m2). A seca levou a que, no primeiro semestre do ano, a importação de energia eléctrica tenha aumentado 152%, revela o relatório elaborado pelo Gabinete de Planeamento e Políticas, do Ministério da Agricultura. O aumento da importação de energia resulta da queda de produção de energia hídrica: menos 64%. O armazenamento das albufeiras foi, em junho, de 53%.

Um estudo realizado pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) revela que o concelho da Covilhã tem um índice de fibrilhação auricular superior à média nacional. No concelho da Covilhã, a percentagem dos afetados é de 3,4% enquanto a média nacional é de 2,4%, informou hoje a instituição.