sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O Cobertor de papa a reinventar-se

Este fim-de-semana, dias 19 e 20 de setembro, todos os caminhos vão dar a Maçainhas onde a organização da Festa do "Cobertor de papa" não deixa os créditos por mãos alheias e reinventa o seu ex-libris através de instalações, espaços acolhedores com gastronomia e ateliês ligados à lã e ao fabrico do cobertor, debate, animação musical, caminhada, uma corrida e a inovação com um Papa Dome. A tradição reinventa-se e acompanha os novos tempos. As instalações artísticas ao longo da aldeia são o fio condutor do próprio programa, conduzindo os visitantes para os vários pontos e identificando os locais das iniciativas. (ver programa completo aqui).

O espaço Papa Dome promete ser uma das surpresas do evento. Trata-se de uma estrutura com 5 metros de diâmetro, e com capacidade para 25 visitantes (de cada vez). Nele, o público é desafiado a utilizar os seus sentidos e a descobrir os sons, as texturas, os cheiros e as cores do cobertor de papa e do seu processo de fabrico. A estrutura é toda ela forrada de cobertores e cobertores e ali decorem micro concertos pelo Conservatório de Música de São José da Guarda.

Destaque também para o debate "A Pastorícia como fator de desenvolvimento sustentável" no dia 19, às 15h30 e que contará com as intervenções dos especialistas Manuel Rodríguez Pascual (investigador na área da transumância), Frederico Lucas (Novos Povoadores), Marta Antunes (empresária que vende peças em burel) e Lígia Rézio (designer) e Miguel Gigante (criador de moda, trabalha com burel). A sessão contará com a moderação de Valentín Cabero Diéguez e decorrerá na Fábrica Têxtil José Freire, em Maçainhas.

Ler mais: http://www.mun-guarda.pt/Noticias/270-festival-de-cultura-popular-pa.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário