sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Adjudicada primeira fase da reabilitação da Sé da Guarda



Sé da GuardaOs trabalhos de manutenção, de reabilitação dos sinos e de colocação de sistema de aquecimento de bancos na Sé da Guarda vão custar quase 238 mil euros. A empreitada foi adjudicada pela Direção Regional de Cultura do Centro em dezembro e o contrato de consignação à construtora nortenha Lusocol, vencedora do concurso público com o preço base de cerca de 290 mil euros, foi assinado no final do mês passado.
Trata-se da primeira fase de uma intervenção mais vasta e tem como objetivo a melhoria das condições da catedral e do bem-estar dos fiéis e visitantes. O objetivo desta obra consiste na reabilitação geral do monumento nacional ao nível de coberturas, drenagens e reparações – restauro do cadeiral, guarda-ventos e limpeza superficial do retábulo –, instalação do sistema de conforto com aquecimento ambiente localizado nos bancos, conservação e restauro dos sinos (com eletrificação) e instalação de apoios no acesso da escadaria virada para a Praça Velha. A Lusocol tem 300 dias para realizar os trabalhos previstos.
A Sé da Guarda é um dos seis imóveis da região Centro abrangidos pelo projeto de reabilitação que integra a Rota das Catedrais, programa cujo acordo de cooperação foi assinado em 2009 pelo Ministério da Cultura e pela Conferência Episcopal Portuguesa. Construída entre os séculos XIV e XV, a catedral reflete a evolução das correntes arquitetónicas que marcaram esse período, incorporando os estilos românico, manuelino e renascentista.

in http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=740&id=42318&idSeccao=10134&Action=noticia

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Santa Marinha candidata à Rede de Aldeias Históricas

Pelourinho de Santa MarinhaO património arquitetónico e cultural, e as recentes descobertas de vestígios da presença judaica nesta vila serrana, constituem os principais argumentos da proposta recentemente apresentada, pela Câmara Municipal de Seia, para a integração de Santa Marinha à Rede de Aldeias Históricas de Portugal.
Com origem remota, Santa Marinha revela a sua história no rico Património Artístico e Arquitetónico de várias épocas, em que se congregam de forma perfeita as funcionalidades urbana e rural, mas também oficinal, patente na arquitetura da malha urbana e de seus monumentos.
A localidade é rica em exemplares de casas datadas dos séculos XV a XVIII, além de solares, pelourinhos, monumentos religiosos, fontanários, cruzeiros e alminhas, que se distribuem desde a principal rua, onde outrora se situaram os principais locais de artes e ofícios, mas também na periferia, onde a atividade oficinal considerada mais poluente ou pesada se situava, como sejam os pisões, moinhos, ferragens, tecelagens e lavagens, entre outras.
A sua localização geográfica, a orografia, o clima e os solos propícios à atividade agrícola e pecuária, as raízes históricas, sobretudo a criação do Concelho com respetivos Forais (Antigos e Novo), favoreceram a que se estabelecessem núcleos e comunidades de cidadãos, específicas nas suas características sociais, culturais e económicas, diferenciadas, mas complementares na vida desses núcleos que variam entre, ainda hoje, a sede de Freguesia e as anexas, a maioria de origem muito recuada.
Cristãos e Judeus coabitaram aqui inicialmente de forma pacífica, havendo notícias e processos da ação da Inquisição.
 

Expo Todo Terreno


 
17 a 19 janeiro | Nave de Exposições do Mercado Municipal

Exposição de Veículos Todo o Terreno
 
 
 
PROGRAMA:
Dia 17 (sexta feira) - Casa Municipal da Cultura
21H30 - Atuação do grupo musical Hi-Fi Energy Music
Dia 18 (sábado) - Nave de Exposições do Mercado Municipal
14H00 - Abertura da exposiçãoooo
15H00 - Atuação de CARLOS FIAL (a solo)
Dia 19 (domingo) - Nave de Exposições do Mercado Municipal
08H00 - Passeio TT (Organizado pelos Amigos do Santo Amaro)
14H00 - Abertura da Exposição
17H00 - Desfile de Moda Motard (Goya Moto)
 
Data Início:
17-01-2014
Data de Fim:
19-01-2014
Local Evento:
Nave de Exposições do Mercado Municipal
 

Na Rota das Aldeias de Montanha

Na Rota das Aldeias de MontanhaEstá em fase de implementação a rede de percursos pedestres das Aldeias de Montanha, agora constituída por 14 rotas, com cerca de 100 km.
A rede dos Caminhos de Montanha abrange o território das Aldeias de Montanha e contempla um total de 14 percursos pedestres: Rota da Ribeira do Piódão (Vide); Rota da Ribeira de Loriga (Loriga, Vide e Cabeça); Rota dos Socalcos (Cabeça); Rota da Eira e Rota da Garganta de Loriga (Loriga); Rota da Missa (Teixeira); Rota das Canadas (Alvoco da Serra); Rota do Volfrâmio (Sazes da Beira); Rota das Minas do Círio (Valezim); Rota da Caniça (Lapa dos Dinheiros); Rota do Vale do Rossim; Rota da Fervença (Sabugueiro); Rota da Ribeira de Alvoco (Alvoco da Serra - Vide); e Rota da Pastorícia (Alvoco da Serra - Torre).
Este conjunto de rotas foi previamente estabelecido e amplamente discutido com as comunidades locais e foram identificadas 12 rotas, encontrando-se de momento em fase de sinalização. O trabalho está a ser desenvolvido pelo Município de Seia, através do CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela. Até ao momento estão em condições de se realizar, em ambos os sentidos, cinco rotas:

Rota da Garganta de Loriga
Percurso linear
Início/Término: Salgadeiras/EN338, km 27
Início/Término: Carreira (Loriga)
Extensão: 8770 mt
Grau de dificuldade: Difícil
Recomendação: Realização do percurso no sentido descendente
Atenção: Nas zonas mais elevadas o tempo pode mudar rapidamente, leve agasalho impermeável e calçado apropriado.
Mapa para download

Rota das Minas do Círio (Valezim)
Percurso circular
Início/Término: Piscina de Valezim, junto à EN231
Extensão: 7105 mt
Grau de dificuldade: Médio
Recomendação: Realização do percurso no sentido do ponteiro do relógio
Mapa para download

Rota da Eira (Loriga)
Percurso circular
Início/Término: Carreira (Loriga)
Extensão: 2870 mt
Grau de dificuldade: Fácil
Recomendação: Realização do percurso no sentido do ponteiro do relógio
Mapa para download
Rota da Ribeira de Loriga (Loriga - Vide)
Percurso linear
Início/Término: Carreira (Loriga) / centro de Vide
Extensão: 18350 mt
Grau de dificuldade: Difícil
Recomendação: Realização do percurso no sentido descendente
Atenção: Nas levadas tenha especial cuidado nos troços de maior altitude e mais estreitos
Mapa para download

Rota dos Socalcos (Cabeça)
Percurso linear
Início/Término: junto à Igreja (Cabeça)
Extensão: 2830 mt
Grau de dificuldade: Fácil
Recomendação: Realização do percurso no sentido do ponteiro do relógio
Mapa para download

Ler mais: http://www.cm-seia.pt/index.php/noticias/item/532-caminhos-de-montanha-em-implementacao

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Centro de Biotecnologia de Plantas nasce no Fundão


O parque agroindustrial de Soalheira, Fundão, vai receber o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, no âmbito de um protocolo hoje celebrado entre o Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Universidade da Beira Interior (UBI).


O IPCB e a UBI assinaram hoje dois protocolos de cooperação que envolvem a Escola Superior Agrária de Castelo Branco e a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

Os documentos assinados pelo presidente do IPCB, Carlos Maia, e pelo reitor da UBI, António Fidalgo, incluem as áreas da biologia da reprodução animal e da biotecnologia de plantas.

Carlos Maia referiu que no âmbito do protocolo da biotecnologia de plantas será criado um novo centro (Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior), "que engloba também a Câmara Municipal do Fundão".

"O centro vai ficar no parque agroindustrial de Soalheira (Fundão)", disse.
O presidente do IPCB explicou ainda que, neste momento, "estão a lançar-se concursos para adaptar alguns edifícios e para aquisição de equipamentos. Tudo isto foi submetido a uma candidatura e aguarda-se que seja aprovada".

Ler mais: http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3619795&page=-1

Feira de Saldos realiza-se em Pinhel

 No próximo fim de semana, dias 10, 11 e 12 de janeiro, Pinhel vai acolher uma Feira de Saldos.Em destaque vão estar peças de vestuário, calçado e acessórios de moda, assim como uma grande variedade de artigos para o lar… tudo isto a preço de saldos.
Horário:
Sexta-feira: das 17.00h às 23.00h
Sábado: das 10.30h às 23.00h
Domingo: das 10.30h às 20.00h
Entrada:
1€
Apoio:
Município de Pinhel / Falcão EM


in http://www.cm-pinhel.pt/noticiaspublicacoes/noticias/Paginas/feira-de-outlet-2014.aspx

Plantação na Mata do Desterro

plantacaoNo próximo dia 18 de Janeiro, o CISE irá realizar uma acção de plantação na Mata do Desterro. Esta actividade dará continuidade ao projecto de recuperação ambiental da Mata do Desterro, associando-se, este ano, ao programa Floresta Comum.

O CISE convida todos os interessados em dar o seu contributo para a recuperação da floresta autóctone na região, e da Mata do Desterro em particular, a participarem nesta acção.
Ponto de encontro: CISE
Hora de saída: 9h00
Recomendações: Calçado confortável, agasalho, impermeável e merenda para o almoço.
- A actividade é gratuita e está limitada a um máximo de 20 participantes.
- O transporte é da responsabilidade dos participantes.
- A realização da actividade está dependente das condições meteorológicas.
Pode fazer a sua inscrição on-line (www.cise.pt), através do endereço de correio eletrónico cise@cise-seia.org.pt ou através do telefone 238 320 300.

