terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mapa de dívidas das famílias já está online

Para ter acesso ao seu historial de crédito já não precisa de sair de casa. O Banco de Portugal disponibiliza, desde ontem, a cada particular a possibilidade de consultar o mapa individual de responsabilidades de crédito através do seu site. Uma funcionalidade que, até agora, apenas estava disponível através de uma requisição por escrito ou presencial, nas delegações do Banco de Portugal.


É conhecida como "cadastro" ou a "lista negra" do Banco de Portugal mas, na realidade, trata-se de uma base de dados na qual constam todas as famílias e empresas que tenham créditos, estejam esses em dia ou em incumprimento. Ou seja, na prática nada tem a ver com uma lista negra.
Esta é a base de dados que as instituições financeiras utilizam quando um cliente solicita um crédito. Através da informação financeira que consta no mapa de responsabilidades de crédito, os bancos avaliam a taxa de esforço e verificam também se o cliente tem os seus compromissos financeiros com a banca em dia.
A partir de agora tanto empresas como particulares podem consultar o seu mapa de créditos através da internet. Para isso, basta aceder ao site do Banco de Portugal (www.bportugal.pt) e clicar no Mapa de Responsabilidades de Crédito.
Depois de aceitar as condições e de carregar para obter o mapa, é pedida uma autenticação. Esta poderá ser feita de duas formas: através do cartão do cidadão e respetivo código de segurança ou através das credenciais de acesso ao portal das finanças.
Depois de validade a autenticação, é gerado o mapa com toda a informação de crédito. Esta informação está dividida por instituição financeira e tipo de crédito. Ou seja, mesmo que tenha um cartão de crédito que não utiliza, este aparece no mapa de responsabilidades. Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, explica que o objetivo deste novo serviço, a par de outros que foram lançados é "facilitar o relacionamento entre o banco e o público em geral, as empresas e os particulares".

in Dinheiro Vivo

1 comentário: