quinta-feira, 21 de junho de 2012

Portugal tem menos de um médico de família por cada mil habitantes

Em 2010, existiam em Portugal 3,7 médicos para cada mil habitantes, segundo a OCDE  
 
  
Em Portugal há menos de um médico de família (0,7) por cada mil habitantes. Mas se for considerado o total de médicos que ascende aos 25.451 este número sobe para os 2,4 médicos por mil habitantes. Estes são alguns dos indicadores que fazem parte do relatório divulgado ontem pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que faz o levantamento dos recursos humanos na saúde. Fica assim cumprido um dos pedidos da ‘troika' que tinha exigido ao Governo um inventário anual de todo o pessoal deste sector. É a primeira vez que existem dados oficiais que fazem um retrato completo dos médicos e enfermeiros em Portugal.

O número de médicos de família existentes fica muito aquém da meta do Governo de dar médico de família a todos os portugueses. Uma promessa ontem reiterada por Paulo Macedo. "Não há médico suficientes de medicina geral e familiar. Não há", disse ao Diário Económico. Para resolver o problema, Paulo Macedo diz que vai contratar "todos os médicos de medicina geral e familiar que acabaram o internato". E mais: vai continuar a recorrer a médicos estrangeiros. "Vamos ter de contratar temporariamente mais médicos estrangeiros se os houver, uma vez que neste momento são necessários, mas queremos deixar de contratar contingentes de médicos estrangeiros".

O estudo da ACSS mostra agora que o número total de médicos no País fica muito abaixo da média da OCDE. No último relatório de 2010 - Health at a Glance -, a média de médicos por cada mil habitantes nos países desta organização atingia os 3,3. Portugal estava nessa altura acima da média, com 3,7 médicos para cada milhar de portugueses. Ou seja, nos últimos dois anos o País perdeu médicos.

In Diário Económico  
Catarina Duarte e Ana Petronilho
21/06/12 00:05

Politécnicos do Centro lançam projeto na área da Investigação Científica

 
O projeto “Investigação no Centro” tem por objetivo dinamizar o estabelecimento de parcerias entre os associados da Politécnica na área da investigação científica.

A Politécnica – Associação dos Institutos Politécnicos do Centro, da qual o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) faz parte, acaba de lançar o projeto “Investigação no Centro” que tem por objetivo dinamizar o estabelecimento de parcerias entre os seus associados na área da investigação científica. No âmbito deste projeto vai decorrer no dia 10 de outubro, no IPG, o primeiro “Matchmaking Research”. Neste encontro, serão apresentados os projetos de investigação que estão a decorrer em cada um dos Institutos Politécnicos que compõem a Politécnica (Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Tomar e Viseu) de modo a os participantes fiquem a conhecer a diversidade de realidades e os pontos comuns. A iniciativa inclui ainda sessões paralelas, por temas ou linhas de investigação coincidentes com as definidas para a candidatura ao “Matchmaking Research”, onde os investigadores farão uma breve apresentação dos seus projetos, à qual se seguirá um período de debate com o objetivo de que daí surjam novas contribuições e parcerias. O evento contará, também, com um espaço de exposição onde os diferentes projetos científicos propostos estarão expressos em pósteres. Para este primeiro encontro “Matchmaking Research” as linhas de investigação a apresentar foram definidas com base nas orientações do Programa Europeu Horizon 2020. Nesse sentido, os investigadores da Politécnica irão apresentar os seus projetos de investigação nas áreas das “Novas tecnologias, novos materiais e /ou novos processos de produção”; “Inovação para o mercado (aplicada diretamente em novos produtos ou serviços) ”; “Vidas mais longas e mais saudáveis”; “Alimentação segura, agricultura sustentável, pesquisa marinha e marítima, bio – economia”; “Energia segura, limpa e eficiente”; “Transportes inteligentes, integrados e ecológicos”; “Sociedade, inclusiva, inovadora e segura”; “Alterações climatéricas, eficiência de recursos e materiais raros” e “Património e Artes”. Pode obter mais informações sobre o evento aqui aqui.

Praia Fluvial de Loriga entre as 21 finalistas das 7 Maravilhas - Praias de Portugal

Inserida na categoria “Praias de Rios”, a Praia Fluvial de Loriga conseguiu passar à fase da votação do público, que é quem agora vai eleger, por último, as 7 melhores praias do país.

Depois das várias distinções feitas ao local, a vila de Loriga vê agora a sua Praia Fluvial ser uma das 21 escolhidas entre as 70 praias pré-finalistas do concurso. A decisão das 7 Maravilhas – Praias de Portugal cabe agora ao público, que pode votar tanto por telefone (760 207 703), como por internet, no site das 7 Maravilhas. O resultado final das votações só será conhecido no dia 7 de setembro, e só aí se saberá quais as 7 praias escolhidas.

Fornos de Algodres vence "Concurso de Ideias"

Com o objectivo de fomentar o espírito de empreendedorismo, foi levado a efeito por parte da ADRUSE um projeto de "Empreendedorismo Jovem na Serra da Estrela" , cujo programa é essencial para o planeamento e execução de novas iniciativas.
O Empreendedorismo e a Inovação pretende acolher pessoas com significativa ou reduzida experiência profissional, e que tenham como objectivo principal o desenvolvimento de novos projetos empresariais inovadores.
Entre as atividades desenvolvidas junto dos alunos do ensino secundário e profissional, destaca-se a realização de um "Concurso de Ideias", a nível municipal e supramunicipal que decorreu de 29 de maio a 14 de junho, com a seguinte calendarização:

29 maio, 21h, Auditório do Centro Cultural, Fornos de Algodres
31 maio, 21h, Casa Municipal da Cultura, Seia
1 junho, 21h, Centro Cultural, Celorico da Beira
5 junho, 21h, Auditório do Centro Cívico, Manteigas
6 junho, 21h, Teatro Cine, Gouveia
14 junho, 21h, Cine Teatro Jardim, Seia (Concurso supramunicipal)

O projeto “Os Jovens da Serra da Estrela no Caminho do Empreendedorismo” que a ADRUSE implementou, envolveu os cinco municípios do seu território de intervenção (Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia), sete escolas (Escola EB 2,3/S de Fornos de Algodres, Escola EB 2,3 e Secundária Sacadura Cabral, Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, Escola Profissional da Serra da Estrela, Escola Secundária de Seia, Externato Nossa Senhora de Fátima e Instituto de Gouveia - Escola Profissional), 28 professores e 474 alunos.

Através da sua implementação a ADRUSE pretendeu sensibilizar os jovens para a importância do empreendedorismo como forma de criar emprego, mas também como meio para a dinamização do interior do país, sobretudo num território com traços bastante acentuados de ruralidade e de baixa iniciativa empreendedora, onde persiste o espírito de trabalhar por conta de outrém e não o da criação do próprio emprego.

A equipa de quatro alunos da Escola EB 2,3 /S de Fornos de Algodres apresentou algo inovador como sendo o fabrico do "PÃO DE URTIGA", e conseguiu arrecadar o primeiro prémio


Muitos Parabéns à equipa da ADRUSE pela iniciativa e especialmente aos alunos vencedores...poderá ser o primeiro passo para uma importante caminhada
 
in: http://www.cm-fornosdealgodres.pt/cultura/notactual/Paginas/fornos-de-algodres-vence-concurso-de-ideias.aspx

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Férias ativas - Verão 2012


A Câmara Municipal da Guarda vai organizar as Férias Ativas – Verão 2012, de 25 de junho a 24 de agosto, entre as 9H00 e as 17H30, tendo esta edição 8 períodos de atividades

.O principal objetivo da iniciativa é garantir a ocupação saudável das crianças do concelho, durante a interrupção letiva de Verão, e ao mesmo tempo, apostar no seu desenvolvimento cultural, social e pessoal.
Ao longo destas semanas os jovens podem disfrutar de locais distintos, como a Praia Fluvial de Valhelhas e Aldeia Viçosa, o Complexo de Piscinas Municipais da Guarda, o Parque Urbano do Rio Diz, o Pavilhão Desportivo Municipal S. Miguel, a Quinta da Maunça, o Estádio Municipal da Guarda, Centro Histórico, Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, assim como outros locais de interesse do Concelho.
No período de 13 a 17 de agosto, não se realizam atividades.
Para mais informações e inscrições contatar o Setor do Desporto da Câmara da Guarda através do telefone 271220244 ou pelo email desporto@mun-guarda.pt.
Consulte aqui o folheto informativo
Imprima aqui a ficha de inscrição

In http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idseccao=625&id=2040&action=noticia

O Presidente da República já promulgou o decreto da Assembleia da República que procede à terceira alteração ao Código do Trabalho


O Presidente da República já promulgou o decreto da Assembleia da República que procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, consulte aqui as alterações:

http://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c3246795a5868774d546f334e7a67774c325276593342734c57526c5931684a5358526c6543396b5a574d314d43315953556b755a47396a&fich=dec50-XII.doc&Inline=true




www.prorating.pt

Emirates recruta em Portugal

15 de Junho de 2012 por Patricia Afonso
A Emirates Ailine vai realizar um Open Day de recrutamento para colaboradores de cabine em Lisboa.
Esta iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de Junho, pelas 09h00, no Radisson Blue Hotel, na Avenida Marechal Craveiro Lopes, n.º 390, em Lisboa.
Em comunicado, a companhia aérea, que inicia voos entre Lisboa e o Dubai, diários, no próximo dia 09 de Julho, indica que “a equipa de recrutamento procura pessoas dedicadas, simpáticas, focadas e com pensamento inovador, que ultrapassem as expectativas dos clientes de mais de 123 destinos, em 73 países”, informando que “os candidatos devem ter, no mínimo, 21 anos no momento do possível recrutamento e devem levar consigo o seu curriculum vitae (CV) actualizado e em inglês, e uma fotografia. Os candidatos são encorajados a fazerem o registo online, em antecipação do Open Day e a procurar mais informação sobre oportunidades de carreira na Emirates, em www.emiratesgroupcareers.com.”

Mangualde lança novo site de turismo

18 de Junho de 2012 por Tiago da Cunha Esteves
 
A Câmara Municipal de Mangualde (Viseu) está a apostar na promoção do turismo no concelho e, nesse sentido, lançou um novo site, que pode ser consultado aqui.
O portal, desenvolvido pela Câmara Municipal, permite que os internautas conheçam a fundo as potencialidades turísticas do concelho, disponibilizando informações úteis e conteúdos multimédia.
Como chegar, onde dormir e onde comer são algumas das questões às quais os utilizadores poderão ter respostas. Os restaurantes e as unidades hoteleiras do turismo em Mangualde também são disponibilizadas no portal, assim como informações sobre como chegar através dos trajectos escolhidos.
“Para além dos eventos em agenda e da agenda trimestral ‘Mangualde Actual’, será possível ainda aceder a informações sobre roteiros rodoviários e percursos pedestres, termalismo, a praia artificial, o património, a cultura, o posto de turismo e a Cidade d’Excelência Associação – Turismo de Mangualde”, informa a autarquia.

Visabeira Turismo lança campanha para promover Viseu

19 de Junho de 2012 por Tiago da Cunha Esteves
 
A Visabeira Turismo lançou uma campanha de marketing para colocar Viseu no topo das preferências dos destinos de férias dos portugueses para o Verão deste ano, denominada “Viseu com Gosto”.
Através dessa insígnia, com acções de marketing digital e relacional, o grupo que detém a cadeia hoteleira Montebelo Hotels & Resorts quer posicionar Viseu como “um dos mais completos destinos de turismo do país, no qual pode ser encontrado um mundo de experiências, onde o conforto e o descanso se cruzam com a história, o património, a cultura, a natureza, a aventura, o lazer e o entretenimento, numa grandes férias a um preço acessível com acesso a muitos descontos e promoções”.
Para o efeito, já foi produzido e impressa o guia de viagem “Viseu com Gosto”, com 60 páginas, ao longo do qual são feitas sugestões de férias. Esta ferramenta, disponível aqui, já foi entregue em mais de 32 mil caixas de correio, “numa acção de marketing relacional em parceria com os CTT, que abrangeu os distritos de Coimbra, Braga, Guimarães, Aveiro, Porto e Viana”.
Esta nova campanha de marketing também já está no Facebook, numa comunidade onde se pretende “uma constante interacção com os visitantes da região e da cidade e partilha de experiências de lazer, turismo e gastronomia”.
Por fim, a iniciativa “Viseu com Gosto” tem também activa uma campanha promocional, até 30 de Setembro, na qual quantas mais noites forem reservadas, maior o desconto atribuído (entre os 5% e os 7%). “Esta campanha terá também suportes publicitários em Salamanca e Valladolid, por forma a captar públicos turísticos no mercado espanhol”, informa a Visabeira Turismo.

20 ENFERMEIROS PARA ANGOLA (m/f) Angola

 

19.06.2012