quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sítio arqueológico do Cabeço das Fráguas, na Guarda, em processo de classificaçã


DRO sítio arqueológico do Cabeço das Fráguas, no concelho da Guarda, está em vias de classificação, segundo um anúncio hoje publicado em Diário da República (DR).
O anúncio refere que a decisão de abertura do procedimento de classificação “teve por fundamento o elevado interesse científico deste sítio arqueológico, que cedo assumiu papel de destaque na geografia física e religiosa das comunidades proto-históricas da região”.
“Comprova-o não só a longevidade da sua ocupação, desde os últimos momentos do Bronze Final até ao século I, como também a vitalidade do uso deste espaço no âmbito cultural”, acrescenta.
No Cabeço das Fráguas, sito na freguesia de Benespera, concelho da Guarda, a 1.015 metros de altitude, existiu um santuário onde se encontra uma inscrição rupestre que descreve a oferenda de vários animais a diversas divindades.
“Trata -se de um povoado fortificado com duas linhas de muralha bem definidas, registando-se no recinto da acrópole um espaço presidido por uma inscrição rupestre em língua lusitana, referente à realização de um ato sacrificial a várias divindades indígenas, encontrando-se igualmente documentado a posterior continuidade do culto de uma das divindades indígenas aí mencionadas, já inteiramente de acordo com os cânones romanos”, segundo o anúncio publicado em DR.

Ler mais: http://www.asbeiras.pt/2013/05/sitio-arqueologico-do-cabeco-das-fraguas-na-guarda-em-processo-de-classificacao/

Sem comentários:

Enviar um comentário