quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Julgamento do Galo este ano será musical, bem-vindos à “Galovisão”!

Já foi ópera, teatro de marionetas e este ano será musical. O Julgamento do Galo na Praça Luís de Camões no Domingo Gordo (7 de fevereiro) junta a sátira e o humor à música e apresenta-se como se de um festival se tratasse: é a “Galovisão”! E o culpado de todos os males, a necessitar de ser punido continuará a ser o Galo.
«Um conceito de envolvimento artístico inovador. A participação das Juntas de Freguesia obtém um protagonismo que ultrapassa o habitual desfile e incide num quadro de relevo no próprio espetáculo (personagens coletivas de defesa ou de acusação do Galo).
O conceito continua a basear-se no Julgamento do Galo (o culpado de todos os males) e na sua queima e morte, que exorcizará o mal e representará o renascer da esperança. O Galo tem este ano aves/galináceos que o defendem e que o acusam.
Cada freguesia terá como seu ícone uma ave, cuja cabeça representará simbolicamente a sua forma emotiva na arte de folgar. O carro alegórico e a animação que irá ser criada à sua volta demonstrará a sua indignação sobre os tormentos que tolhem um voo de liberdade e de felicidade.
Um espetáculo que irá explorar teatral e musicalmente um ritual comunitário que se distingue no panorama de festejos carnavalescos de Portugal, pelo envolvimento de centenas de participantes que, com as suas interpretações, lhe conferem uma autenticidade singular.

Ler mais: http://www.mun-guarda.pt/Noticias/337-julgamento-do-galo-este-ano-se.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário