quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Câmara da Guarda aprova redução de 55 para 43 freguesias

Fonte: Guarda Digital  A Câmara Municipal da Guarda aprovou ontem o novo mapa administrativo do concelho, com o voto contra do PSD, que prevê a redução das atuais 55 freguesias para 43.



Segundo a proposta aprovada pelo executivo socialista, que foi elaborada por uma comissão criada na Assembleia Municipal, o concelho da Guarda passará a ter 42 freguesias rurais e uma urbana. O vice-presidente da autarquia, Virgílio Bento, que presidiu à reunião na ausência do presidente Joaquim Valente, referiu que as atuais três freguesias urbanas de Sé, S. Vicente e S. Miguel serão agregadas numa só e também serão agrupadas 19 rurais, que têm menos de 150 habitantes. Anunciou que o concelho da Guarda sofre uma redução do número de Juntas de Freguesia de 55 para 43, sendo constituídas dez novas unidades administrativas resultantes de oito uniões de duas freguesias e de duas uniões de três freguesias. O autarca observou que a proposta foi elaborada por um grupo de trabalho composto por representantes de todos os partidos e as decisões foram tomadas por «consenso», tendo o executivo da Câmara Municipal dado o seu parecer favorável, com um voto contra do único vereador do PSD presente na sessão. «A comissão chegou a esta proposta a que demos hoje o nosso parecer favorável e será apresentada na próxima [reunião da] Assembleia Municipal», disse. A proposta foi criticada pela vereadora do PSD, Ana Fonseca, que votou contra por considerar que «poderia ter sido uma oportunidade para repensar uma forma mais eficaz» de reforma do território concelhio. «As populações poderiam ficar mais bem servida, havendo um número maior de junções», defendeu a vereadora do PSD no final da reunião. Ana Fonseca considerou ainda que algumas uniões «não fazem sentido», dando o exemplo da freguesia de S. Miguel, na área urbana da Guarda, que vai agregar-se com Sé e S. Vicente. «Estamos a falar de uma mega freguesia, profundamente heterogénea, que não vai servir os interesses das populações», observou.
 

2 comentários:

  1. Claro que sobrevive e bem e ainda vai " buscar " o Carvalhal Meão, pois os habitantes do Carvalhal em plenário decidiram que queriam ser agregados ao Adão.

    ResponderEliminar