segunda-feira, 23 de junho de 2014

Número de escolas que vão fechar na Guarda é inferior ao previsto

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, revelou hoje que o número de escolas do 1.º ciclo do ensino básico que vão encerrar no concelho é menor do que o inicialmente programado, sem especificar a quantidade.
 
"Está tudo acordado com o Governo e vão ser menos do que estava inicialmente previsto", avançou à agência Lusa o autarca, escusando-se a adiantar os números em causa por uma questão de "respeito" para com o executivo de Passos Coelho.
 
"Espero que a decisão final esteja de acordo com o combinado", afirmou, sublinhando o "diálogo e a cooperação" que houve com o Ministério da Educação ao longo deste processo.
 
Segundo os dados divulgados pelo Sindicato dos Professores da Região Centro, poderão estar identificadas para fechar 11 escolas do 1.º ciclo do ensino básico no concelho da Guarda.
 
Já ao nível do distrito, estará previsto o encerramento de 44 escolas no próximo ano letivo, de acordo com a mesma fonte.
 
O Ministério da Educação e Ciência anunciou no sábado que vai fechar 311 escolas do 1.º ciclo do ensino básico e integrá-las em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino, no âmbito do processo de reorganização da rede escolar.
 
"O novo ano letivo terá início em infraestruturas com recursos que oferecem melhores condições para o sucesso escolar. [Os alunos] estarão integrados em turmas compostas por colegas da mesma idade, terão acesso a recursos mais variados, como bibliotecas e recintos apropriados a atividades físicas e participação em ofertas de escola mais diversificadas", refere a tutela em comunicado.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário