segunda-feira, 6 de maio de 2013

SIBTUR - Simpósio Internacional de Boas Práticas em Turismo - 8 e 9 de maio de 2013 no Cine-Teatro de São Pedro do Sul. Organização: EPC

O turismo é um fenómeno com uma progressiva relevância aos níveis económico, social, ambiental e académico. A acentuada expansão territorial deste setor, bem como a sua crescente diversidade em termos de proveniência e motivações da procura turística colocam sérios desafios à gestão da qualidade por parte de fornecedores de serviços, intermediários e destinos turísticos.

Adicionalmente, numa época caracterizada pela multiplicação da oferta de serviços e produtos turísticos e em que se acentua a competitividade entre destinos à escala global, verifica-se uma consequente maior dificuldade em atrair e fidelizar visitantes. Assim, é hoje imperioso que os atores do setor conheçam e implementem as melhores práticas de desenvolvimento de produtos turísticos e de gestão de relações com os clientes (Customer Relationship Management). Na atual era do conhecimento, apenas por via de uma observação sistemática das melhores práticas implementadas em outros contextos geográficos (benchmarking) será possível a um destino como um todo e aos diversos atores que o constituem, alcançar e manter níveis elevados de competitividade, atratividade e sustentabilidade turísticas.

Por iniciativa do Departamento de Turismo da Escola Profissional de Carvalhais (São Pedro do Sul) realizar-se-á nos dias 8 e 9 de Maio de 2013 o Simpósio Internacional de Boas Práticas em Turismo (SIBTUR). Este evento, a que se associou a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, terá como palco o Cine-Teatro de São Pedro do Sul e ambiciona converter-se num show-case de referência de boas práticas ao nível da oferta turística, da intermediação/distribuição turística e da gestão de destinos.

Concretamente, ambiciona-se que cada edição do SIBTUR, que se pretende vir a ter uma periodicidade anual, se foque num universo bem definido de tipos de boas práticas inerentes a tipos de turismo ou de atores turísticos específicos. Na sua edição de arranque, o SIBTUR focar-se-á em boas práticas em quatro âmbitos distintos no seio do setor turístico: ambiente; serviço ao cliente; inovação ao nível de conceitos de produtos e destinos turísticos; utilização de tecnologias de informação para promover e distribuir serviços e produtos turísticos.

O turismo de saúde e o touring em zonas rurais de baixa densidade são, porventura, os dois tipos de turismo em que o município São Pedro do Sul e a região de Lafões, em geral, apresentam um maior potencial. Assim, estas tipologias de turismo terão particular destaque na primeira edição do evento. Através da disseminação das melhores práticas que empresas e entidades institucionais de âmbito turístico levam a cabo no âmbito do turismo de saúde e do touring em zonas rurais, o SIBTUR visa contribuir para o incremento dos padrões de qualidade do sistema turístico da região onde se insere.

Para mais informações e inscrições: sibtur.epcarvalhais.org

in http://epc.epcarvalhais.org/pt/noticias.10/sibtur_-_simposio_internacional_de_boas_praticas_em_turismo_.a136.html

Sem comentários:

Enviar um comentário