sexta-feira, 6 de junho de 2014

Celorico da Beira - Linhares da Beira recebe Taça do Mundo / Paragliding World Cup


Celorico da Beira - Linhares da Beira recebe Taça do Mundo / Paragliding World Cup
Depois da Pré Taça do Mundo realizada no ano anterior, do Festival Acrobático e do Open Internacional (prova que conta para o Campeonato Nacional e para os rankings nacional e internacional, o Festival Internacional de Parapente, em Celorico da Beira - Linhares da Beira [Serra da Estrela], recebe a mais alta competição do Parapente Mundial: a Taça do Mundo, que decorrerá de 21 a 28 de Junho do presente ano. 
A Taça do Mundo de Parapente percorre 3 continentes: Europa, América e Ásia. 
Portugal foi escolhido para, este ano, acolher uma das 3 etapas europeias desta competição mundial que traz os melhores pilotos de parapente do mundo aos melhores locais de descolagem e voo do planeta. Celorico da Beira – Linhares da Beira, foi eleito como um desses locais de elite para o Parapente a atrairá dezenas dos melhores praticantes de parapente e milhares de olhares da comunidade parapentista mundial para as sublimes paisagens da Serra da Estrela e para a capacidade organizativa do Município de Celorico da Beira e da WIND – Escolas Parapente Portugal. 
A Taça do Mundo é considerada pelos entendidos, como sendo a “Fórmula1” do Parapente.
O Parapente internacional compete por selecções um campeonato mundial de dois em dois anos que alterna com os 3 campeonatos continentais existentes (Europa, Ásia e América [do Canadá ao Chile]), também de dois em dois anos.
Para os Campeonatos Mundial e Europeus são convocadas selecções (sendo os pilotos escolhidos pelos seleccionadores nacionais) e há campeão individual (um piloto) e por equipas (um país).
Na Taça do Mundo é diferente. Como na Fórmula 1” com a FIA, há uma organização privada não-lucrativa, a PWC (Paragliding World Cup; http://www.paraglidingworldcup.org/) que organiza, anualmente, a prova. 
Define o calendário de provas (na F1 são os circuitos) com base em candidaturas de locais em que são avaliadas as capacidades organizativas (logística, promoção, envolvimento da comunidade, alojamento, arbitragem, etc.) e competitivas (condições para um voo competitivo, ventos, sol, tradição parapentista, etc.).
Depois, a PWC estabelece os mínimos, muito mais exigentes que um piloto tem que alcançar para se poder inscrever o que, no limite, quer dizer que pode haver um determinado país com muitos mais pilotos do que num campeonato do mundo e outro sem nenhum, quando leva uma selecção inteira ao campeonato do mundo.
Para esta Taça do Mundo esperam-se os 150 melhores pilotos do mundo (incluindo 8 portugueses) e haverá um vencedor por cada uma das seguintes categorias:
a) Individuais (Open)
b) Mulheres (em teoria nada impede que uma mulher vença os individuais, mas nunca aconteceu)
c) Equipas (geralmente tem a ver com o clube ou a asa usada pelos pilotos, como na F1, aliança entre Marcas e Motores)
d) Nação (soma dos pontos conquistados pelos pilotos de cada país)
Os pilotos participantes são oriundos de todo o mundo, da Suécia à Austrália, da China aos Estados Unidos, da Coreia do Sul à Rússia e do Japão as Portugal.
Esta Taça do Mundo começará no Sábado, dia 21 de Junho, com sessões de treinos e com a cerimónia de abertura.

Sem comentários:

Enviar um comentário