domingo, 29 de novembro de 2015

A aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, vai receber pelo terceiro ano consecutivo o evento “Aldeia Natal”, que destaca a tradição do presépio e exclui o Pai Natal.

Página Oficial Facebook - Cabeça Aldeia NatalEntre 12 de dezembro e 06 de janeiro, aquela povoação da região da Serra da Estrela, no distrito da Guarda, “veste-se” de Natal e estará decorada com cenários “inspirados no imaginário de Natal na montanha”.
“Passear pela aldeia, que também é a primeira Aldeia Led do país e que por si só detém uma beleza única pela predominância do xisto, a que se conjuga uma decoração ecológica alusiva ao Natal, onde apenas prevalece a tradição do presépio religioso, sem alusão ao Pai Natal, é a proposta para uma viagem ao imaginário do Natal nesta Aldeia de Montanha”, anuncia a organização em comunicado hoje enviado à agência Lusa.
Segundo os promotores do evento natalício “Cabeça: Aldeia Natal“, os cenários que vão decorar a localidade “são inspirados no imaginário de Natal na montanha, na natureza, biodiversidade e respeito pelo meio ambiente”.
Grinaldas de folhas, corações concebidos com musgo e lã da Serra da Estrela, estrelas feitas de desperdícios das florestas e a própria árvore de Natal revestida a pinheiro natural e pinhas, são alguns dos trabalhos decorativos próprios da época natalícia que os visitantes podem encontrar.
Durante o evento, a visita à aldeia, com cerca de 200 habitantes, é ainda complementada com tasquinhas de produtos regionais, artesanato, animação de rua e experiências inspiradas na história, saberes e sabores da Serra da Estrela.
“Depois da experiência francamente positiva dos anos anteriores, a comunidade desta pequena aldeia da Serra da Estrela está empenhada na operacionalização da iniciativa, trabalhando diariamente e voluntariamente na conceção dos enfeites que vão vestir a ‘Aldeia de Natal’, prometendo algumas surpresas para este ano”, indica a organização.
O evento “Cabeça: Aldeia Natal” é promovido pela Comissão de Baldios de Cabeça, em estreita parceria com a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, o Município de Seia e a União das Freguesias de Vide e Cabeça.

Sem comentários:

Enviar um comentário