segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pinturas do século XVI descobertas na Igreja Matriz de Valbom


Igreja Matriz de Valbom    
Dois painéis de pintura portuguesa a óleo sobre madeira de carvalho, datáveis da segunda metade do século XVI, foram recentemente encontradas na Igreja Matriz de Valbom, concelho de Pinhel.


A descoberta foi feita por Joana Pereira, da Comissão Diocesana de Arte Sacra, no âmbito do Projeto de Inventário do Património Religioso, Imóvel e Móvel, existente na Diocese da Guarda, em curso desde 2007.
A alta importância da descoberta destas pinturas, que pertenceram a um desmantelado conjunto retabular da antiga igreja, abriu a possibilidade de se levar a efeito a remoção, salvaguarda, conservação e, adequada “musealização”, no local, das pinturas de Nossa Senhora da Assunção e de São Pedro. São duas obras de arte sacra, de uma oficina regional, desconhecidas tanto na vertente histórico-artística, como na cultural.
As pinturas que, até ao dia 19 de setembro de 2013, permaneceram enigmaticamente silenciosas no tardoz do retábulo do altar-mor da igreja matriz de Valbom, foram recentemente conservadas pelos técnicos de conservação e restauro do Instituto de Conservação e Restauro e Salvaguarda do Património, sediado no Tortosendo.
O processo de conservação, que ocorreu entre setembro e dezembro de 2013, previu a desinfestação, limpeza, consolidação e proteção das pinturas que atualmente adornam a nave do templo religioso, cumprindo a missão religiosa para as quais foram originalmente realizadas.


Ler mais: http://www.cm-pinhel.pt/noticiaspublicacoes/noticias/Paginas/pinturas-igreja-matriz-valbom.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário