quarta-feira, 10 de abril de 2013

CNE alerta para «dificuldades de alunos e famílias»

O Conselho Nacional de Educação (CNE) recomenda um reforço do apoio social aos estudantes do ensino superior e que as escolas do básico e secundário tenham autonomia para criar planos de recuperação para os seus alunos.

Escolas com alunos carenciados têm resultados acima da média
Quase 3,5 milhões de portugueses têm no máximo o 1º ciclo

No relatório sobre o «Estado da Educação 2012 - Autonomia e Descentralização», o CNE saúda o aumento gradual do número de alunos nas escolas. Tanto no ensino obrigatório como no superior, há cada vez mais estudantes, segundo os dados mais recentes, que remetem para o ano letivo de 2010/2011.

O CNE salienta que os efeitos da crise económica ainda não são visíveis nos dados agora apresentados, que mostram a evolução na década entre 2000/2001 e 2010/2011.

No entanto, o documento já faz referência às «dificuldades de alunos e famílias», à «insegurança vivida pelos professores e técnicos de educação» e à «diminuição dos recursos financeiros».

Por tudo isto, o CNE recomenda que sejam «envidados todos os esforços para manter e, se possível, aumentar os níveis de financiamento afeto à atribuição de bolsas de estudo aos estudantes carenciados» que frequentam o ensino superior.

A salvaguarda da autonomia institucional em tempo de crise é outra das recomendações destinadas ao ensino superior.

Para o ensino básico e secundário, a CNE defende também a autonomia das escolas e a possibilidade de terem currículos diferenciados.

Para combater o insucesso escolar e os atrasos, defende que os alunos, em vez de repetir o ano, passem a ter «apoios» para conseguir superar as dificuldades de aprendizagem.

Ler mais: http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/educacao-escola-ensino-tvi24/1438126-4071.html

Sem comentários:

Enviar um comentário