terça-feira, 30 de outubro de 2012

Covilhã capital da nuvem tecnológica


     
Fonte: Sérgio Lemos O futuro chama-se ‘nuvem’, e a Portugal Telecom (PT) investiu 90 milhões de euros para transformar a cidade da Covilhã no pólo tecnológico de armazenamento de dados mais avançado da Europa.

Num futuro não muito longínquo, a informação será toda desmaterializada. Os jogos das consolas e os filmes deixarão de ser vendidos em CD, e os chamados ‘discos rígidos’ serão coisas do passado. O futuro chama-se ‘nuvem’, e a Portugal Telecom (PT) investiu 90 milhões de euros para transformar a cidade da Covilhã no pólo tecnológico de armazenamento de dados mais avançado da Europa.Os responsáveis da PT estão convictos de que «vai haver falta de capacidade de armazenamento de dados na Europa e que Portugal pode colocar-se na dianteira de um negócio que promete captar milhões de clientes nos próximos anos». Para dar a conhecer as potencialidades das empresas e da gestão nacional no domínio das tecnologias, a PT promoveu o ‘Tech Day’. Uma montra de soluções tecnológicas ‘made in Portugal’ apresentadas a um conjunto de investidores institucionais de todo o Mundo, que têm a seu cargo uma carteira de investimentos superior a um bilião de dólares. Ontem, durante a abertura do ‘Tech Day’ no Pavilhão Atlântico, o presidente executivo da PT apontou a ‘nuvem’ como um objetivo estratégico da empresa. Para dar o salto tecnológico necessário , Zeinal Bava anunciou que a PT vai passar a disponibilizar 16 gigabytes (GB) de armazenamento na ‘nuvem’. Uma oferta que está a ser testada e estará disponível a partir de dia 10 de Dezembro. «Vamos disponibilizar 16 GB» de espaço na ‘nuvem’ disse Bava, acrescentando, «não é preciso ser-se cliente da PT. Isto vai posicionar a nossa marca de forma única neste mercado». O serviço será gratuito. A oferta tem como suporte a infra-estrutura de armazenamento de dados da PT, que está a ser reforçada na Covilhã, onde irá consolidar grande parte do armazenamento de dados feito pela operadora. O centro estará em funcionamento no final de 2012 e a trabalhar em pleno no início de 2013. O investimento foi de 90 milhões de euros.

ANALISTAS DESTACAM INOVAÇÃO
Analistas presentes no ‘Tech Day’ elogiaram a capacidade de inovação da PT, alegando que esta se destaca em relação às congéneres europeias. Keval Patel, diretor para a área das telecomunicações da CITI, considerou que a «PT apresenta uma nova etapa de evolução da empresa na ‘nuvem’». Para este analista, o encontro permite «aprender como uma empresa de telecomunicações tradicional é capaz de fazer melhor".

INCUBADORAS VIGIADAS 24 HORAS
O BabyCare é um dos projetos tecnológicos que estão em exibição no Pavilhão Atlântico. Este sistema pioneiro a nível mundial permite aos pais dos bebés prematuros, ou que necessitem de cuidados especiais, internados em unidades hospitalares, vigiar os seus filhos 24 horas por dia a partir de um computador ligado à internet. Este projeto já se encontra disponível nas maternidades Alfredo da Costa, Júlio Dinis , de Bragança e no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.

Sem comentários:

Enviar um comentário