terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

AÇÃO “MULHERES DE PALAVRAS – PALAVRAS DE MULHERES” NO SABUGAL – 8 DE MARÇO DE 2013

AÇÃO “MULHERES DE PALAVRAS – PALAVRAS DE MULHERES”
No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, o Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) no Sabugal e a Câmara Municipal de Sabugal acolhem a ação “Mulheres de palavras – palavras de Mulheres”, desenvolvida pela Dra. Isabel Ventura e pela Dra. Natividade Monteiro, investigadoras do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta (UAb). O colóquio realiza-se no dia 8 de Março de 2013, pelas 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sabugal. A entrada é gratuita e a inscrição obrigatória.

Considerando que foi através da escrita que as mulheres se apropriaram das palavras e fizeram ouvir a sua voz, rompendo o silêncio e a invisibilidade a que tinham sido votadas, e deram início ao processo de libertação das peias seculares que as amarravam a uma condição de tuteladas e marginalizadas, o encontro pretende evocar alguns momentos do percurso da emancipação feminina em Portugal e resgatar a memória de algumas das suas protagonistas, num período temporal que medeia entre o século XVII e o século XX.

Destinada a todos os interessados da comunidade local, este evento vai procurar divulgar as origens e afirmação do movimento feminista da 1ª vaga em Portugal, com destaque para as mulheres feministas e republicanas. Pretende também informar sobre as circunstâncias em que as mulheres conquistaram um espaço na imprensa portuguesa, nas décadas de 60 e 70, e quais as principais dificuldades e desafios que se colocaram às primeiras repórteres portuguesas.
Mais informações:
CLA da UAb no Sabugal | cla_sabu@uab.pt This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | 271 752 230 | 915 676 356
CARTAZ
Visualizar [ Clique aqui ]
FICHA DE INSCRIÇÃO
Visualizar [ Clique aqui ]
 
No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, o

Sem comentários:

Enviar um comentário