quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Aluno de Medicina premiado no concurso Jovem Cientista

Mais de uma centena de concorrentes integraram o leque de jovens cientistas participantes no concurso promovido pela European Patent Office. O primeiro prémio acabou por ser conquistado por um aluno de medicina da UBI.

Armindo Fernandes, (à direita na foto), foi um dos vencedores do concurso
 
Armindo Picão Fernandes, aluno do primeiro ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde ganhou um prémio atribuído pelo European Patent Office, na 24.ª Final Europeia para Jovens Cientistas, uma iniciativa da União Europeia, este ano organizada em Bratislava (Eslováquia) entre 21 e 26 de Setembro.
Armindo Fernandes integrou a equipa da Escola Secundária de Arouca constituída por Mariana Santos e Ricardo Fernandes que disputou a final europeia com mais de uma centena de concorrentes de outros países europeus, agrupados em 79 projetos, no maior certame europeu de ciência para estudantes do Ensino Secundário.
Os três ganharam uma viagem de cinco dias a Munique, na Alemanha, para visitarem a sede do European Patent Office. A participação no certame foi conseguida depois de, em Maio, terem obtido o primeiro prémio no 20.º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, organizado pela Fundação da Juventude.
O projeto Flies on the Phone estudou os efeitos da radiação dos telemóveis na fertilidade do macho da mosca-do-vinagre (Drosophila melanogaster). Os jovens cientistas concluíram que a menor capacidade reprodutiva dos machos submetidos à radiação dos telefones não se devia à quantidade ou à qualidade dos espermatozóides, mas sim a uma alteração provocada na forma das asas dos machos.

in http://www.urbi.ubi.pt/pag/10570

Sem comentários:

Enviar um comentário