quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Presidente da República já promulgou o decreto da Assembleia da República que procede à terceira alteração ao Código do Trabalho


O Presidente da República já promulgou o decreto da Assembleia da República que procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, consulte aqui as alterações:

http://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c3246795a5868774d546f334e7a67774c325276593342734c57526c5931684a5358526c6543396b5a574d314d43315953556b755a47396a&fich=dec50-XII.doc&Inline=true




www.prorating.pt

Emirates recruta em Portugal

15 de Junho de 2012 por Patricia Afonso
A Emirates Ailine vai realizar um Open Day de recrutamento para colaboradores de cabine em Lisboa.
Esta iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de Junho, pelas 09h00, no Radisson Blue Hotel, na Avenida Marechal Craveiro Lopes, n.º 390, em Lisboa.
Em comunicado, a companhia aérea, que inicia voos entre Lisboa e o Dubai, diários, no próximo dia 09 de Julho, indica que “a equipa de recrutamento procura pessoas dedicadas, simpáticas, focadas e com pensamento inovador, que ultrapassem as expectativas dos clientes de mais de 123 destinos, em 73 países”, informando que “os candidatos devem ter, no mínimo, 21 anos no momento do possível recrutamento e devem levar consigo o seu curriculum vitae (CV) actualizado e em inglês, e uma fotografia. Os candidatos são encorajados a fazerem o registo online, em antecipação do Open Day e a procurar mais informação sobre oportunidades de carreira na Emirates, em www.emiratesgroupcareers.com.”

Mangualde lança novo site de turismo

18 de Junho de 2012 por Tiago da Cunha Esteves
 
A Câmara Municipal de Mangualde (Viseu) está a apostar na promoção do turismo no concelho e, nesse sentido, lançou um novo site, que pode ser consultado aqui.
O portal, desenvolvido pela Câmara Municipal, permite que os internautas conheçam a fundo as potencialidades turísticas do concelho, disponibilizando informações úteis e conteúdos multimédia.
Como chegar, onde dormir e onde comer são algumas das questões às quais os utilizadores poderão ter respostas. Os restaurantes e as unidades hoteleiras do turismo em Mangualde também são disponibilizadas no portal, assim como informações sobre como chegar através dos trajectos escolhidos.
“Para além dos eventos em agenda e da agenda trimestral ‘Mangualde Actual’, será possível ainda aceder a informações sobre roteiros rodoviários e percursos pedestres, termalismo, a praia artificial, o património, a cultura, o posto de turismo e a Cidade d’Excelência Associação – Turismo de Mangualde”, informa a autarquia.

Visabeira Turismo lança campanha para promover Viseu

19 de Junho de 2012 por Tiago da Cunha Esteves
 
A Visabeira Turismo lançou uma campanha de marketing para colocar Viseu no topo das preferências dos destinos de férias dos portugueses para o Verão deste ano, denominada “Viseu com Gosto”.
Através dessa insígnia, com acções de marketing digital e relacional, o grupo que detém a cadeia hoteleira Montebelo Hotels & Resorts quer posicionar Viseu como “um dos mais completos destinos de turismo do país, no qual pode ser encontrado um mundo de experiências, onde o conforto e o descanso se cruzam com a história, o património, a cultura, a natureza, a aventura, o lazer e o entretenimento, numa grandes férias a um preço acessível com acesso a muitos descontos e promoções”.
Para o efeito, já foi produzido e impressa o guia de viagem “Viseu com Gosto”, com 60 páginas, ao longo do qual são feitas sugestões de férias. Esta ferramenta, disponível aqui, já foi entregue em mais de 32 mil caixas de correio, “numa acção de marketing relacional em parceria com os CTT, que abrangeu os distritos de Coimbra, Braga, Guimarães, Aveiro, Porto e Viana”.
Esta nova campanha de marketing também já está no Facebook, numa comunidade onde se pretende “uma constante interacção com os visitantes da região e da cidade e partilha de experiências de lazer, turismo e gastronomia”.
Por fim, a iniciativa “Viseu com Gosto” tem também activa uma campanha promocional, até 30 de Setembro, na qual quantas mais noites forem reservadas, maior o desconto atribuído (entre os 5% e os 7%). “Esta campanha terá também suportes publicitários em Salamanca e Valladolid, por forma a captar públicos turísticos no mercado espanhol”, informa a Visabeira Turismo.

20 ENFERMEIROS PARA ANGOLA (m/f) Angola

 

19.06.2012

Agricultura: portugueses testam plástico biodegradável


Projecto Agrobiofilm custa 1,5 milhões de euros e vai substituir o filme de polietileno em várias
 
culturas, com poupança de custos e do ambiente.

Morango, pimento, melão e vinha. É nestas culturas que o consórcio liderado pela empresa portuguesa Silvex vai testar um novo tipo de plástico biodegradável, denominado Agrobiofilm. O objectivo é substituir o filme de polietileno utilizado para cobrir as culturas, que tem várias desvantagens a nível ambiental. Se tudo correr como previsto, este plástico biodegradável poderá começar a ser comercializado já em 2011, embora a fase de testes só termine dentro de dois anos.
Segundo explica ao i Paulo Azevedo, director-geral da Silvex, o projecto compreende mais duas PME europeias, a norueguesa BioBag e a francesa ICSE. A Silvex irá produzir para o mercado global e terá o exclusivo da comercialização do plástico em Portugal e Espanha, mas o produto também será vendido noutros mercados - até porque na fase de investigação estiveram envolvidas várias universidades e centros de pesquisa de França, Espanha e Dinamarca. Em Portugal, a parceria coube ao Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa.
«O projecto tem um custo total previsto de um milhão e meio de euros», revela Paulo Azevedo, sendo que dois terços serão financiados através do sétimo programa-quadro da União Europeia. Neste momento, já há testes a decorrer em Portugal (melão e pimento) e em França (vinha). Os ensaios com morango iniciam-se em Setembro.

Para que serve
Os agricultores usam filmes para cobrir as culturas porque isto permite-lhes aumentar o seu rendimento, poupar água de rega, conservar melhor os nutrientes, proteger contra infestações sem recurso a herbicidas, evitar o apodrecimento dos frutos, diminuir a amplitude térmica... as vantagens são muitas, mas as desvantagens também.
O filme de polietileno usado actualmente - só em Portugal e Espanha são 90 mil toneladas por ano - coloca vários problemas no final de cada ciclo da cultura (número de dias desde a plantação à colheita). Primeiro, o filme parte-se em mil pedaços à medida que o tempo avança, o que torna «virtualmente impossível a sua completa remoção dos campos», como indica Paulo Azevedo, e é uma tarefa dispendiosa, porque realizada manualmente. Também pode provocar a perda de subsídios por parte dos agricultores, se os inspectores do Ministério da Agricultura encontrarem restos de plástico no solo.
Depois, para reciclar o polietileno é preciso tratá-lo. Uma tarefa complicada, visto que no final se encontra cheio de humidade, restos de plantas, sujo de terra e contaminado com resíduos de pesticidas. O tratamento é tão moroso que «ainda persistem práticas perigosas para o ambiente e saúde dos consumidores, como sejam o enterramento no solo e queima a céu aberto no campo», alerta Paulo Azevedo.
São estes os problemas que o Agrobiofilm resolve integralmente. O produto é obtido a partir da matéria-prima MaterBi, feito pela empresa italiana Novamont. No final de cada ciclo, este plástico é enterrado e decompõe-se, sendo inofensivo para o ambiente. Além disso, consegue adaptar-se conforme se trate de morangos ou pimentos. Como? «O filme será desenhado para cada cultura», indica Paulo Azevedo, tendo em conta o seu ciclo e porte, o tipo de solo e as condições meteorológicas. Por fim, será uma boa alternativa na agricultura biológica, em que a proibição do uso de herbicidas obriga a uma dispendiosa monda manual das infestações.
 
in Guarda.pt

IPG promove X Edição do Concurso Nacional Robô Bombeiro

 
A iniciativa, que este ano terá lugar a 7 de julho, conta com 43 equipas inscritas.

Fonte: Instituto Politécnico da Guarda O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) promove no dia 7 de julho, o X Concurso Robô Bombeiro. A edição deste ano conta com 43 equipas inscritas; 18 na Classe Standard (escolas secundárias e profissionais), 19 na Classe Sénior (universidades e institutos) e 5 na Classe Robôs com Pernas. De referir que nesta edição vão ser distribuídos mais de 2000 euros em prémios. O período da manhã será dedicado às últimas afinações dos robôs e a competição, que decorrerá no Pavilhão Desportivo de São Miguel, na Guarda, terá início pelas 15 horas. A entrada é livre. Os interessados podem obter mais informações em http://robobombeiro.ipg.pt.
in Guarda Digital

Criação de empresas vai ter apoio de 20 milhões este ano


 
A Portugal Ventures é a nova capital de risco pública, tem 140 milhões de euros para investir em projetos capazes de competir internacionalmente.

Se tem uma ideia para criar uma empresa poderá contar, a partir de agora, com 20 milhões de euros, por ano, em capital de risco público. O montante está limitado a cem projectos anuais e deverá prolongar-se ao longo de cinco anos. Esta foi uma das novidades apresentadas ontem pelo Executivo no âmbito da reforma do capital de risco público que condensou numa única entidade - a Portugal Ventures - a Inov Capital, a Aicep Capital Global e a Turismo Capital. A nova entidade, presidida por Epifânio da Franca, vai ter cerca de 140 milhões de euros de liquidez disponível para investimento, embora o volume de investimento nos 26 fundos de capital de risco ronde os 600 milhões de euros. Com esta reforma o Governo pretende obter uma poupança de um milhão de euros anuais, que representa uma redução superior a 20% dos custos operacionais das capitais de risco públicas. O secretário de Estado do Empreendedorismo, Carlos Oliveira, garantiu, na apresentação na nova entidade, que o capital de risco «não será mais uma gaveta de onde se retira dinheiro para financiar projectos políticos». Por isso, Epifânio da Franca, frisou que quer «prestar contar e definir objetivos». «Mediremos e reportaremos regularmente as metas que nos são definidas», acrescentou.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Video Aldeias Historicas de Portugal

Rota dos 20 Castelos - Guarda

Rota dos 20 Castelos e Aldeias historicas


O Distrito da Guarda posui um grande património histórico que vale a pena visitar.

A Rota dos 20 Castelos faz-nos regressar ao início da nacionalidade, ao tempo da definição das mais antigas fronteiras europeias, à época das lutas pela construção de um País.

Esta rota tem como base a visita cultural aos castelos, não podendo passar ao lado do belo que aldeias históricas onde alguns deles estão inseridos.

Deixamos a sugestão para uma viagem diferente:

Rota dos 20 Castelos