A Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda, recebe no dia 22 de março, das 15h às 18h, uma ação de formação subordinada ao tema Educação e Cinema – Desconstruções Pedagógicas, destinada a professores. A ação, promovida pelo Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta do Sabugal, é dinamizada pelo Prof. Doutor José António Moreira, Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e acreditada pelo Centro de Formação de Professores de Guarda-Raia. A entrada é gratuita, mas carece de inscrição.
Sinopse:
A aprendizagem em rede e as potencialidades do software social trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber uma “nova” didática para a docência que deve basear-se não só nos conhecimentos científico, tecnológico, curricular e pedagógico, mas também num conhecimento científico e pedagógico da tecnologia audiovisual que permita planear, conceber e utilizar recursos audiovisuais e tecnologias digitais no processo educativo e formativo de forma eficaz.
Assim, com o intuito, de estudar fundamentadamente estas questões, mas também de procurar ajudar educadores e formadores a utilizar pedagogicamente este tipo de recurso, nesta ação são apresentados alguns exemplos de estratégias e um modelo pedagógico para desconstrução de filmes, adaptável a qualquer contexto e ambiente educativo.
O blog Espelho da Interioridade pretende refletir sobre a atualidade no interior, destacando sempre que possível boas práticas para ultrapassar as barreiras dessa interioridade.
terça-feira, 14 de março de 2017
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
CEI Lança Iniciativa de Estímulo à Investigação e Inovação
Estão abertas as candidaturas à primeira edição do Prémio CEI-IIT Investigação, Inovação e Território, iniciativa que visa distinguir trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade.
Esta iniciativa decorre do compromisso do Centro de Estudos Ibéricos com a cooperação e difusão do conhecimento nestes territórios envolvendo investigadores, atores e instituições de diferentes regiões e países que apostam num justo equilíbrio entre a investigação e a ação.
O Prémio CEI-IIT tem duas modalidades:
- Apoio a trabalhos e projetos de investigação nas seguintes áreas: Dinâmicas territoriais e iniciativas de desenvolvimento local; Património, recursos do território e riscos naturais; Coesão social e Governança, capacitação e modernização institucional.
- Apoio a projetos e iniciativas inovadoras de dinamização económica e social, que contribuam para a coesão dos territórios de baixa densidade, que apostem, sobretudo nos seguintes domínios: Valorização e uso eficiente dos recursos endógenos; Tecnologias ao serviço da qualidade de vida e Inovação territorial.
O apoio financeiro a conceder será de 2.500,00€ (dois mil e quinhentos euros) por modalidade. As candidaturas terão de ser submetidas até ao dia 17 de Abril de 2017.
O regulamento e formulário de candidatura estão disponíveis em www.cei.pt.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017
António Saraiva, da Guarda, é o autor da proposta vencedora para o Luso-American Veterans Monument
O arquitecto António Saraiva, da Guarda, é o autor da proposta vencedora para o Luso-American Veterans Monument, que vai ser construído no Peter Francisco Park, na cidade de Newark, New Jersey. Trata-se de uma iniciativa comunitária para homenagear luso-descendentes que serviram nas Forças Armadas dos Estados Unidos da América. O próprio nome do parque evoca um herói da Guerra da Independência (no final do século XVIII), que terá nascido nos Açores.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
I Edição do Curso de Sistemas de Informação Geográfica e Geoturismo
Em 2017 o Aspiring Geopark Estrela promove a I Edição do Curso de Sistemas de Informação Geográfica e Geoturismo, nos dias 11, 18 e 25 de março.
Toda a Informação e Inscrições em: goo.gl/HP0r9a
Toda a Informação e Inscrições em: goo.gl/HP0r9a
Conferências da Estrela - 9 temas|9meses|9 municípios
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
Aulas suspensas devido à greve do Pessoal Não Docente .
Devido à greve dos funcionários auxiliares, as aulas já foram suspensas em todas as escolas do segundo e terceiro ciclos da Guarda: Sé, Afonso de Albuquerque, Santa Clara, São Miguel e Carolina Beatriz Ângelo. Nos estabelecimentos sedes de agrupamentos (Sé e Afonso de Albuquerque) o primeiro tempo ainda funcionou mas as actividades lectivas foram suspensas a partir das 9h30.
In: http://www.altitude.fm/index.php/actualidade/1723-aulas-suspensas-nas-escolas-da-guarda-devido-a-greve-de-auxiliares
In: http://www.altitude.fm/index.php/actualidade/1723-aulas-suspensas-nas-escolas-da-guarda-devido-a-greve-de-auxiliares
A greve dos funcionários das escolas está hoje a afectar dezenas de escolas no país e a Federação nacional da Educação (FNE) diz que dezenas estão encerradas em todo o país e que a adesão ronda os 90%.
Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, que estava junto à Escola Secundária do Restelo, em Lisboa, que está fechada, afirmou que as primeiras informações indicam que há escolas encerradas de norte a sul do país, apontando os concelhos de M...afra, Torres Vedras, Bragança, Lisboa, Porto e Gaia. Na Guarda, também foram afectadas as escolas da cidade. No Agrupamento da Sé, não há aulas nas escolas Carolina Beatriz Ângelo e na Secundária. No Agrupamento Afonso de Albuquerque, encerraram as EB das Bermudes, Espírito Santo, Augusto Gil e Lameirinhas, assim como a a Escola de Santa Clara.
Os funcionários das escolas fazem hoje greve para exigir, entre outros aspetos, a negociação da criação de uma carreira especial, mas também mais recursos humanos nas escolas, com os sindicatos a estimarem uma carência de, no mínimo, 2.000 auxiliares.
“Para já estamos com índices de adesão que rondam 90% e estão a inviabilizar a abertura de muitas escolas”, acrescentou Dias da Silva, remetendo números concretos sobre as escolas encerradas para a conferência de imprensa agendada para as 12:00 na sede da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP).
A Federação Nacional de Educação (FNE), que para além de docentes também representa funcionários escolares, entregou o pré-aviso de greve a 19 de janeiro, um protesto também apoiado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) e pela Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP).
Um dos problemas ao qual os sindicatos querem que a tutela dê resposta é a substituição de funcionários com contratos emprego-inserção (CEI) e ‘tarefeiros’ pagos à hora (com valores que rondam os 3,5 euros/hora), por funcionários com formação adequada à função que desempenham na escola e com um vínculo permanente.
Querem também negociar carreiras especiais, descongelar progressões na função pública, rever os rácios para atribuição de recursos humanos às escolas e ver a descentralização de competências para as autarquias esclarecida.
Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, que estava junto à Escola Secundária do Restelo, em Lisboa, que está fechada, afirmou que as primeiras informações indicam que há escolas encerradas de norte a sul do país, apontando os concelhos de M...afra, Torres Vedras, Bragança, Lisboa, Porto e Gaia. Na Guarda, também foram afectadas as escolas da cidade. No Agrupamento da Sé, não há aulas nas escolas Carolina Beatriz Ângelo e na Secundária. No Agrupamento Afonso de Albuquerque, encerraram as EB das Bermudes, Espírito Santo, Augusto Gil e Lameirinhas, assim como a a Escola de Santa Clara.
Os funcionários das escolas fazem hoje greve para exigir, entre outros aspetos, a negociação da criação de uma carreira especial, mas também mais recursos humanos nas escolas, com os sindicatos a estimarem uma carência de, no mínimo, 2.000 auxiliares.
“Para já estamos com índices de adesão que rondam 90% e estão a inviabilizar a abertura de muitas escolas”, acrescentou Dias da Silva, remetendo números concretos sobre as escolas encerradas para a conferência de imprensa agendada para as 12:00 na sede da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP).
A Federação Nacional de Educação (FNE), que para além de docentes também representa funcionários escolares, entregou o pré-aviso de greve a 19 de janeiro, um protesto também apoiado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) e pela Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP).
Um dos problemas ao qual os sindicatos querem que a tutela dê resposta é a substituição de funcionários com contratos emprego-inserção (CEI) e ‘tarefeiros’ pagos à hora (com valores que rondam os 3,5 euros/hora), por funcionários com formação adequada à função que desempenham na escola e com um vínculo permanente.
Querem também negociar carreiras especiais, descongelar progressões na função pública, rever os rácios para atribuição de recursos humanos às escolas e ver a descentralização de competências para as autarquias esclarecida.
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