quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Município da Guarda lança concurso de empreendedorismo para estimular economia.

empreendedorismoshutterstock_121739974
Podem candidatar-se ao concurso todos os empreendedores que pretendam desenvolver um projeto no concelho da Guarda e que tenham idade superior a 18 anos.
A Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje o lançamento de um concurso de empreendedorismo, denominado “Guarda Forte”, para estimular e reconhecer iniciativas empreendedoras e criativas no âmbito do desenvolvimento económico do concelho.
O projeto do regulamento do concurso, aprovado na reunião do executivo municipal do dia 23 de novembro, foi hoje publicado em Diário da República, ficando em consulta pública pelo prazo de 30 dias. Segundo a autarquia presidida por Álvaro Amaro, o concurso de empreendedorismo “Guarda Forte” tem como finalidade “estimular e reconhecer iniciativas empreendedoras e criativas no âmbito do desenvolvimento económico do concelho”.
O município também pretende “potenciar o reconhecimento público, a dignificação, a valorização e o prestígio da atividade empresarial e, ao mesmo tempo, criar um prémio importante no reforço da autoconfiança, da autoestima e na motivação para novos projetos e novos desafios”.
O documento refere ainda que o projeto visa “conduzir à criação de novas empresas, atrair iniciativas empreendedoras que possam ser desenvolvidas no concelho da Guarda, permitir a identificação de negócios inovadores possíveis de se transformarem em negócios viáveis e fomentar o espírito empreendedor na região”.
No âmbito do concurso serão valorizadas ideias de negócio desenvolvidas nas áreas dos produtos endógenos, turismo, biotecnologia, saúde e bem-estar, cultura, património e indústrias criativas, logística e energias renováveis.
“As ideias de negócio que incorporem inovação, valorização de produtos endógenos, com potencial exportador, criem postos de trabalho e permitam a diversificação do tecido empresarial existente serão igualmente valorizadas”, segundo o projeto de regulamento municipal hoje publicado. Podem candidatar-se ao concurso, que é de âmbito nacional, todos os empreendedores que pretendam desenvolver um projeto, que tenham idade superior a 18 anos e que proponham concretizar a iniciativa empresarial no concelho da Guarda. É também estabelecido que a empresa a criar deverá ficar sediada por um período mínimo de cinco anos e criando, pelo menos, um posto de trabalho. Caberá ao júri, da responsabilidade da entidade promotora, escolher os três melhores projetos submetidos a concurso: um primeiro prémio e duas menções honrosas. O primeiro prémio inclui uma verba de 2.500 euros, serviço de incubação gratuita durante 12 meses, consultadoria e apoio técnico e 75 horas de formação na área das competências de empreendedorismo.
In Beira pt

Sem comentários:

Enviar um comentário