sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Aberto para obras – I Salão de Outono" no Museu da Guarda

Na quinta-feira, dia 13 de outubro, arranca na "cidade mais alta" a iniciativa "Aberto para obras – I Salão de Outono" no Museu da Guarda. Recuperando a tradição das mostras outonais, o Município da Guarda promove a exposição das obras originárias do I Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda (SIAC) como a Escultura, a Pintura e a Serigrafia, com outras expressões que marcaram presença também no mesmo SIAC, nomeadamente a Poesia, a Música e o Cinema. A iniciativa decorrerá entre os dias 13 de outubro e 30 de novembro e contempla as áreas plásticas referidas, estando presentes todos os artistas e criadores do SIAC. Será apresentado também o Catálogo do Simpósio, no último dia deste Salão de Outono.

Recorde-se que o I SIAC – que decorreu entre maio e junho passados na Guarda - reuniu artistas dos vários ramos da criação plástica e produziu um acervo que hoje integra as coleções do Museu da Guarda, agora sob a tutela do Município. Embora a escultura esteja já em espaço público na cidade, a Pintura, a Fotografia e a Serigrafia saídas daquele evento ainda não tinham tido exposição pública. Este é pois o objetivo deste Salão de Outono, a inclusão catalogal das obras do SIAC no espaço do Museu da Guarda. Da mesma forma, pretende-se que cada artista tenha a oportunidade de poder apresentar obras inéditas produzidas entretanto,  e que seguirão depois para outras exposições nomeadamente em Lisboa e Madrid.
De realçar ainda a importante componente pedagógica deste Salão de Outono pois estão previstas várias visitas guiadas à exposição por parte das escolas do concelho da Guarda.

Ler mais:http://www.mun-guarda.pt/Noticias/471-aberto-para-obras-1-salao-de-o.aspx
 

Sem comentários:

Enviar um comentário