quinta-feira, 21 de junho de 2012

Portugal tem menos de um médico de família por cada mil habitantes

Em 2010, existiam em Portugal 3,7 médicos para cada mil habitantes, segundo a OCDE  
 
  
Em Portugal há menos de um médico de família (0,7) por cada mil habitantes. Mas se for considerado o total de médicos que ascende aos 25.451 este número sobe para os 2,4 médicos por mil habitantes. Estes são alguns dos indicadores que fazem parte do relatório divulgado ontem pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que faz o levantamento dos recursos humanos na saúde. Fica assim cumprido um dos pedidos da ‘troika' que tinha exigido ao Governo um inventário anual de todo o pessoal deste sector. É a primeira vez que existem dados oficiais que fazem um retrato completo dos médicos e enfermeiros em Portugal.

O número de médicos de família existentes fica muito aquém da meta do Governo de dar médico de família a todos os portugueses. Uma promessa ontem reiterada por Paulo Macedo. "Não há médico suficientes de medicina geral e familiar. Não há", disse ao Diário Económico. Para resolver o problema, Paulo Macedo diz que vai contratar "todos os médicos de medicina geral e familiar que acabaram o internato". E mais: vai continuar a recorrer a médicos estrangeiros. "Vamos ter de contratar temporariamente mais médicos estrangeiros se os houver, uma vez que neste momento são necessários, mas queremos deixar de contratar contingentes de médicos estrangeiros".

O estudo da ACSS mostra agora que o número total de médicos no País fica muito abaixo da média da OCDE. No último relatório de 2010 - Health at a Glance -, a média de médicos por cada mil habitantes nos países desta organização atingia os 3,3. Portugal estava nessa altura acima da média, com 3,7 médicos para cada milhar de portugueses. Ou seja, nos últimos dois anos o País perdeu médicos.

In Diário Económico  
Catarina Duarte e Ana Petronilho
21/06/12 00:05

Sem comentários:

Enviar um comentário