sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CineEco anuncia seleção oficial 2015

21ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que vai realizar-se de 10 a 17 de outubro, colheu como inspiração para a sua Seleção Oficial a Encíclica Papal sobre as alterações climáticas e ambiente. O filme de abertura é ‘A Hora do Lobo’, do realizador francês Jean-Jacques Annaud, uma ficção sobre uma espécie em risco de extinção, igualmente na serra da Estrela.
  
Já é conhecida no  site do CineEco a lista oficial das obras selecionadas e a filosofia que marcou as escolhas de filmes para a edição nº 21 do festival, que decorre na Casa Municipal da Cultura de Seia, de 10 a 17 de outubro.
 
A Seleção Oficial CineEco 2015 inspirou-se na Encíclica do Papa Francisco, divulgada pelo Vaticano em junho passado, intitulada ‘Laudato Si, Sobre o Cuidado da Casa Comum’, um importante manifesto que coloca pela primeira vez a Igreja Católica no centro do debate ambientalista e climático e que antecipa de alguma forma a discussão da Conferência Mundial sobre as Alterações Climáticas, em novembro próximo.
 
Ao todo estão selecionados cerca de 80 filmes, de 20 países, repartidos por várias seções competitivas, onde se inclui Longas e Curtas Internacionais, Séries e Documentários de Televisão, Longas e Curtas da Lusofonia e Panorama Regional e todos manifestam a preocupação e o reconhecimento da responsabilidade da mão humana no aquecimento global e necessidade de mudarmos o nosso estilo de vida, para salvar o planeta. A Encíclica é um documento extraordinário, que tem sido saudado por líderes religiosos, ambientalistas, investigadores, dirigentes de organizações internacionais e naturalmente inspirou a organização do CineEco 2015.
 

Reativação do Orfeão de Mêda


Inscrições abertas a toda a comunidade e a todas as idades.

Gosta de cantar? Gosta de novos desafios? Gosta de Coros? Então este desafio é indicado para si!
 
Numa ação conjunta entre a Autarquia e o Centro de Formação Musical de Mêda pretende-se assim reativar o Orfeão de Mêda, estando as inscrições abertas a toda a comunidade e a todas as idades. As inscrições podem ser feitas presencialmente na Casa Municipal da Cultura, ou pelo telefone 279 883 525 ou ainda através do email cfmusicalm@gmail.com
 
No próximo dia 2 de outubro pelas 21H00 irá ter lugar uma reunião na Casa Municipal da Cultura para todos os interessados de forma a que todas as questões sejam respondidas.
 
Venha juntar-se a nós e passe a palavra!
 

O Cobertor de papa a reinventar-se

Este fim-de-semana, dias 19 e 20 de setembro, todos os caminhos vão dar a Maçainhas onde a organização da Festa do "Cobertor de papa" não deixa os créditos por mãos alheias e reinventa o seu ex-libris através de instalações, espaços acolhedores com gastronomia e ateliês ligados à lã e ao fabrico do cobertor, debate, animação musical, caminhada, uma corrida e a inovação com um Papa Dome. A tradição reinventa-se e acompanha os novos tempos. As instalações artísticas ao longo da aldeia são o fio condutor do próprio programa, conduzindo os visitantes para os vários pontos e identificando os locais das iniciativas. (ver programa completo aqui).

O espaço Papa Dome promete ser uma das surpresas do evento. Trata-se de uma estrutura com 5 metros de diâmetro, e com capacidade para 25 visitantes (de cada vez). Nele, o público é desafiado a utilizar os seus sentidos e a descobrir os sons, as texturas, os cheiros e as cores do cobertor de papa e do seu processo de fabrico. A estrutura é toda ela forrada de cobertores e cobertores e ali decorem micro concertos pelo Conservatório de Música de São José da Guarda.

Destaque também para o debate "A Pastorícia como fator de desenvolvimento sustentável" no dia 19, às 15h30 e que contará com as intervenções dos especialistas Manuel Rodríguez Pascual (investigador na área da transumância), Frederico Lucas (Novos Povoadores), Marta Antunes (empresária que vende peças em burel) e Lígia Rézio (designer) e Miguel Gigante (criador de moda, trabalha com burel). A sessão contará com a moderação de Valentín Cabero Diéguez e decorrerá na Fábrica Têxtil José Freire, em Maçainhas.

Ler mais: http://www.mun-guarda.pt/Noticias/270-festival-de-cultura-popular-pa.aspx

Cubus, uma estrutura única pensada pelos jovens da Guarda

A partir desta segunda-feira, dia 14 de setembro, a Guarda tem uma nova estrutura tecnológica a funcionar na cidade.

Depois de vários meses com propostas, debates de ideias e maquetas eis que surge na Guarda a estrutura Cubus. A ideia resulta do desafio da Câmara Municipal da Guarda no âmbito do Orçamento Participativo Jovem lançado, no início deste ano, à comunidade escolar.

Os agrupamentos de escolas da Sé e Afonso de Albuquerque e a Escola Profissional da Guarda aceitaram o repto e o resultado está agora à vista no Jardim Municipal do Largo Frei Pedro. Cubus é uma peça única de mobiliário urbano sustentável, resulta da combinação entre um banco de jardim e um sistema solar de carregamento de baterias, preparado para carregar telemóveis, computadores, tablets e outros equipamentos eletrónicos.

A estrutura reúne condições para o uso, em simultâneo, de quatro utilizadores, e terá ainda como valência quatro ecrãs que facultam informação audiovisual da autarquia. Para uma segunda fase fica a instalação de um hotspot naquela zona. A ideia é que os utilizadores da estrutura possam mesmo ter acesso wireless gratuito à internet.

Ler mais: http://www.mun-guarda.pt/Noticias/271-cubus-uma-estrutura-unica-pens.aspx

Universidade Sénior de Gouveia com inscrições abertas


 
 
Estão abertas as inscrições para a Universidade Sénior de Gouveia. O período letivo tem início a 05 de outubro e todos os interessados podem inscrever-se no Gabinete de Apoio ao Munícipe (Câmara Municipal), na Escola Secundária de Gouveia e na Escola Apostólica Cristo Rei (Seminário).

A Universidade Sénior de Gouveia visa criar uma resposta socioeducativa promotora da melhoria da qualidade de vida da população sénior do concelho, valorizar competências adquiridas ao longo da vida, promover e dinamizar atividades de carácter social, cultural e educacional, de desenvolvimento social e pessoal, de solidariedade, de convívio e lazer, onde a população alvo ocupa diferentes papeis funcionais.
A Universidade Sénior de Gouveia conta com a colaboração de vários professores voluntários, que iram ministrar disciplinas como Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Educação Física, Música, Expressões Plásticas, Património Cultural, Inglês, Ciências na Vida, Saúde e outras. A Universidade Sénior desenvolve, ainda, outras atividades como visitas temáticas, workshops, encontros culturais, intercâmbios e atividades decorrentes das propostas apresentadas pelos alunos seniores.
Este é um projeto de três entidades parceiras: Município de Gouveia, Escola Apostólica Cristo Rei e Agrupamento de Escolas de Gouveia, que tem como missão a promoção do envelhecimento ativo e valorização dos seniores.

Em: http://www.cm-gouveia.pt/noticias/Paginas/universidade-snior-de-gouveia-inscries-abertas2015.aspx

Prémio Intermarche - Queijo Serra da Estrela


 

COCEBA – Cooperativa Agropecuária de Celorico da Beira

A Região em que se insere a COCEBA é conhecida pela Capital do Queijo Serra da Estrela. O objetivo da empresa é o de recuperar e promover um património de elevada como é o queijo DOP Serra da Estrela. Nesse sentido, tem inovado no ponto de venda , sendo disso exemplo as lojas nos aeroportos de Lisboa e Porto , onde se vende com distinção.
Particularmente, o projeto “Condominio Rural” tem por objetivo a manutenção das boas práticas artesanais da produção do queijo serra da estrela.

Ver mais: http://www.premiointermarche.pt/pre-finalistas/produtos-processados-queijo-e-vinho/