quarta-feira, 8 de maio de 2013

UBI na Shell Eco-marathon

A academia beirã vai participar mais um ano na Shell Eco-marathon. Para esta edição, uma equipa de 12 elementos, entre docentes e alunos, trabalhou num novo carro. Um projeto que tem por base a utilização de matérias naturais na construção do veículo que vai estar presente no circuito citadino de Roterdão.

O que se pode fazer com conjunto de placas de cortiça, uns quantos panos de algodão e um punhado de fibra de coco? A resposta menos esperada é, sem dúvida, um carro. Mas foi isso mesmo que um grupo de docentes e alunos da Universidade da Beira Interior fizeram.
A envolver um chassis tubular em ligas leves estão alguns painéis constituídos precisamente de corticite e algodão e revestidos a fibra de coco. Esta foi a fórmula revolucionária que os académicos encontraram para dar vida a mais um carro produzido na Universidade da Beira Interior com o objetivo de participar na Shell Eco-marathon. Este ano, a prova organizada pela petrolífera, apresenta, para além das habituais vertentes de competição - que passam por percorrer o maior número de quilómetros com a menor quantidade de combustível possível, - uma componente ambiental. É precisamente nesta linha que vai a grande aposta da academia beirã.
Na sua 14ª participação, a equipa da UBI tem já um vasto palmarés que pretende ampliar. Ao longo de todos estes anos, a academia beirã foi conseguindo recordes nacionais, tendo, nas últimas cinco edições, conseguido concluir a prova. Este ano não é exceção e as espectativas da equipa do UBICAR são altas. No circuito citadino de Roterdão, uma das principais preocupações passa por percorrer o maior número de quilómetros com a menor quantidade de combustível possível. Para além disso, a petrolífera que patrocina todo este evento, introduziu uma vertente “ecológica” e as melhores soluções são as premiadas. A UBI espera, também aqui, dar cartas.

Ler mais: http://www.urbi.ubi.pt/pag/11334

Sem comentários:

Enviar um comentário