segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Funcionários públicos baralhados com salário de fevereiro

Os funcionários públicos já receberam os salários de fevereiro e, tal como sucedeu com os pensionistas, também aqui há queixas sobre a falta de informação relativa aos descontos, e manifestações de surpresa sobre o valor descontado. É que, os trabalhadores da função pública estão este mês a fazer a retenção na fonte pelas tabelas de 2013 e a sofrer o acerto do imposto que não foi pago no início do ano, pelo que o salário líquido está agora mais magro.

A aplicação das taxas de retenção na fonte do IRS em 2013, somadas à sobretaxa de 3,5% e ao acerto retroativo a janeiro está a fazer com que os funcionários públicos com um salário de 1500 euros brutos tenham recebido este mês somente 1062 euros. Um valor mais baixo do que os 1102 euros auferidos em dezembro e ainda mais longe dos 1170 euros de janeiro.

A subida registada entre dezembro de 2012 e o primeiro de 2013 explica-se pela entrada em campo do primeiro duodécimo do subsídio de férias, efeito que se “esfumou” em fevereiro por causa do IRS.
Todas as novas parcelas de descontos e o fracionamento do subsídio de Natal em prestações mensais está a fazer com que muitos funcionários públicos não percebem os valor que receberam este mês.

Ler mais em: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO104198.html

Sem comentários:

Enviar um comentário