segunda-feira, 18 de março de 2013

Portugal é o país mais desigual da zona euro

Pobreza
Na zona euro não existe país mais desigual do que Portugal. Esse dado está patente no índice de Gini, que mede o grau de distribuição do rendimento. Com um valor de 34,2 (quanto mais alto mais desigual), o país distancia-se de uma média da zona euro de 30,5 e de 30,7 na Europa dos 27. Aliás, mesmo no seio da União Europeia (UE), só a Bulgária e a Letónia têm pior desempenho, segundo dados do Eurostat relativos a 2011. Em 2012 e até ao momento, a forma como foi aumentada a carga fiscal, o corte nas pensões, o desemprego e a diminuição das prestações sociais terão contribuído para acentuar as diferenças, considera o Observatório das Desigualdades.
Os 20% mais ricos em Portugal auferem um rendimento que é 5,7 vezes superior ao daqueles que se encontram entre os 20% mais pobres. Se os menos afortunados ganham em média 360 euros, os mais abastados recebem em média 2052 euros por mês. Este é o resultado do índice S80/S20 elaborado pelo Eurostat e com dados que vão até 2011. Neste índice, somos o sexto país mais desigual no seio da União Europeias o terceiro (após a Grécia e Espanha) da zona euro.

Mas esta injusta distribuição tem vindo a mudar o seu perfil e a classe média parece ser a nova vítima. "Até 2010, verifica-se que a desigualdade económica aumentou devido ao avolumar do rendimento disponível detido pelos grupos do topo da distribuição, mantendo os grupos da base aproximadamente a mesma fatia do total dos rendimentos em relação a anos anteriores.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO118206.html

Sem comentários:

Enviar um comentário