O projeto “
Douro e Estrela –
In Tourism” vai aplicar
400 mil euros, até 2014, na
promoção internacional dos dois territórios, alicerçada na vertente turística, com vista à melhoraria da competitividade das empresas, anunciou fonte da iniciativa.
Impulsionado pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), o projeto foi alvo de uma candidatura aos fundos comunitários, através do programa SIAC/COMPETE.
O investimento global é de 400 mil euros, que serão pagos por fundos comunitários e privados.
Alberto Tapada, dirigente da AETUR, disse à agência Lusa que a iniciativa visa a promoção integrada dos territórios do Douro e Serra da Estrela.
O objetivo passa pela internacionalização, assente no setor de atividade chave – o turismo – complementado com os produtos diferenciadores e que aqui são produzidos, como o vinho, queijo, doçaria, fumeiro ou os enchidos.
“A internacionalização é o caminho que nos resta percorrer. Quando a trajetória nacional é de retração do consumo, que se tem vindo a acentuar, é evidente que a diversificação dos mercados externos é seguramente uma oportunidade para as empresas regionais”, salientou.
O projeto quer melhorar os níveis de competitividade das empresas especialmente micro e pequenos e médias empresas (PMME) do território de intervenção, através do estímulo à cooperação empresarial e da promoção da imagem do território nos mercados internacionais, facilitando por estas vias a penetração no mercado externo.
O projeto passa por organizar e estruturar a oferta turística do território, o desenvolvimento de estratégias de cooperação de marketing e de promoção, melhorar a imagem e notoriedade do território no exterior, aumentar a competitividade do tecido económico do território de intervenção e desenvolver o emprego e aumentar os impactos económicos no território.
Para o efeito serão realizadas várias ações entre 2013 e 2014, entre elas a criação de um roteiro turístico de enoturístico/cultura/natureza (Douro – Estrela), a realização de seis seminários, serão organizadas visitas por parte de especialistas em matéria de turismo, vinho, cozinha, jornalistas ou importadores.
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http://www.asbeiras.pt/2013/01/estrela-e-douro-com-400-mil-euros-para-investir-na-internacionalizacao/