segunda-feira, 4 de junho de 2018

O ‘petróleo português’ é lilás e vamos poder fazer turismo nas explorações

Expresso: O ‘petróleo português’ é lilás e vamos poder fazer turismo nas exploraçõesProvavelmente já ouviu falar das baterias de iões de lítio, que servem de base à indústria crescente dos carros elétricos – mas também dos iphones e dos tablets -, que vão ganhando escala a nível global e, certamente, também já ouviu alguém dizer que Portugal é o quinto produtor mundial de lítio e tem reservas identificadas para várias dezenas de anos de exploração.

Pois bem, as principais explorações mineiras de lítio situam-se entre as localidades de Gonçalo e Seixo Amarelo, no concelho da Guarda, onde agora se trabalha na abertura das minas à população em geral. Ou seja, vai ser possível, caso queira, fazer passeios entre as explorações, que é como quem diz, começar a praticar turismo geológico naquela região. As minas são a céu aberto.

O projeto está a ser desenvolvido há mais de um ano pela professora e geóloga Ana Antão, do Instituto Politécnico da Guarda, em conjunto com a empresa Pegmatítica - Sociedade Mineira de Pegamatites e ainda em parceria com a Associação Portuguesa de Geólogos.

“Para já, estamos a fazer a topografia e cadastro do terreno, para depois passarmos à elaboração dos percursos e à sua divulgação”, explica Ana Antão.

Ler mais: http://www.msn.com/pt-pt/financas/economia/o-%E2%80%98petr%C3%B3leo-portugu%C3%AAs%E2%80%99-%C3%A9-lil%C3%A1s-e-vamos-poder-fazer-turismo-nas-explora%C3%A7%C3%B5es/ar-AAyaaCj?li=AAl4orZ&ocid=ientp

Sem comentários:

Enviar um comentário