terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

S&P: economia portuguesa pode recuperar mais cedo que o esperado

A economia portuguesa pode recuperar mais cedo do que o esperado. São previsões da agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P), que aponta ainda a Grécia como uma exceção ao crescimento da economia da Zona Euro.

De acordo com um relatório divulgado na segunda-feira, os países endividados da Zona Euro estão a conseguir corrigir os défices a um ritmo mais rápido do que se previa, e as exportações têm um peso considerável neste ajustamento.

«Os nossos resultados confirmam que economias europeias da periferia estão a ajustar-se rapidamente em termos externos», refere a agência no relatório, acrescentando que «o mais importante, com a significativa exceção da Grécia, é que são as exportações que estão a liderar este ajustamento, ao mesmo tempo que os custos unitários do trabalho estão a cair para níveis mais competitivos».

A S&P destaca a Irlanda pela «redução substancial dos custos unitários do trabalho e a uma histórica forte capacidade de atração de investimento estrangeiro e de financiamento de empresas», mas sublinha que «em 2012, Espanha e Portugal reduziram a diferença, sobretudo devido ao crescimento das exportações de bens e de serviços».

Exportações vão representar mais de 40% do PIB

No caso de Portugal, o indicador que reflete esta recuperação mais do que duplicou em 2012, passando de 4,4 para 8,9. No final de 2013 as exportações deverão representar mais de 40% do Produto Interno Bruto (PIB).

«Para 2013, prevemos que Espanha, Portugal e Irlanda apresentem excedentes claros nas contas correntes, permitindo-lhes apresentar mais cedo do que prevíamos uma recuperação do PIB, assumindo que a procura externa o permita», refere.

Ler mais: http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/sp-rating-economia-exportacoes-recuperacao/1416667-6377.html

Sem comentários:

Enviar um comentário