domingo, 19 de agosto de 2012

Como pode o chocolate ajudar na luta contra a demência?

De acordo com o estudo realizado pela Universidade de L’Aquila, na Itália, o consumo diário de cacau pode melhorar a memória e o raciocínio de idosos que possuem comprometimento cognitivo. A pesquisa sugere que o efeito benéfico se deve à presença de flavonóides (composto químico, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, associado a um menor risco de demência). Pode ser encontrado em vários alimentos, incluindo produtos que contenham maior percentagem de cacau, como o chocolate amargo.
Para o estudo foram seleccionadas 90 pessoas com idade igual ou superior aos 70 anos que sofressem de transtorno cognitivo leve. Os participantes foram divididos em três grupos de 30 e, durante oito semanas, consumiram diariamente quantidades altas, médias ou baixas de uma bebida com cacau.
Esta dieta foi restrita à ingestão de outras fontes flavonóides (alimentos e bebidas que não fossem à base de cacau, tal como frutas vermelhas, chás e vinhos tintos). As funções cognitivas dos pacientes foram avaliadas por testes de factores, incluindo memória de trabalho e velocidade de processamento.

Ler mais em: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=57128

Sem comentários:

Enviar um comentário