terça-feira, 24 de setembro de 2013

Seminário Internacional – Plano Local de Promoção da Acessibilidade da Guarda

Seminário Internacional – Plano Local de Promoção da Acessibilidade da Guarda


A Câmara Municipal da Guarda promove no dia 25 de setembro, às 14h30, na sala António de Almeida Santos, o Seminário Internacional de Encerramento do Plano Local de Promoção da Acessibilidade da Guarda – RAMPA. Este Seminário contará com a presença de representantes de casos de estudo de referência, apresentando as suas experiências no desenvolvimento de programas similares. Através desta atividade os participantes ficarão com uma nova perspetiva da acessibilidade e sua implementação no espaço público e edificado, tendo em conta o conhecimento adquirido através da experiência de técnicos internacionais.

A Autarquia promove também uma Ação de Sensibilização/Informação Escolar nos agrupamentos de escolas da Cidade. Através desta iniciativa pretende-se incutir nas camadas mais jovens uma nova cultura de mobilidade, designadamente na atenção e reconhecimento de pessoas de mobilidade reduzida. Conhecer os espaços, aprender a viver com e na diferença, entender as cidades para todos. Estas ações em ambiente escolar, com componente prática e pedagógica pretendem ser o embrião na formação de novas gerações mais inclusivas e, consequentemente, mais participativas.
Dado o importante papel das escolas e dos jovens, na instrução e na captação de conceitos e práticas social, ética e legalmente exigidas (DL 163 de 8 de Agosto), pretende-se incrementar através de um caráter itinerante (o máximo de ações experimentais), a sua implementação e dinamização, através de:
- Construção física de módulos que individualizados ou acoplados simulem situações reais de uma cidade; - Demonstração e experienciação; - Apoio técnico ao nível da delimitação do espaço e disposição dos módulos bem como sua montagem, desmontagem, acondicionamento; - Conceção do Programa Demonstrativo (percursos) de situações reais de mobilidade reduzida a experienciar.
10h00 às 11h15 - Agrupamento de Escolas da Sé11h30 às 12h30 – Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque

Consulte aqui mais informações
in http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idseccao=625&id=2557&action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário