quarta-feira, 23 de julho de 2014

Rui Costa vence mais um prémio internacional

Vai receber 90 600 euros

 
Rui Costa, investigador principal da Fundação Champalimaud, conquistou o Prémio Louis-Jeantet - Young Investigator Career Award (YICA) que procura promover os melhores jovens talentos da Europa no domínio da investigação biomédica.

O Louis-Jeantet YICA 2014 reconheceu Rui Costa pelos seus trabalhos no campo das neurociências, em particular, sobre as dificuldades de aprendizagem. A Fundação Louis-Jeantet entrega ao premiado em 2014 a quantia de 110.000 francos suiços (90.600 euros), dos quais cem mil (82.300 euros) são destinados ao financiamento para o prosseguimento dos trabalhos de pesquisa e dez mil (8.230 euros) francos serão entregues a título pessoal.
O laboratório de Rui Costa estuda a neurobiologia da acção em situações fisiológicas e patológicas. O estudo da acção consiste em perceber como agimos e não como memorizamos os estímulos, os factos ou os acontecimentos. Algumas acções são inatas ou pré-estabelecidas (por exemplo engolir ou respirar) mas na maioria das vezes são ensinadas ao longo da nossa vida, provavelmente através de um processo de tacto e avaliação.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário