segunda-feira, 23 de julho de 2012

Construção da Barragem da Covilhã oficializada

A assinatura do contrato de financiamento para a construção da Barragem da Ribeira das Cortes ocorreu no passado dia dia pelas 11 horas, no salão nobre da Câmara da Covilhã.

Fonte: Diário As Beiras Esteve presente o secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques. Recorde-se que a cerimónia esteve inicialmente prevista para o passado 28 junho, mas acabou por ser cancelada pelo Ministério da Economia, que alegou «falta de condições técnicas». A Barragem da Ribeira das Cortes representa um investimento de 28 milhões de euros e estima-se que venha a abastecer de água a população do concelho covilhanense até 2050. A sua construção foi autorizada pelo MAMAOT em 2011 após 21 anos de várias tentativas frustradas por parte do município. Está prevista uma comparticipação de 14 milhões de euros no âmbito do QREN, via Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), mais 10 milhões emprestados pelo Banco Europeu de Investimento. A Câmara terá que assumir 4 milhões.

Novo Código Do Trabalho: como funciona o banco de horas?

A terceira alteração ao Código do Trabalho está prestes a entrar em vigor. A Agência Financeira, em colaboração com Joana Carneiro, advogada do Departamento do Direito do Trabalho da JPAB - José Pedro Aguiar-Branco & Associados, explica-lhe as principais mudanças que os trabalhadores e empregadores têm de enfrentar.

Hoje é a vez do banco de horas: como funcionará, quais as novas obrigações e direitos.

No que respeita à organização do tempo de trabalho, a Lei n.º 23/2012 introduz o banco de horas individual e o banco de horas grupal:

O banco de horas individual, previsto no novo artigo 208.º-A do Código do Trabalho (CT), vem permitir que, por acordo entre empregador e trabalhador, o período normal de trabalho seja aumentado até duas horas diárias e atinja 50 horas semanais, com o limite de 150 horas por ano, sem ser considerado trabalho suplementar.

O acordo pode ser celebrado mediante proposta escrita do empregador, presumindo-se a aceitação por parte de trabalhador que a ela não se oponha, por escrito, nos 14 dias seguintes ao conhecimento da mesma e terá de regular os seguintes aspetos:

- A forma de compensação do trabalho prestado em acréscimo, que pode ser feita mediante: redução equivalente do tempo de trabalho; aumento do período de férias; ou, pagamento em dinheiro;

- A antecedência com que o empregador deve comunicar ao trabalhador a necessidade de prestação de trabalho;

- O período em que deve ter lugar a redução do tempo de trabalho para compensar trabalho prestado em acréscimo, bem como a antecedência com que qualquer uma das partes deve informar a outra da utilização dessa redução.

- Quanto ao banco de horas grupal, o artigo 208.º-B do CT vem permitir que este regime seja instituído à generalidade dos trabalhadores de uma equipa ou secção, por simples decisão do empregador, desde que:

1) Uma maioria de 60% dos trabalhadores de uma equipa, secção ou unidade económica se encontre já abrangido por banco de horas previsto por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho, estendendo-se o respetivo regime aos restantes trabalhadores abrangidos pela estrutura; ou,

2) Uma maioria de 75% dos trabalhadores de uma equipa, secção ou unidade económica aceite a proposta do empregador para a implementação de banco de horas grupal, ficando sujeitos a este regime a totalidade dos trabalhadores abrangidos pela estrutura em causa.

in Agência Financeira

Exposição de pintura de Célia Alves em Vila Franca das Naves

No próximo domingo, pelas 16h30, será inaugurada, no Centro Cultural Miguel Madeira, em Vila Franca das Naves, uma exposição de pintura intitulada "Mãe Terra", da autoria de Célia Alves.

Fonte: Shutterstock Images - Licença Standard Célia Alves, natural de Vila Franca das Naves, é licenciada em Geografia pela Universidade de Coimbra, tendo iniciado a atividade na área da pintura em 2001, integrada num Clube de Artes, que frequentou até 2004. A exposição de pintura intitulada "Mãe Terra", da sua autoria, fica patente ao público até ao dia 31 de agosto, no Centro Cultural Miguel Madeir, em Vila Franca das Naves.
 
 
 
 
Guarda Digital 

domingo, 22 de julho de 2012

CineEco integra plataforma internacional de festivais de Cinema Verde


O CineEco é um dos dez festivais em todo o mundo que compõem a plataforma digital de festivais Internacionais de Cinema de Ambiente, designada Greenfilm Network, anunciou a organização do certame de Seia



A Rede de Cinema Verde (GFN), para além do CineEco, de Portugal, reúne o Cinemambiente de Turim (Itália); o Cinemaplaneta, de Cuernavaca (México), o Ecocup, de Moscovo (Rússia); FFEM, de Montreal (Quebec); FICA de Goiás (Brasil); FIFE, de Paris (França); Filmambiente, de Rio de Janeiro (Brasil); GFFIS, de Seul (Coreia) e Planet in Focus, de Toronto (Canadá). O objetivo da rede é «coordenar os eventos dos festivais associados, promover e distribuir filmes na cena internacional e incentivar iniciativas e projetos para fazer as pessoas parar e pensar sobre as condições do meio ambiente», adianta a mesma fonte. De acordo com a organização do CineEco, a criação de uma ampla rede de festivais de ambiente «abre uma grande oportunidade para compartilhar experiências cinematográficas que são muitas vezes muito variadas». Cada festival tem a sua própria personalidade, mas todos «podem trabalhar em conjunto, permitindo a difusão de uma “cultura ambiental” através do cinema», salienta. «O que se espera é que esta rede se torne cada vez mais um ponto fulcral para as instituições internacionais, directores de cinema e produtores e que neste caso permite valorizar o CineEco e afirmar Seia no contexto internacional», destaca. Refira-se que o CineEco é organizado pelo município local e este ano realiza-se de 6 a 13 de outubro, estando a decorrer até 6 de agosto as inscrições para os filmes a concurso.

Porta da Estrela in Guarda.pt

sexta-feira, 20 de julho de 2012

CURSOS PROFISSIONAIS, AO ABRIGO do NOVO PROGRAMA, para o NOSSO DISTRITO


GuardaA2481 - Ciências InformáticasTécnico/a de Informática - Sistemas120-25Guarda########n.d. 
GuardaA1522 - Eletricidade e EnergiaTécnico/a de Eletrotecnia120-25Guarda########n.d. 
GuardaA2522 - Eletricidade e EnergiaTécnico/a Instalador/a de Sistemas Solares Fotovoltaicos120-25Guarda########n.d. 
GuardaB1521 - Metalurgia e MetalomecânicaTécnico/a de CAD/CAM120-25Guarda10-Set-12entidade a identificar a curto prazo
GuardaB3524 - Tecnologia dos Processos QuímicosTécnico/a de Análise Laboratorial120-25Guarda10-Set-12entidade a identificar a curto prazo
GuardaB0812 - Turismo e LazerTécnico/a de Informação e Animação Turística120-25Guarda10-Set-12AEP
GuardaB3621 - Produção Agrícola e AnimalTécnico/a de Produção Agrária120-25Guarda17-Set-12entidade a identificar a curto prazo
GuardaB2213 - Audiovisuais e Produção dos MediaTécnico/a de Multimédia120-25Guarda########CEC/CCIC/NERGA
GuardaB2341 - ComércioTécnico/a de Logística120-25Guarda########CEC/CCIC/ACG
GuardaB1523 - Eletrónica e AutomaçãoTécnico/a de Eletrónica e Telecomunicações120-25Guarda17-Set-12entidade a identificar a curto prazo
GuardaB2522 - Eletricidade e EnergiaTécnico/a Instalador/a de Sistemas Solares Térmicos120-25Pinhel17-Set-12entidade a identificar a curto prazo
SeiaA2481 - Ciências InformáticasTécnico/a de Informática - Sistemas120-25Seia03-Set-12n.d. 
SeiaA3729 - Saúde - OutrosTécnico/a Auxiliar de Saúde120-25Seia03-Set-12n.d. 

