quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Portugal no Top 10 dos mais valiosos

Golfe é um dos produtos fortes na região do Algarve
Portugal está no top 10 dos melhores países em turismo, sendo o oitavo destino mais valioso do mundo. E é o quarto país que mais valor ganhou neste sector, em 2013, depois do Sri Lanka, Cambodja e Tailândia.

Leia também: Algarve é o melhor destino de golfe da Europa
O relatório Nation Brands, da britânica Brand Finance, que mede a força dos países enquanto marcas (pesando o investimento, o turismo, os bens e serviços e o grau de especialização da mão de obra), destacou Portugal na lista de “top performers” de 2013 na área do turismo, à frente dos Emirados Árabes Unidos e da Austrália. O turismo de Portugal teve uma das subidas mais rápidas no sector, tendo-se valorizado 13 pontos nos mercados internacionais, para um total de 71 no ranking BSI (Brand Strength Index) do turismo. Os primeiros lugares foram para a Tailândia (79), Malásia (76), Áustria (75), Nova Zelândia (75), Suíça (73), Singapura (72) e Estónia (71).
Leia também: Lisboa é melhor city break on a budget
Este tem sido um ano particularmente bom para o turismo nacional, também devido à instabilidade causada pela Primavera Árabe. Os dados do INE, até agosto, já contabilizavam um aumento acumulado nos hóspedes (mais 3,8%), nas dormidas (mais 4,9%) e nos proveitos totais (mais 4,9%), sendo este sector um dos que mais contribuiu para o crescimento do país e a saída da recessão.
Leia aqui: Consumo privado e turismo tiram economia da recessão
O Algarve, por exemplo, deverá fechar 2013 com mais 800 mil dormidas do que em 2012, e em agosto os gastos dos turistas estrangeiros em Portugal ascenderam a 1,34 mil milhões de euros, um valor recorde de receitas naquele mês. Provas de que, segundo o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, há um sector em "Portugal que consegue competir com os seus concorrentes europeus e fidelizar os turistas". "Outro indicador importante é que finalmente começaram a subir os proveitos da hotelaria e o rendimento por quarto, ou seja, temos uma inversão da política de preços baixos que estava a ser praticada ainda que esteja consciente de que não estamos ainda, em termos de preços, ao nível que a hotelaria gostaria de estar e ao nível daquilo que existia antes de 2008", afirmou o governante no mês passado.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO303063.html?page=0

Sem comentários:

Enviar um comentário