quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Manual de Bioética, dia 25 Fevereiro


 
“Manual de Bioética para Jovens” no Auditório do Paço da Cultura

O Manual de Bioética para Jovens, da responsabilidade da ADAV-Coimbra, será apresentado no Auditório do Paço da Cultura da Guarda, na 3ª feira, 25 de Fevereiro, às 21h.

Os oradores serão: Dr. Vítor Santos, Médico, Dr. Carlos Varandas Nunes, Formador.

Trata-se já da 19ª apresentação do Manual, em Portugal, cujo lançamento teve lugar em Lisboa, na Livraria Férin.

O Manual de Bioética para Jovens é uma tradução adaptada da 2ª edição (2012) do Manuel Bioéthique des Jeunes, da Fondation Jérôme Lejeune. O seu patrono, o Professor Jérôme Lejeune, foi o médico investigador que descobriu a patologia cromossómica  ( Trissomia 21), responsável pela síndrome de Down.

Actualmente o Manual está disponível em francês, português, espanhol e inglês, encontrando-se em fase de finalização as traduções sueca, eslovaca e húngara e, fora da Europa, há já contactos para as traduções em coreano, malaio e chinês.

A associação ADAV-Coimbra considerou oportuna a divulgação do Manual de Bioética para Jovens neste momento em que, na sociedade, se continuam a discutir os limites no controlo da vida e da morte e em que, por isso mesmo, é fundamental difundir a mensagem de que nem tudo o que é legal é necessariamente justo .

Este Manual de Bioética está orientado para a população juvenil, mas, na verdade, o seu conteúdo será esclarecedor também para muitos adultos: educadores em geral, pais, professores (especialmente de Ciências Naturais, Biologia, Filosofia, EMRC, que leccionam nas suas aulas estes temas e/ou outros com eles relacionados). Também para médicos, enfermeiros, Centros de Saúde, Escolas de Enfermagem, etc. se reveste de interesse, por ser cientificamente sólido, com uma avaliação ética bem fundamentada, com a legislação portuguesa referente aos temas tratados e que, do ponto de vista gráfico, poda dizer-se que é exemplar.

 

Este Manual fica a dever-se aos contributos generosos de algumas pessoas interessadas no problema da dignidade da vida humana., visto que, por contrato com a Fondation Jérôme Lejeune, não pode ser vendido. De acordo com o mesmo contrato, aceitam-se, contudo, de quem o pretender, donativos para ajudar a fazer uma 3ª edição e para a sua difusão.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário