sábado, 3 de novembro de 2012

IEFP: número de desempregados a emigrar dispara 45%

O número de desempregados que anulou a inscrição nos centros de emprego para emigrar entre janeiro e setembro disparou 45,4% face a igual período do ano passado, de acordo com os registos do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Até setembro, o número de desempregados anulados por emigração subiu para os 24.689, dos 10.962 registados em 2008 (início da crise).

Só em setembro, o número de desempregados que se apresentaram nesta situação disparou 48,9% em termos homólogos, num total de 2.766 pessoas, cita a Lusa.

Os registos do IEFP sugerem assim que a opção pelo estrangeiro está cada vez mais em cima da mesa dos trabalhadores que se encontram numa situação de desemprego.

No entanto, o instituto público lembra que as anulações com base em emigração «são um apuramento realizado pelo IEFP com base numa indicação dos próprios inscritos», pelo que devem ser tidas em consideração as limitações destes dados.

De acordo com os dados mais recentes do Eurostat, o desemprego em Portugal situou-se nos 15,7% em setembro, um recuo de 0,1 pontos percentuais em relação a agosto, enquanto entre os jovens diminuiu 0,6 pontos percentuais para os 35,1%.

A CGTP e a UGT consideram que a única justificação para esta diminuição da taxa de desemprego é a «grande emigração», especialmente entre os jovens.

in http://www.agenciafinanceira.iol.pt/dinheiro/iefp-desempregados-emigracao-emigrantes-agencia-financeira/1389267-3851.html

Sem comentários:

Enviar um comentário