sexta-feira, 13 de abril de 2018

3º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela de Ciclismo

 

Guarda entre as 49 pré-finalistas das 7 Maravilhas à Mesa

 
Depois de eleitas as Aldeias-Maravilha este ano, onde já foram explorados vários patrimónios culturais, históricos e gastronómicos, as 7 Maravilhas® avançam agora para um território que cria um vínculo com o que sai da nossa terra, com a experiência que tiramos ao visitar as regiões vinhateiras portuguesas e com o que apresentamos à mesa. Esta eleição vai promover a verdadeira experiência de comer e beber a uma mesa portuguesa, razão pela qual somos cada vez mais um destino turístico de referência.

Daqui vão resultar não uma, mas sete mesas representativas do nosso país.
O processo segue o percurso de anos anteriores, com a votação de um painel de especialistas na lista longa de candidaturas, de onde vai resultar uma lista de 49 pré-finalistas, 7 de cada região. Todo o processo tem o acompanhamento e supervisão de um Conselho Científico e a votação é auditada pela PwC. Consulte o Regulamento Refª7MM18III.
Do Minho ao Algarve, passando pela Madeira e Açores, estas são as 49 Mesas Pré-Finalistas que reuniram o consenso de um Painel de 77 Especialistas e do Conselho Científico, destacando-se com o melhor da gastronomia, vinhos, azeite e roteiros turísticos de cada região de Portugal.
 
CONHEÇA AS 49 MESAS PRÉ-FINALISTAS

MESA CIDADE DA GUARDA

 

Freguesia: Guarda
Concelho: Guarda
Região: Centro
Região Vinícola: Beira Interior

A riqueza dos produtos endógenos está bem patente na típica mesa beirã. O queijo, a morcela, o azeite e a carne Jarmelista integram e ilustram a gastronomia da região, fortemente marcada pela riqueza dos solos e especificidade climática.
A presença da oliveira e da produção de azeite no concelho da Guarda e em grande parte da Beira Interior está associada historicamente à nobreza, qualidade e riqueza do produto.
A morcela da Guarda é considerada um produto tradicional de qualidade reconhecida. A morcela é um enchido fumado obtido a partir de sangue e gorduras de porco, condimentado com sal, salsa, colorau doce, cebola e cominhos.
A raça jarmelista, única e exclusiva da beira interior, da Guarda, representa a tradição e a singularidade da nossa terra. Origina um produto de excelência, carne tenra, extremamente suculenta e muito saborosa.
Produzido há seculos na região serrana da Estrela a partir de leite de ovelhas Bordaleiras, o queijo Serra da Estrela é hoje uma referência da gastronomia e da cultura portuguesas, tendo granjeado reconhecimento além-fronteiras pelo seu caracter distinto e singular.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

A raça jarmelista cria-se tradicionalmente em regime extensivo pastoreando em terras de altitude ricas em espécies biodiversas, originando um produto de excelência, carne tenra extremamente suculenta.
Produzido há séculos na região serrana da Estrela a partir de leite de ovelhas Bordaleiras. O queijo da Serra é de pasta semimole, amanteigado, de cor branca ou ligeiramente amarelada.

3. Produto Endógeno: Morcela da Guarda
 
A morcela da Guarda é considerada um produto tradicional de qualidade reconhecida. A morcela é um enchido fumado obtido a partir de sangue e gorduras de porco.


 
 

 4. Azeites: Ethos – Azeite Virgem Extra | Vale do Mondego

 Historicamente, a produção de azeite centrou-se em duas áreas de referência: o Vale do Mondego e o Vale da Teixeira, ambos com microclimas favoráveis à produção de azeitona de qualidade.



Ler mais: http://7maravilhas.pt/

Promoção dos recursos endógenos do território de intervenção do GAL Pro-Raia