segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Fruticultores vão saber se a fruta está madura a partir do telemóve

ng2387155Uma aplicação para telemóveis, desenvolvida no Parque Tecnológico de Óbidos, vai permitir aos fruticultores saberem quando a fruta está suficientemente madura para ser colhida e evitar um desperdício de cinco por cento em cada lote de frutos para comercialização.

A aplicação, denominada “ultracarpo”, baseia-se na acopulação de “um dispositivo de ultrassons ao telemóvel (smartphone), ligado a uma espécie de pinça que, quando encostada ao fruto, emite informações sobre os níveis de açúcar que permitem identificar com precisão em que fase de maturação se encontra”, explicou à agência Lusa o mentor do projeto, Ricardo Cardoso.

A ideia “surgiu quase de uma conversa de café com um engenheiro agrónomo” e pretende pôr fim “às condicionantes com que os produtores hoje se deparam”, já que, “para avaliar a maturação o fruto tem que ser espetado com uma sonda, um processo sujo, que não dá informações precisas e que conduz ao desperdício”.

(Texto: Agência Lusa) in http://www.asbeiras.pt/2013/02/fruticultores-vao-saber-se-a-fruta-esta-madura-a-partir-do-telemovel/

Sem comentários:

Enviar um comentário