O programa Floresta Comum (www.florestacomum.org) tem como objectivo principal fomentar e incentivar a criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológico.

in http://www.cise.pt/pt/index.php/atividades/cursos-e-saidas-tematicas/accao-de-plantacao-mata-do-desterro

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Hotel Rural do Cró vai abrir em junho

Fonte: Jornal A GuardaO novo Hotel Rural do Cró, que está em construção na freguesia de Rapoula do Côa, no concelho do Sabugal, na zona das Caldas do Cró, deve começar a funcionar em junho do corrente ano, disse ao Jornal A Guarda Paulo Martins, presidente do Conselho de Administração da empresa “Natura Empreendimento, SA”, responsável pela concretização do projeto. Paulo Martins explicou que neste momento “a estrutura está feita, as alvenarias estão feitas e as divisórias internas estão todas tratadas”. “Nos primeiros dois meses deste ano, a parte exterior e as caixilharias ficam prontas”, assegurou o responsável, que prevê que a unidade hoteleira possa começar a funcionar no mês de junho. O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, também disse ao Jornal A Guarda que a obra, que é “extremamente importante” para o seu concelho, “está a andar a bom ritmo”. “O Hotel vai ser fundamental para a dinamização do complexo termal do Cró. É uma complementaridade do balneário existente e extremamente importante para aumentar a atratividade das Termas”, disse o autarca. O lançamento da primeira pedra da obra decorreu no dia 15 de dezembro de 2012, no âmbito das Jornadas de Turismo sobre “Recursos, Dinâmicas e Oportunidades” promovidas pela Câmara Municipal do Sabugal. O equipamento hoteleiro é justificado pela necessidade de criar outras valências de apoio ao balneário termal do Cró, já edificado e em funcionamento desde 2011, de forma a garantir maior comodidade aos utentes do balneário. O projeto pretende garantir a rentabilidade do equipamento instalado e complementar os serviços já garantidos pelo balneário. Irá igualmente permitir o desenvolvimento de cuidados prolongados, criando conforto a quem recorre às termas. A nível social e económico o Hotel Rural do Cró quer reforçar a qualidade hoteleira através de uma oferta inovadora no concelho, sendo o primeiro hotel rural da região. O projeto Hotel rural do Cró aparece aliado ao projeto de requalificação dos serviços oferecidos pela estância termal, com o desenvolvimento da área clínica e ginásio. O Hotel Rural do Cró foi previsto, numa fase inicial, a pensar na recuperação do edifício inicial, em ruínas. No entanto, pelo facto das ruínas se situarem em leito de cheia da Ribeira do Cró, não foi possível avançar com este objetivo. O Hotel está a ser edificado a Sul do balneário, atendendo à proximidade ao balneário, à rede viária e infraestruturas de eletricidade, telecomunicações, água e gás. O Hotel é um projeto de categoria 4 estrelas, e, envolve a construção de um edifício de 5 pisos, 1 abaixo da cota da soleira e os restantes 4, acima. Possui 30 unidades de alojamento, composto por 24 quartos duplos, 2 quartos duplos superiores e 4 suítes. A ocupação máxima do Hotel é de 60 pessoas.


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Sorteio das faturas com número de contribuinte: veja como vai funcionar

Em 2014, a inserção do número de contribuinte na fatura permitirá a qualquer consumidor final habilitar-se a ganhar um carro por semana. O sorteio será feito pela administração fiscal, sendo elegíveis todas as compras e não apenas as faturas dos restaurantes, oficinas e salões de beleza. Saiba como vai funcionar.
Leia também Sorteio: faturas vão começar a dar carros já em março
Quem pode habilitar-se ao sorteio?Todos os consumidores finais (ou seja contribuintes particulares), desde que peçam para que o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) seja inserido na fatura quando esta está a ser emitida. Se o NIF indicado corresponder ao de uma empresa, não será considerada a fatura.
Que faturas são aceites?Todas. Ou seja, os sorteios que o fisco vai começar a fazer este ano vão premiar os consumidores que peçam fatura com NIF quando fazem qualquer compra, seja na papelaria, no talho, no supermercado, numa loja de roupa, num restaurante ou numa bomba de gasolina por exemplo.
E o benefício fiscal do IRS vai manter-se?Sim. Tal como já aconteceu em 2013, continuará a ser possível abater ao IRS 15% do IVA de todas as faturas de contas de restaurantes, oficinas de carros e de motos e de salões de beleza (incluindo tratamentos de unhas, cabelos, pele, etc...). Além disso, estas faturas vão também ser numeradas de forma a entrarem no sorteio que a administração fiscal vai colocar no terreno em 2014.
Quando começa o sorteio?Este sorteio está previsto numa autorização legislativa que consta do Orçamento do Estado para 2014, pelo que, para se tornar efetivo, terá ainda de ser regulamentado. Aquela está já a ser preparada, pretendendo-se que o primeiro sorteio ocorra até ao final de março, abrangendo as faturas emitidas durante a primeira semana de janeiro.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO308994.html