quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Novos fundos comunitários vão privilegiar empresas

As empresas, e especialmente as pequenas e médias empresas (PME), vão ser a prioridade do novo quadro comunitário de apoio para o período 2014-2020, salientou hoje o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
“Pela primeira vez na história dos fundos comunitários, a prioridade será dada às empresas, principalmente PME. Por outras palavras, o novo QREN [Quadro de Referência Estratégica Nacional] será dedicado à criação de riqueza e de emprego sustentável”, afirmou Passos Coelho numa conferência em Lisboa sobre o Quadro Estratégico Europeu 2014-2020.
Horas antes o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, já tinha avançado que o Governo pretende destinar às empresas “mais de 50%” dos fundos do próximo quadro comunitário de apoio, contra apenas um terço hoje.
Destacando a importância dos fundos comunitários para o desenvolvimento da economia portuguesa, o primeiro-ministro considera que “o crescimento sustentável está hoje ao nosso alcance e com ele uma melhor qualidade de vida para todos os portugueses”. E foi mesmo mais longe, acrescentando que “queremos crescer nos próximos anos acima da média dos últimos 12, onde, exceptuando os últimos anos, não faltou investimento, faltou foi investimento com resultados”, assinalou.
O novo Quadro Estratégico Europeu para os próximos sete anos está ainda numa fase decisiva das negociações a nível do Conselho Europeu, nomeadamente no que se refere ao financiamento, mas Passos Coelho acredita que brevemente se chegue a acordo: “Os 27 precisam de chegar a um acordo, a que estou convencido se conseguirá chegar muito proximamente”.
 
Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO090399.html

Sem comentários:

Enviar um comentário