segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Linha cautelar sim, segundo resgate talvez

Analistas ouvidos pelo Económico consideram inevitável um programa cautelar para Portugal, mas não descartam novo resgate. 
  
Se a crise política de Julho, com os pedidos de demissões de Vítor Gaspar e Paulo Portas, dificultou o acesso aos mercados no próximo ano, o chumbo do Tribunal Constitucional colocou Portugal a caminho do segundo resgate financeiro, argumentam os analistas consultados pelo Económico, que acreditam que de uma linha cautelar, pelo menos, Lisboa dificilmente escapará.

"Segundo resgate? Talvez, mas não considero que seja o cenário central. Portugal pode e deve sair do actual plano de resgate para uma linha de crédito cautelar. Para o efeito deve reduzir a despesa pública de acordo com o memorando", declara Pedro Pintassilgo, da F&C Investments.

Do Commerzbank, o analista David Schnautz diz que o cerco a Portugal está a apertar-se, colocando o país na rota de uma segundo apoio internacional. "Portugal precisará pelo menos de uma linha cautelar", assegura o responsável. A opinião é partilhada por Albino Oliveira, da FINCOR: "É muito provável um segundo resgate. Contudo, permanecem significativas dúvidas se o país precisará apenas de ser apoiado por uma linha de crédito ou de fundos adicionais cedidos pelo ESM-European Stability Mechanism".

Ler mais: http://economico.sapo.pt/noticias/linha-cautelar-sim-segundo-resgate-talvez_177695.html

Sem comentários:

Enviar um comentário