APOSTA NO ENSINO PROFISSIONAL PARA JOVENS

GOVERNO REFORÇA APOSTA NO ENSINO PROFISSIONAL PARA JOVENS
No âmbito dos acordos sobre o reforço do Ensino Profissional assumidos no Compromisso para o Crescimento, Competitividade e Emprego, o Governo definiu um programa de atuação para o eixo de jovens, tendo em vista o período de 2012 a 2014, com enfoque nas seguintes prioridades:
  • Aumentar o número de jovens que seguem as vias profissionais do ensino secundário;
  • Incentivar a articulação entre os diferentes promotores privados, numa lógica de racionalização financeira;
  • Criar um sistema integrado de orientação escolar e profissional;
  • Assegurar uma maior articulação entre as escolas e as empresas, com vista à divulgação das ofertas de emprego e das capacidades dos alunos/formandos.
O Governo comprometeu-se ainda a ajustar a oferta de formação tendo em conta as necessidades e prioridades dos diferentes sectores económicos e do mercado de trabalho, com especial ênfase na área dos bens e serviços transacionáveis, através de uma interação permanente entre as escolas e as empresas. Face a isto, o Governo tomou já uma série de medidas que serão implementadas no ano letivo 2012/2013, entre as quais se destaca a articulação das ofertas formativas oferecidas pelas várias entidades, a promoção de parcerias locais entre entidades do sistema de ensino e formação profissional, do sistema educativo e da sociedade civil, e a oferta de Cursos de Aprendizagem a jovens.
Os cursos de Aprendizagem, da responsabilidade do IEFP em coordenação com a oferta do sistema educativo, constituem uma oportunidade de qualificação profissional, com equivalência ao 12.ºano de escolaridade, para os jovens com idade entre os 15 e os 24 anos, contribuindo, de forma eficaz, para o aumento dos seus níveis de empregabilidade e de inclusão social e profissional. Estes objetivos são potenciados pela organização da formação em alternância (dual), isto é, entre dois contextos: a entidade formadora e a empresa. No ano de 2012, em cumprimento do Compromisso para o Crescimento, Competitividade e Emprego, assinado entre o Governo português e os parceiros sociais, visa-se abranger 30 000 jovens.
Num momento em que os jovens que agora concluíram o 9.º ano têm que fazer uma opção consciente, de forma ponderada com as respetivas famílias, quanto ao próximo ano letivo, os Ministérios da Economia e do Emprego, e da Educação e Ciência sublinham que estão determinados a:
  • Por um lado, otimizar os recursos públicos disponíveis nas duas redes, através da celebração de protocolos de parceria, entre os centros de formação profissional e escolas básicas, secundárias e profissionais, num quadro de complementaridade de intervenções, rentabilizando, a nível local, os recursos humanos (professores/formadores), materiais (espaços de formação - salas, oficinas, laboratórios), entre outros. Desta forma, promove-se a sua ocupação a 100% e permite-se ainda a partilha e troca de experiências entre os diferentes operadores públicos e privados de educação e formação.
  • Por outro lado, proporcionar aos jovens que pretendam obter a sua formação de nível secundário através de uma via qualificante, a orientação e o encaminhamento para um curso de Aprendizagem que corresponda aos seus interesses e motivações e se revele facilitador da sua integração no mercado de trabalho. Isto sem excluir a possibilidade de prosseguimento de estudos ao nível da especialização tecnológica, pós-secundária, ou mesmo do ensino superior, politécnico e universitário.
  • A rede de Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP), tutelada pela ANQEP, facilitará o acolhimento, a informação e o aconselhamento, de forma independente e realista, dos jovens e adultos que procuram educação e formação. Progressivamente, estes centros irão herdar e alargar as funções dos antigos Centros Novas Oportunidades.
Os jovens que pretendam frequentar um curso de Aprendizagem devem dirigir-se a um centro de emprego ou a um centro de formação profissional de gestão direta ou de gestão participada do IEFP ou efetuarem uma pré-inscrição, através do portal do IEFP (http://www.iefp.pt/), na sequência da qual serão contactados pelo serviço competente.
Encontram-se planeadas mais de 700 ações, para iniciar a partir do próximo mês de setembro e seguintes, nas diferentes áreas de formação, com particular incidência nas tecnológicas ou outras consideradas prioritárias para os cursos de Aprendizagem em 2012, face às necessidades evidenciadas pelas empresas e pelo mercado de emprego.
Importa ainda referir que o Governo se encontra já a preparar um conjunto de medidas que serão implementadas no ano letivo 2013/14, nomeadamente:
1. Uma revisão das várias modalidades de ensino profissional e profissionalizante para eliminar as sobreposições e facilitar a legibilidade da oferta formativa:
  • Haverá uma maior flexibilização dos currículos, com o objetivo de facilitar uma mais rápida adequação destas formações às necessidades do mercado de trabalho, dos públicos-alvo e das regiões abrangidas.
  • As modalidades de Cursos Profissionais e de Cursos de Aprendizagem serão uniformizadas, atendendo à sua grande semelhança em termos de público-alvo, currículos e saídas profissionais.
  • Serão eliminados progressivamente os Cursos Secundários com Planos Próprios, através da sua integração na modalidade de Cursos Profissionais, aproveitando a flexibilização referida;
2. Será identificado um conjunto restrito de Escolas de Referência do Ensino Profissional. As EREP terão como foco uma área de atividade económica prioritária, e funcionarão numa região relevante para essa mesma atividade. Para além das componentes habituais de uma escola profissional de jovens, fornecerão ambientes empresariais para a realização de estágios, e realizarão a formação de formadores técnicos e de técnicos para outras escolas, centros de formação e empresas. Estas escolas receberão um selo de qualidade que as identifique.
3. Será criado um sistema de informação nacional para os alunos do ensino profissional e profissionalizante, com o objetivo de facilitar a sua mobilidade entre cursos e entre entidades formativas e de produzir indicadores fiáveis sobre o sistema de ensino profissional

Incêndios em vários pontos da Madeira - País - Notícias - RTP

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