sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Adjudicada primeira fase da reabilitação da Sé da Guarda



Sé da GuardaOs trabalhos de manutenção, de reabilitação dos sinos e de colocação de sistema de aquecimento de bancos na Sé da Guarda vão custar quase 238 mil euros. A empreitada foi adjudicada pela Direção Regional de Cultura do Centro em dezembro e o contrato de consignação à construtora nortenha Lusocol, vencedora do concurso público com o preço base de cerca de 290 mil euros, foi assinado no final do mês passado.
Trata-se da primeira fase de uma intervenção mais vasta e tem como objetivo a melhoria das condições da catedral e do bem-estar dos fiéis e visitantes. O objetivo desta obra consiste na reabilitação geral do monumento nacional ao nível de coberturas, drenagens e reparações – restauro do cadeiral, guarda-ventos e limpeza superficial do retábulo –, instalação do sistema de conforto com aquecimento ambiente localizado nos bancos, conservação e restauro dos sinos (com eletrificação) e instalação de apoios no acesso da escadaria virada para a Praça Velha. A Lusocol tem 300 dias para realizar os trabalhos previstos.
A Sé da Guarda é um dos seis imóveis da região Centro abrangidos pelo projeto de reabilitação que integra a Rota das Catedrais, programa cujo acordo de cooperação foi assinado em 2009 pelo Ministério da Cultura e pela Conferência Episcopal Portuguesa. Construída entre os séculos XIV e XV, a catedral reflete a evolução das correntes arquitetónicas que marcaram esse período, incorporando os estilos românico, manuelino e renascentista.

in http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=740&id=42318&idSeccao=10134&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário