segunda-feira, 8 de julho de 2013

Câmara de Manteigas incentiva produção de feijoca


    

O incentivo surgiu após a autarquia verificar que os agricultores não estavam "a produzir feijoca suficiente" para fazer face ao consumo dos restaurantes.


A Câmara de Manteigas aprovou um regulamento municipal de incentivo à produção de feijoca, que visa estimular o cultivo daquela leguminosa típica do concelho, disse hoje à agência Lusa o seu presidente. Segundo Esmeraldo Carvalhinho (PS), o regulamento prevê a atribuição de apoio monetário e pretende fomentar a produção de feijoca, "que apresenta reconhecida qualidade e potencialidades ímpares para o domínio da gastronomia" local.
O incentivo surgiu após a autarquia verificar que os agricultores não estavam "a produzir feijoca suficiente" para fazer face ao consumo dos restaurantes e ao interesse manifestado pelos visitantes na sua compra, justificou. Combater o crescente abandono das terras e fomentar a sustentabilidade económica das famílias do concelho, são outros dos objetivos da medida autárquica. "Há aqui uma boa possibilidade de complemento económico para as pessoas que têm terrenos propícios para a cultura da feijoca", observou.
O autarca disse à Lusa que o incentivo atribuído este ano pela primeira vez contemplou quinze agricultores, que semearam 1.200 quilos de feijoca em 4,8 hectares de terreno, e receberam um apoio global de cerca de dez mil euros. "O regulamento não o prevê, mas já estamos a pensar em linhas de escoamento se, além das necessidades do concelho, a feijoca produzida for em excesso", indicou Esmeraldo Carvalhinho. Podem beneficiar dos apoios previstos à produção da leguminosa as pessoas singulares ou coletivas, que explorem uma área mínima de 50 metros quadrados para cultivo daquela cultura agrícola, segundo o regulamento.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário